Connect with us

Geral

Show na Virada SP Campinas homenageia vida e obra de Moraes Moreira

imagem 196

Em 2022, Moraes Moreira completaria 75 anos de vida. Para celebrar essa marca, o filho Davi, herdeiro musical de Moraes, reuniu os músicos que acompanhavam seu pai e criou o show “Moraes Moreira 75 Anos”. É uma das atrações da Virada SP, em Campinas, no sábado, dia 20 de agosto, às 19h30, na Estação Cultura. A apresentação é gratuita e será no palco principal.

 

 

Advertisement

A Virada SP é um programa criado pelo governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em 2007. A gestora da Virada SP é a entidade Amigos da Arte.

 

Em Campinas, a Virada é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o governo do Estado de SP, e desempenha a função de um grande evento de incentivo à arte local.

Advertisement

 

 

Dirigido e liderado no palco por Davi, o show faz um passeio por todas as fases da carreira de Moraes, desde os Novos Baianos, passando pela fase da parceria com Dodô & Osmar e, logicamente, toda a discografia da carreira solo.

Advertisement

 

 

Um repertório que vai de “Preta Pretinha” a “Sintonia”, passando por clássicos carnavalescos como “Chame Gente” e “Chão da Praça”, até composições de Moraes que fizeram sucesso nas vozes de outros intérpretes, como “Festa do Interior” lançada por Gal Costa. Davi receberá no palco como convidada especial a cantora Larissa Luz, dona de uma das vozes mais importantes da música contemporânea no Brasil, que interpretará quatro canções de Moraes.

Advertisement

 

 

A programação completa da Virada SP Campinas está no http://viradasp.com/campinas/.

Advertisement

 

 

Sobre Moraes Moreira

Advertisement

 

É impossível contar a história da música popular brasileira sem dedicar grande capítulo ao nome do baiano Moraes Moreira (1947-2020). Por isso, projetos que mergulham na vida e obra do artista, na verdade, promovem uma verdadeira incursão nas expressões musicais do país. Grandes referências da cultura nacional, as canções de Moraes narram e exaltam a diversidade musical do Brasil. Sua obra não tem nenhuma fronteira, misturando ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e, até mesmo, música erudita. Instrumentista, cantor e compositor, Moraes Moreira foi o primeiro cantor de trio elétrico. Sendo assim, esteve totalmente implicado na criação de Dodô e Osmar, em meados de 1970.

 

Advertisement

Moraes Moreira gravou 38 álbuns, incluídas aí as criações com os Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar, carreira solo e parcerias com o guitarrista Pepeu Gomes. Ao lado de Armandinho, é o responsável pela composição de Chame Gente, maior clássico do carnaval baiano. O próprio Moraes fala sobre sua vasta e inesquecível obra: “Minhas canções resistiram a tudo e a todos, dando mostras de que vieram para ficar. Passada a euforia dos sucessos imediatos, elas ressurgem gloriosas, no gogó dos foliões, inteiras e renovadas pela juventude”. No mês de abril de 2020, o Brasil perdeu a presença física de Moraes Moreira, que tinha 72 anos e morava no Rio de Janeiro, mas a sua influência nos rumos da música popular brasileira durará para sempre.

 

 

Advertisement

Serviço

 

“Moraes Moreira 75 Anos” por Davi Moraes com participação especial de Larissa Luz – Virada SP Campinas 2022

Advertisement

 

Data: sábado, dia 20 de agosto8

 

Advertisement

Horário: 19h30

 

Local: Palco principal na Estação Cultura

Advertisement

 

Endereço: Praça Marechal Floriano s/n, Centro.

 

Advertisement

Entrada gratuita

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare