Connect with us

Geral

Setransp/Emdec iniciam obras de revitalização do Terminal Padre Anchieta

imagem 21

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam o Terminal Padre Anchieta, no distrito de Nova Aparecida, já usufruem das primeiras melhorias de infraestrutura realizadas pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Trata-se do segundo terminal contemplado pelo projeto de zeladoria e conservação, lançado neste ano.  

 

 

Advertisement

A revitalização do espaço foi iniciada em julho e já contemplou a pintura externa da ala administrativa e substituição das luminárias externas da cabine de controle. Nos sanitários, houve revisão das instalações elétricas, substituição de lâmpadas e pintura das portas e tetos. Na área externa ao terminal, houve revitalização da pintura da fachada e dos gradis. Toda a iluminação do terminal foi reforçada com lâmpadas do tipo LED, que emitem mais luz, têm maior vida útil e utilizam menos energia elétrica.  

 

 

Advertisement

No bicicletário, houve substituição do alambrado por gradis de segurança e os paraciclos receberam nova pintura. Junto às plataformas, foi executada demarcação de segurança das áreas reservadas aos extintores de incêndio.  

 

 

Advertisement

“São passos iniciais que já melhoram, significativamente, a qualidade do serviço prestado à população, ampliando a segurança e o conforto dos usuários do transporte público coletivo. Transformar a vida de quem depende do transporte público para seus deslocamentos é um dos nossos propósitos”, destaca o secretário de Transportes, Vinicius Riverete. 

 

 

Advertisement

O presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, detalha que a recuperação dos terminais urbanos é uma das prioridades da gestão e contemplará todos os terminais, gradativamente. “Os próximos a serem revitalizados são os terminais Central, Itajaí e Vida Nova. As melhorias contemplam sinalização viária, manutenção predial e comunicação visual. Além disso, reforçaremos a integração entre o transporte coletivo e as bicicletas, realizando adequações nas ciclovias localizadas no entorno dos terminais e nos bicicletários”, explica. Nesse contexto, a ciclovia próxima ao Terminal Padre Anchieta será interligada ao bicicletário existente no local. 

 

 

Advertisement

As próximas etapas da reforma do Terminal Padre Anchieta incluem melhorias nas condições de acesso (revisão das rampas existentes, calçadas e travessias), novo paisagismo e revitalização dos pontos de parada localizados no entorno. Tomadas serão instaladas nas plataformas para que os usuários possam recarregar os aparelhos celulares durante a espera pelo ônibus.  

 

 

Advertisement

A comunicação visual será reforçada, por meio da instalação de novas placas de identificação das linhas nas plataformas, nos banheiros e nas bilheterias. Um mapa de arredores indicará os principais pontos de interesse da região. Ao final da reforma predial, o Terminal Padre Anchieta receberá reforço da sinalização horizontal (solo) na área interna e nos arredores.  

 

 

Advertisement

Os serviços são executados pelas equipes de manutenção da Emdec, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Departamento de Parque e Jardins e Subprefeitura de Nova Aparecida.  

 

 

Advertisement

Outras ações realizadas no Terminal Padre Anchieta envolveram a segurança e a manutenção predial. Em junho, o terminal recebeu limpeza periódica das caixas d’água e inspeção preventiva dos equipamentos de combate a incêndios. Houve a recarga anual dos extintores e a vistoria de hidrantes, bombas e mangueiras, que apresentaram boas condições de funcionamento. Ao todo, a Emdec conta com 12 agentes da Mobilidade Urbana capacitados como brigadistas, sendo que dois deles atuam no Terminal Padre Anchieta.  

 

 

Advertisement

Treinamentos  

 

Com o intuito de aprimorar o atendimento às pessoas com deficiência e aos idosos nos terminais, os treinamentos direcionados aos agentes da Mobilidade Urbana serão reforçados. Os agentes que atuam nos terminais já têm incorporadas em sua rotina atividades como o auxílio a pessoas com necessidades especiais e idosos no momento do embarque e desembarque, uso da plataforma elevatória veicular (elevadores) e apoio em seus deslocamentos no interior do terminal. Nas novas capacitações, os procedimentos ligados à acessibilidade inclusiva serão reforçados.  

Advertisement

 

 

O Terminal Padre Anchieta está localizado na Rua Papa São Dionísio, 395. É atendido por nove linhas de ônibus: 260, 261, 263, 263.1, 264, 265, 266, 269 e 314. Juntas, elas transportam quase 15 mil passageiros por dia. 

Advertisement

 

 

Barão Geraldo 

Advertisement

 

O Terminal Barão Geraldo foi o primeiro a ser contemplado pelo projeto de zeladoria e conservação, em maio. A reforma incluiu pintura de muros e gradis, limpeza de calhas, substituição de vidros, reforço da iluminação com lâmpadas LED, jardinagem, instalação de tomadas para recarga de celulares, revitalização das rampas de acessibilidade e da sinalização horizontal.  

 

Advertisement

 

Entre as melhorias de comunicação visual implementadas estão a reforma do quadro de informações aos usuários, instalação de faixas de segurança nas plataformas e de novas placas de identificação na entrada e saída do terminal, bilheterias interna e externa, sanitários e plataformas de embarque / desembarque. Além disso, os murais receberam campanhas educativas e um mapa de arredores foi instalado na área das plataformas. A ciclovia de Barão Geraldo foi interligada ao novo bicicletário, que tem capacidade para 17 bicicletas.  

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare