Connect with us

Indaiatuba

Show de aniversário da cidade reuniu 20 mil pessoas no Parque Ecológico

imagem 64

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

O prefeito Nilson Gaspar inaugurou a urbanização do trecho final do Parque Ecológico na noite de domingo (08) com um público aproximado de 20 mil pessoas. O evento contou com show da dupla Edson & Hudson, mas quem chegou cedo também aproveitou as apresentações de Mauricio e Mauri e Keké Oliveira e se divertiu com as palhaçadas do Koringa. A programação do aniversário de 189 anos de Indaiatuba começou na manhã de sábado (07), com sessão solene, e se estendeu até esta segunda-feira (09), com a inauguração da reforma do prédio do Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental de Indaiatuba), que foi todo remodelado.

Para o prefeito, a conclusão do Parque Ecológico é um presente a todos os indaiatubanos, de berço e de coração, que ajudam a fazer a história de nossa cidade. “São aproximadamente 20 quilômetros linerares de parque considerando as duas marginais, com muitos espaços de lazer gratuitos a disposição de nossos munícipes. Esse parque realmente é um presente para a cidade e para todos nós que vivemos aqui. Esse trecho que estamos inaugurando agora, completa o maior e mais completo espaço de lazer do nosso município”, ressaltou Gaspar.

Advertisement

O deputado Rogério Nogueira lembrou que o trabalho de urbanização do Parque foi intensificado a partir de 97, desde o ponto próximo ao colégio Objetivo até o Jardim Paulistano. “A administração municipal está de parabéns por dar continuidade a esse projeto maravilhoso de lazer que é um presente para a cidade”, completou.

Entre outras autoridades locais, também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, Hélio Ribeiro, os vereadores Silene Silvana Carvalini; Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha; Jorge Luis Lepinsk, o Pepo; Célio Massao Kanesaki; Arthur Machado Spíndola; Adeilson Pereira da Silva, o Figura; João de Souza Neto, o Januba; e Luiz Carlos Chiaparine.

Final do Parque

Advertisement

O espaço de lazer projetado no trecho final do Parque Ecológico recebeu o nome de “Antônio Bicudo de Almeida”. Com esse trecho o prefeito Nilson Gaspar conclui a urbanização do mais importante parque urbano do município. A urbanização do espaço de lazer projetado pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake foi iniciada em 1992 e intensificada a partir de 1997, quando o atual prefeito comandava a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

O trecho final do Parque Ecológico está localizado na rua Martinho Lutero, entre o Jardim Morada do Sol e o Jardim Paulistano e abrange cerca de 1,5 quilômetro linear. Todas as atrações do Parque estão instaladas no entorno de três lagos, entre elas um campo de futebol oficial com vestiários, uma quadra poliesportiva, meia quadra de basquete em dois locais, playground, pista de caminhada e cerca de 3,4 quilômetros de ciclovia. O estacionamento foi projetado para ser convertido em um espaço para eventos, como vai acontecer no show de inauguração.

A mina de água foi protegida e foram realizados plantios de árvores no local, além de um projeto de paisagismo. O espaço terá, ainda, uma casa de zeladoria para garantir a manutenção do campo de futebol e dos vestiários.

Advertisement

Os trabalhos foram iniciados no final de 2018 com as Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e de Obras e Vias Públicas, em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) que participou da readequação topográfica e da formação dos lagos.

Sessão solene

A sessão solene em comemoração ao aniversário da cidade foi realizada na manhã do dia 07 de dezembro, no Auditório do Paço Municipal. Na ocasião, o prefeito Nilson Gaspar fez a entrega da Medalha João Tibiriçá Piratininga e do título de Funcionário Padrão da Prefeitura, autarquias e fundações.

Advertisement

A medalha João Tibiriçá Piratininga, a maior comenda da municipalidade, foi entregue ao fundador e presidente da Comunidade Terapêutica Farol, Elton Lopes de Oliveira. A indicação do homenageado foi feita pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e aprovada pelo Executivo Municipal. A Comunidade Farol funciona como alojamento para os moradores de rua do município e atende homens e mulheres. Os trabalhos são desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, com a proposta de resgatar a integridade do ser humano e oferecer a oportunidade de reintegrá-lo à sociedade.

Elton agradeceu a homenagem e falou de sua satisfação em receber a honraria e de seu orgulho em desenvolver o trabalho social que o Farol desenvolve hoje, no município. “Sempre procurei a fazer alguma coisa que pudesse ajudar nossos irmãos menos favorecidos e com esse trabalho sei que estou dando a minha contribuição para Indaiatuba”, resumiu.

A medalha João Tibiriçá Piratininga é entregue desde 1984, quando entrou em vigor a Lei nº 2.086. O objetivo é homenagear cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao município de Indaiatuba.

Advertisement

O título de Funcionário Padrão do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) deste ano vai para a assistente administrativa Akemi Miyabayashi, 36, que trabalha no departamento de Leitura da autarquia. Ela ingressou no Saae em 2003 e nos 16 anos de carreira prestou serviços como assistente administrativa em vários departamentos como Atendimento, Contabilidade e de Leitura, onde está há 10 anos.

O prefeito agradeceu o empenho dos funcionários homenageados e estendeu o agradecimento a todos os servidores que, com seu trabalho, contribuem para fazer de Indaiatuba uma das melhores cidades para se viver do País. “Sou muito grato a todos os servidores que me ajudam a administrar essa cidade e a oferecer um serviço público de qualidade à população”, completou.

Também agradeceu a parceria com a Comunidade Farol, que ajuda a Prefeitura no acolhimento e reintegração à sociedade de moradores de rua no município. “Você, Elton, e todos os nossos parceiros nos projetos sociais fazem a diferença para nossa cidade”, concluiu.

Advertisement

Derefim

Nesta segunda-feira (09), dia em Indaiatuba completa 189 anos, o prefeito fez a entrega oficial do prédio do Derefim, que passou por uma reforma geral com readequação dos espaços internos. A proposta é oferecer mais conforto e comodidade aos pacientes que utilizam o serviço de saúde.

O Derefim é um serviço ligado à Secretaria de Saúde voltado ao tratamento nas áreas de reabilitação física, auditiva e intelectual. Além da realização de serviços e abertura de processos para órteses e próteses, o local também oferece consultas nas especialidades de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia, serviço social e visitas domiciliares. São oferecidos, mensalmente, cerca de 6 mil atendimentos.

Advertisement

O endereço do serviço é avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 6271, no Jardim Morada do Sol.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare