Connect with us

Geral

Setransp e Emdec apresentam plano de educação de trânsito para 2021-2024

imagem 121

Investir em conhecimento e educação, com ações integradas entre diversos setores do poder público e da sociedade civil. Esta é a proposta básica do Plano de Educação para a Mobilidade de Campinas 2021-2024, lançado pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nesta terça-feira, 18 de maio. 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

No evento, transmitido pelo canal da Emdec no YouTube (www.youtube.com/emdecoficial), foram apresentados os fundamentos e objetivos do trabalho de educação de trânsito realizado pela empresa, a base teórica, os eixos de atuação e as estratégias para os próximos quatro anos. O vídeo está disponível em bit.ly/transmissaoplano. 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Os pilares educativos do plano da Setransp/Emdec em Campinas são a Educação Formativa (voltada às escolas, universidades), Educação e Desenvolvimento Humano e Profissional (para funcionários da Emdec, profissionais de trânsito e transporte), Educação Continuada (que tem como público a sociedade em geral, idosos, pessoas com deficiência, comunidade religiosa, gestantes, centros de saúde etc) e Projetos Estratégicos (engloba intervenções urbanísticas, história, memória e cultura de mobilidade urbana). 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

As estatísticas de acidentes de trânsito, divulgadas anualmente nos Cadernos de Acidentalidade da Emdec, também pautam as ações educativas. Há constante articulação com outros órgãos públicos e a sociedade civil. 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Participaram do lançamento o secretário municipal de Transportes, Vinícius Riverete; o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva; a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa Com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Elvira do Carmo Silva Moro; o secretário municipal de Saúde, Lair Zambon; o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge; e o coordenador do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância Campineira (PIC), Thiago Ferrari. 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

“Sem conhecimento, não conseguiremos mudar a vida das pessoas”, destacou Riverete. “Neste sentido, o lançamento do plano de educação é extremamente importante”. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Já o presidente da Emdec, Ayrton Camargo, definiu a educação como “elemento transformador do país, por meio da disseminação de novos valores”. Lembrou que a cultura de segurança viária disseminada pela Emdec tem tradição desde os anos 90, quando ganhou, inclusive, o Prêmio Volvo de Segurança de Trânsito em dois anos seguidos. Em 2004, o programa voltado aos idosos, resultado da experiência com as crianças, recebeu o Talentos da Maturidade, como a política pública mais importante do Brasil relacionada à maturidade. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

“Temos, agora, um novo desafio: expandir esses projetos às pessoas com deficiência, em uma relação permanente, tal qual nos anos 90, com as crianças, e no começo dos anos 2000, com os idosos”, projetou Camargo. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

O Plano de Educação 2021-2024 foi apresentado por Roberta Mantovani, gerente de Educação para a Mobilidade da Emdec. “Esta memória nos permite trazer o plano e construí-lo de forma intersetorial. Cumprimento todos os secretários pelas parcerias e pelos diálogos que já tivemos e os ainda estão por vir, pela melhoria da qualidade de vida e redução de acidentes em Campinas”, disse Mantovani. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Educação intersetorial 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

O secretário municipal de Saúde, Lair Zambon, apontou a importância da integração entre diferentes secretarias no desenvolvimento das ações: “Sem educação, nada anda, e não conseguimos evoluir sem uma discussão interdisciplinar”. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Já a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa Com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Elvira do Carmo Silva Moro, enfatizou que a intersetorialidade é a forma mais eficaz de alcançar resultados para as pessoas. “Temos olhado para os problemas sob vários pontos de vista, que juntos compõem a solução mais próxima aos anseios da população. A mobilidade urbana é um fator fundamental para o bom funcionamento da cidade, e as soluções devem atender aos deslocamentos de todos os públicos. Parabenizo a Emdec pelo que tem feito para a educação no trânsito, principalmente neste Maio Amarelo, que reforça a necessidade do respeito e da responsabilidade”. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

A secretária citou como exemplo desta articulação a implantação dos semáforos sonoros inteligentes na Avenida Francisco Glicério, para pessoas com deficiência visual. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

O secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, lembrou quão essencial é a circulação no cotidiano do munícipe. “O trânsito e a mobilidade são fundamentais como parâmetro de conferência de qualidade de vida às pessoas, porque estão no dia a dia das atividades de qualquer cidadão, principalmente em uma cidade do porte e da pujança de Campinas”, declarou. “É com base na conscientização das pessoas que se forma efetivamente esse parâmetro de qualidade de vida”. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

O futuro da mobilidade 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Também participou do evento o coordenador do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância Campineira (PIC), Thiago Ferrari, que comentou sobre a atenção às crianças nos programas da Setransp/Emdec: “Uma cidade que acolhe a criança acolhe todo mundo e pensa em um futuro saudável. O PIC tem uma função de fomentar a intersetorialidade. Que possamos, através dessas políticas integradas, transformar lugares hostis em acolhedores, no chamado urbanismo social”. 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Além das secretarias municipais, do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância Campineira (PIC) e da gerência de Educação para a Mobilidade da Emdec, o encontro teve a participação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Conselho Municipal do Idoso, de professores do CEI Padre Santi Capriotti e de representantes de segmentos ligados à mobilidade urbana. Também há parceira com as diretorias de ensino Campinas Oeste e Campinas Leste. 

 

Advertisement

 

 

Saiba mais 

Advertisement

 

 

Acesse informações gerais sobre a educação de trânsito da Setransp/Emdec em www.emdec.com.br/educacao. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare