Connect with us

Geral

Seplurb capacita fiscais para medições em denúncias de perturbação sonora

imagem 254

Equipe do setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) de Campinas iniciaram nesta quarta-feira, dia 29 de junho, capacitação para realizar medição acústica e avaliação dos níveis de pressão sonora em áreas urbanas. A finalidade é preparar os fiscais para implantação, na rotina de trabalho, do uso do sonômetro, ferramenta para medir o nível sonoro.

Estamos treinando a equipe, capacitando e tornando familiar o uso do aparelho na rotina de fiscalização. Em paralelo, estão sendo comprados os equipamentos adequados, que são os sonômetros”, diz Carolina Baracat Lazinho, secretária municipal de Planejamento e Urbanismo. Ela avalia que esse é um passo importante para qualificar os fiscais da Prefeitura, e completa:  “estamos seguindo a legislação e as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”.

Nesta quarta-feira, duas turmas de fiscais do Departamento de Controle Urbano (Decon) da Seplurb passaram pelo curso inicial durante a manhã e a tarde. Está prevista para a próxima semana mais uma rodada de capacitação, para outras equipes.

Advertisement

Ministrado por Alexandre Polli Beltrami, engenheiro mecânico especializado em medição sonora, o treinamento foi realizado no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Beltrami é coordenador do Cerest, ligado ao Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. A base teórica a ser seguida é a Norma Brasileira da ABNT 10151 atualizada: Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral.

A expectativa é que em cerca de três meses, o setor de Fiscalização da Seplurb esteja habilitado a utilizar o sonômetro na verificação dos níveis de poluição sonora. Hoje, quando é necessário fazer a medição durante a fiscalização, o trabalho é feito por uma empresa terceirizada.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare