Connect with us

Geral

Servidores da Prefeitura participam de treinamento de trabalho em altura

imagem 226

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas iniciou nesta 
quarta
-feira, 
27 de abril
, um treinamento de trabalho em altura, que será ministrado para 60 servidores das secretarias de Cultura e Turismo, Infraestrutura, Saúde, Serviços Públicos, Esportes e Lazer e do Departamento de Gestão Predial do Paço.
A atividade está sendo coordenada pela equipe de Segurança do Trabalho do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS). Foram indicados para a capacitação servidores que realizam atividades em alturas acima de dois metros do chão, e onde haja risco de queda.
O objetivo desta capacitação continuada, além de cumprir a NR 35, é expandir o conhecimento e as habilidades dos servidores que realizam ou supervisionam trabalho em altura, evitando, assim, a ocorrência de acidentes de trabalho”, explicou o diretor do DPSS, Gustavo de Freitas Correa.
O treinamento acontece durante todo o dia e é dividido em duas etapas. Na aula teórica, os participantes recebem informações sobre o que é trabalho em altura, primeiros socorros, que equipamentos de proteção são necessários, salvamento em altura e acidente de trabalho.
Depois da teoria, no período da tarde, os servidores colocam em prática o conteúdo aprendido. Eles fazem a inspeção dos EPIs,  vestem os equipamentos de proteção e realizam um trabalho em altura.
Só poderão exercer atividades em altura os servidores que forem aprovados no treinamento e estiverem aptos no Atestado de Saúde Ocupacional.
A capacitação desta 
quarta
-feira aconteceu no Distrito de Assistência Social Sul (DAS Sul); as demais serão no Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, sempre das 8h às 17h.
Norma Regulamentadora 35 (NR 35)
A NR 35 normatiza o trabalho realizado em altura. Foi instituída pela portaria Federal 313/2012 e estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
Confira as datas das próximas turmas:
2° turma: 4/5, das 8h às 17h.
Local: CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, nº 680, Parque Itália, Campinas.

3° turma: 18/5, das 8h às 17h.
Local: CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, nº 680, Parque Itália, Campinas.

4° turma: 1/6, das 8h às 17h.
Local: CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, nº 680, Parque Itália, Campinas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare