Connect with us

Geral

Setransp / Emdec retomam a “Operação Lagoa” neste domingo, Dia dos Pais

imagem 27

A Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) retomam neste domingo, 8 de agosto, Dia dos Pais, a “Operação Lagoa”. A operação consiste na abertura da pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral e da Praça Arautos da Paz, para atividades esportivas e recreativas. A “Operação Lagoa” é realizada no período das 7h até as 13h. 

 

 

Advertisement

 

O fechamento do entorno da Lagoa, aos domingos e feriados, para os veículos começou no início da década de 90. A operação foi suspensa em meados de março do ano passado (2020), em consonância com as ações para conter a disseminação da pandemia do coronavírus (Covid-19). 

 

Advertisement

 

 

“Os indicadores de controle do avanço da pandemia, a cada dia, estão mais positivos. Temos uma situação mais favorável, que proporciona a retomada, gradual, das atividades. Mas com a consciência de que os espaços públicos sejam utilizados respeitando as normas de segurança sanitária, para evitar uma nova onda de intensificação dos casos. A reabertura do espaço ocorre em uma data especial, depois de quase um ano e cinco meses”, afirma o secretário de Transportes, Vinicius Riverete. 

Advertisement

 

 

Operação Lagoa 

Advertisement

 

A “Operação Lagoa” ocorre aos domingos e feriados, das 7h até as 13h. A pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado fica aberta ao público para atividades esportivas ou recreativas, de forma individual, em família, amigos, ou pequenos grupos. Consequentemente, a via fica fechada ao tráfego. 

 

Advertisement

 

Para a realização da operação, as ações da Setransp / Emdec começam na madrugada, para garantir a segurança dos frequentadores do espaço de lazer. As ações envolvem três turnos de trabalho de agentes da Mobilidade Urbana. São entre 12 e 15 agentes diretamente ligados à operação. 

 

Advertisement

 

Logo na madrugada, por volta das 2h, dois agentes da Emdec distribuem os elementos de sinalização, como cavaletes e cones, em locais próximos aos pontos de bloqueio. A mesma equipe também realiza reserva de vagas. 

 

Advertisement

 

Por volta das 6h, já com outro turno de agentes em ação, são executados os bloqueios da pista interna da Heitor Penteado, no entorno da Lagoa e, também, no trecho da Rua Vital Brasil, em frente à Praça Arautos da Paz. 

 

Advertisement

 

Durante a abertura do espaço para o lazer, agentes ficam posicionados no Portão 1 da Lagoa, na região do antigo Kartódromo e na Almeida Garret. Além disso, agentes monitoram as principais vias da região; o orientam os usuários do transporte público coletivo municipal. 

 

Advertisement

 

Duas linhas de ônibus atendem as imediações da Lagoa e são impactadas pela operação, com desvio de percurso: a 3.45 – Jardim Carlos Lourenço / Cidade Judiciária e a 3.48 – Vila Marieta / Cidade Judiciária. 

 

Advertisement

 

Por volta das 13h, uma terceira turma de agentes participa do processo. A equipe orienta os usuários a liberarem a via e, depois, retiram a sinalização, liberando o tráfego de veículos.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare