Connect with us

Geral

Serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura no feriado de Ano Novo

Published

on

A Prefeitura de Campinas mantém plantão em serviços essenciais para garantir o atendimento emergencial à população durante o ponto facultativo nesta terça-feira, dia 31 de dezembro, e feriado de Ano Novo, na quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2020. 

 

O expediente nas repartições públicas será encerrado na segunda, dia 30 de dezembro, às 18h, e retomado na quinta-feira, dia 2 de janeiro de 2020, às 8h. Veja a relação de serviços e os códigos telefônicos para solicitar atendimento:

Defesa Civil– Atendimento 24h, com chamadas pelo telefone 199.

Guarda Municipal– Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo Disque Guarda Municipal 153.

Disque CIMCamp – Atendimento 24h pelo telefone 153.

Sanasa/Água e Esgoto– não haverá expediente administrativo na terça, dia 31 de dezembro e na quarta, dia 1º de janeiro de 2020, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de atendimento ao cliente também funcionará através do 3735 5000 / 0800 7721195. 

Mercado Municipal– abrirá no dia 31 de dezembro, das 7h às 15h, e fecha na quarta, dia 1º de janeiro e na quinta, dia 2 de janeiro. Nos outros dias, segue o funcionamento normal – sábado entre 7h e 18h30; domingo, das 7h às 12h; segunda e quarta, das 7h às 18h30.

Feiras livres- não ocorrem na quarta, dia 1 de janeiro. 

Ceasa Campinas: a área administrativa encerra as atividades na terça (30), às 16h, e retoma na quinta, dia 1º de janeiro, às 8h. O Mercado de Hortifrútis e o Mercado de Flores, Plantas e Acessórios funcionarão em ponto facultativo para os comerciantes na terça (31) e quinta, dia 2 de janeiro e estarão fechados na quarta, dia 1º de janeiro. O Banco de Alimentos, o Departamento de Alimentação Escolar e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), seguirão o horário da área administrativa.

Confira os horários: Mercado de Hortifrutigranjeiros: segundas, quartas e sextas-feiras, das 4h às 13h; terças e quintas-feiras, das 7h às 16h; sábados, das 7h às 11h. 

 

Mercado de Flores e Plantas: segundas e quintas-feiras, das 6h às 12h, para cadastrados, e segundas e quintas-feiras, das 12h às 16h30 para o público geral; sábados, das 8h às 13h. O Varejão da Ceasa, a Feira de Orgânicos da Ceasa e a Feira de Artesanato da Ceasa, ocorrem aos sábados, das 8h às 13h.

 

Bosques– A Lagoa do Taquaral  e o Bosque dos Jequitibás abrem normalmente, lembrando que o Bosque dos Jequitibás fica fechado às segundas-feiras para manutenção.

Torre do Castelo– a Torre do Castelo abrirá na terça (31) das 10 às 12h e das 13h às 17 e na quarta, dia 1 de janeiro, fica fechada. 

Sistema Público de Saúde– Os prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde e os Pronto Atendimentos Padre Anchieta, Campo Grande, São José e Carlos Lourenço atendem normalmente, 24 horas, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que recebe chamadas por meio do telefone 192. Os Centros de Saúde fecham na terça (31) e na quarta, dia 1º de janeiro.

Trânsito e Transporte Coletivo– A Emdec mantém os serviços essenciais e de emergência com equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização e a operação na Divisão de Controle Operacional atuam normalmente. As solicitações da população para a Emdec podem ser feitas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. Também de forma remota, na seção “Fale Conosco”, no endereço eletrônico www.emdec.com.br.

O serviço de atendimento presencial ao público ficará fechado na terça e quarta-feira, dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. As atividades retornam ao normal na quinta-feira, dia 2 de janeiro, às 12h.

 

PAI-Serviço -Os agendamentos das viagens do PAI-Serviço terão alteração no feriado: Para agendar viagens para quarta e quinta-feira, dias 1 e 2 de janeiro, a pessoa deve ligar no dia 30 de dezembro e para agendar para o dia 3 de janeiro, a pessoa deve ligar na terça, dia 31.

 

O PAI-Serviço garante transporte gratuito porta a porta às pessoas com restrição severa de mobilidade. Os deslocamentos podem ser realizados para tratamento médico, sócio-assistencial, educação, atividades diversas e trabalho. O serviço possui 50 vans adaptadas e dois ônibus acessíveis. O PAI-Serviço também atende pelo telefone 118.

 

Pátio – O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito, ao Pátio Municipal, será realizado normalmente durante o feriado de Ano Novo. A retirada fica suspensa na terça e na quarta-feira, dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. E será retomada na quinta-feira, dia 2 de janeiro. O atendimento no Pátio é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

 

Subprefeituras e Poupatempo

 

Os postos de atendimento da Emdec nas subprefeituras do Ouro Verde e Campo Grande e nos “Agiliza” de Barão Geraldo e Nova Aparecida fecham na terça e quarta-feira, dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. O atendimento será retomado na quinta-feira, 2 de janeiro.

O posto de atendimento da Emdec no Poupatempo Campinas Shopping fecha na segunda, terça e quarta-feira, dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro; e retoma o atendimento na quinta-feira, 2 de janeiro. O telefone do Poupatempo para informações é o 0800 772 3633.

 

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT)– As unidades Centro, Ouro Verde e Campo Grande do CPAT  seguem o expediente administrativo da Prefeitura, ou seja, fecham na terça (31) e na quarta, dia 1 de janeiro.

Limpeza Urbana– na terça (31), todas as coletas ocorrem normalmente. Já na quarta, 1 de janeiro, haverá somente a coleta hospitalar nos grandes e pequenos geradores. O serviço de varrição manual será feito em sistema de plantão.

Sistema de Atendimento 156– O serviço de atendimento segue o expediente administrativo da Prefeitura, ou seja, fecha na terça (31) e na quarta, dia 1 de janeiro.

Procon– Os atendimentos no 151, no Procon Móvel, bem como nas unidades de atendimento do Agiliza e sede Administrativa fecham na terça (31) e na quarta, dia 1 de janeiro. As unidades que atendem no Poupatempo do Campinas Shopping e do Centro fecham na segunda (30), na terça (31) e na quarta, dia 1 de janeiro e retomam na quinta, dia 2 de janeiro. O Procon Digital receberá reclamações via web (www.procon.campinas.sp.gov.br) normalmente.

 

 

Geral

Operação Aglomeração Zero verifica 139 comércios, fecha 20 e lacra dois

Published

on

By

Na primeira noite da Operação Aglomeração Zero em Campinas, entre as 21 horas da sexta-feira e as 5 horas da madrugada do sábado, a Prefeitura fiscalizou 139 estabelecimentos comerciais na cidade, fechou vinte e lacrou dois por não estarem cumprindo as medidas sanitárias e de isolamento social.

 

Durante as ações, 1.268 pessoas foram dispersadas e orientadas sobre as medidas sanitárias para a prevenção da Covid-19, como evitar aglomerações, usar máscaras e fazer constante higienização das mãos.

 

A Operação é coordenada pela Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública e endurece ainda mais as medidas da Administração para dispersar agrupamentos de pessoas na cidade. O objetivo é conter a propagação do novo coronavírus.

 

Também durante a ação, as barreiras do Toque de Recolher abordaram 297 veículos e orientaram 403 pessoas a retornarem para suas casas. As equipes de fiscalização partiram de frente ao Estádio Moises Lucarelli, na Ponte Preta, e visaram prioritariamente os locais e estabelecimentos mapeados com histórico de desobediência às medidas prevenção e, como consequência, classificadas como atividades de maior contaminação pelo vírus.

 

A Operação Aglomeração Zero estenderá por todas as noites e madrugadas até pelo menos o final do mês de junho, como medida de combate a pandemia. A partir da próxima segunda feira (21/06) o Toque de Recolher passa a vigorar a partir das 19 horas, horário que os estabelecimentos comerciais não essenciais também devem encerrar as atividades. As denúncias pelo não cumprimento das medidas podem ser feitas pelo 156 e 153.

Continue Reading

Geral

Em 2 horas e meia, Campinas vacina 12.324 no quarto Dia D contra Covid

Published

on

By

Campinas vacinou 12.324 pessoas contra a Covid até as 11h30 deste sábado, 19 de junho, no quarto Dia D contra a doença no município. Esta é a maior quantidade aplicada no período de duas horas e meia nas estratégias de Dia D no município. A vacinação começou às 9h e ocorre até as 17h em 64 Centros de Saúde.

 

É um excelente resultado, na avaliação do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e do Departamento de Saúde da Prefeitura. No total, 29.980 pessoas dos grupos prioritários fizeram agendamento para receber a dose hoje.

 

A megaoperação mobiliza 1,2 mil profissionais de saúde, que começaram seus trabalhos às 6h da manhã, com apoio da Guarda Municipal no transporte das doses para as unidades.

 

A diretora de Saúde de Campinas, Deise Hadich, ressalta a dedicação das equipes que estão empenhadas neste quarto Dia D e destaca a importância da colaboração da comunidade no enfrentamento da pandemia.

 

“É a quarta semana seguida em que realizamos esta estratégia e o envolvimento das equipes do nosso SUS é fundamental para alcançarmos o objetivo de vacinar o maior número possível. Na contrapartida, precisamos da colaboração da sociedade no sentido de que continue com as medidas de distanciamento, uso de máscaras e higiene das mãos. Festas e aglomerações estão proibidas”, disse Deise.

 

No primeiro Dia D, em 22 de maio, foram vacinadas 23.612 pessoas. Na segunda edição, 4 de junho, foram 23.104. Na terceira estratégia, em 12 de junho, foram aplicadas 25.518 doses de vacinas, o maior número de imunizados num único dia.

 

O agendamento da vacina contra a Covid para pessoas com mais de 50 anos e para aquelas incluídas em outros grupos prioritários segue aberto para a próxima semana em Campinas no site vacina.campinas.sp.gov.br

Continue Reading

Geral

Decreto estabelece multa para consumo de álcool em ruas e postos

Published

on

By

O prefeito Dário Saadi anunciou nesta sexta-feira, 18 de junho, que pessoas que forem flagradas consumindo bebidas alcoólicas nas vias públicas ou em postos de combustíveis serão multadas em R$ 1.515,44 (400 UFICs). Os proprietários de postos onde estiver havendo o consumo receberão multa de 3.030,88 (800 UFICs). Em caso de reincidência, a multa será em dobro e o local será lacrado por 30 dias.

 

 

 

 

Neste final de semana, dias 19 e 20 de junho, o consumo está proibido das 21h às 5h, e a partir de segunda-feira, 21 de junho, a proibição será das 19h às 5h. A medida consta do decreto que será publicado neste sábado e que determina o encerramento das atividades presenciais em setores do comércio e serviços às 19h a partir de segunda-feira, 21 de junho, até 30 de junho.

 

 

 

 

O decreto também determina toque de recolher de pessoas e veículos em vias públicas, das 19h01 às 4h59, durante a permanência do município nas fases Emergencial, Vermelha e de Transição do Plano São Paulo.

 

 

 

 

“Estamos conduzindo o enfrentamento da pandemia com o maior equilíbrio possível. As medidas restritivas prejudicam setores importantes da cidade, mas todos estão vendo a fila de pacientes à espera de internação. Os indicadores de monitoramento da pandemia acenderam o alerta e por isso estamos adotando as medidas focando nos horários e nos exageros das atividades que mais contaminam. Nosso esforço é para salvar vidas, para ampliar a vacinação, e precisamos da compreensão da população”, disse Dário.

 

 

 

 

O secretário de Justiça, Peter Panutto, informou que as atividades que estão autorizadas a funcionar até 19h deverão respeitar 40% da capacidade de atendimento, mantendo as medidas sanitárias. “As restrições impostas são necessárias diante da piora nos números da pandemia”, afirmou.

 

 

 

 

 

A fiscalização das regras será feita pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Guarda Municipal, Procon e Setec.

 

 

 

 

Deverão encerrar as atividades presenciais às 19h, de 21 a 30 de junho:

 

 

– Comércios e serviços, inclusive galerias e estabelecimentos congêneres

 

– Shopping centers

 

-Atividades religiosas

 

– Restaurantes e similares

 

– Padarias, supermercados, atacadistas e comércios em geral que vendam gêneros alimentícios e produtos de limpeza

 

 

– Comércio de alimentação e remédios para animais

 

– Serviços de retirada (drive thru)

 

 

-Salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e congêneres

 

 

-Atividades culturais, tais como museus, galerias, centros culturais, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos, e a realização de eventos culturais e sociais

 

 

– Clubes sociais

 

 

-Academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica

 

 

– Cursos do setor de educação não-regulada, assim entendidos aqueles que não dependem de regulação direta pelos órgãos estatais de educação, tais como idiomas, informática, formação complementar, aulas práticas de autoescola e artes em geral, inclusive cursos de dança, música e teatro

 

 

– Áreas comuns dos condomínios e hotéis, tais como quadras de esportes, piscinas, academias e salões de festas, com controle de acesso

 

 

– Parques e bosques públicos mantêm funcionamento até 18h

 

 

– Bares seguem proibidos de funcionar e podem atender apenas para entrega (delivery) e retirada.

Continue Reading

Populares