Connect with us

Geral

Semutran tem Moto Passeio e Jornada Mundial sem Carro no fim de semana

imagem 178

Lançada no último dia 18 de setembro, a edição 2018 da Semana Municipal do Trânsito (Semutran) segue com ações de conscientização durante o fim de semana. O tema deste ano é a Campanha VIVA, que nasceu para promover mudanças nos hábitos de trânsito e incentivar uma convivência mais harmoniosa entre motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas. A VIVA foi lançada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em junho e tem foco no uso e respeito às faixas de pedestres.
Na noite desta sexta-feira, 21 de setembro, a Semutran terá o 1º Moto Passeio Noturno de Campinas. Organizado pela Emdec e apoiado por parceiros, o evento visa mobilizar e conscientizar os motociclistas sobre segurança e respeito no trânsito.
A concentração acontece a partir das 18h, no Espaço Warrior, localizado na Avenida Barão de Itapura, 3.030, no Taquaral. A largada será às 19h, com dispersão em frente ao Hospital Cândido Ferreira, no Distrito de Sousas, onde acontece o 5º Festival Gastronômico da Primavera de Sousas e Joaquim Egídio.
No dia 22, sábado, ocorre a Jornada Internacional “Na cidade sem meu carro”, no Centro de Convivência “Carlos Gomes”. A data é celebrada anualmente com o objetivo de reduzir as emissões de gases poluentes dos veículos, incentivando as pessoas a optar pelo transporte público e tipos de transportes não motorizados.
Durante a jornada, haverá ações educativas da Campanha VIVA e a Faixa Musical, atividade de realidade virtual em que os pedestres ouvem notas musicais ao pisarem na faixa de travessia. Uma vaga de estacionamento do Centro de Convivência recebe intervenção baseada na famosa faixa de pedestres imortalizada na capa do álbum “Abbey Road” (1969), dos Beatles.
Ainda no dia 22, agentes da Mobilidade Urbana e educadores da Emdec atuam no 5º Festival Gastronômico da Primavera, no Distrito de Sousas, interagindo com o público através de uma atividade de realidade virtual que simula a condição visual de pessoas que dirigem embriagadas, em diferentes dosagens alcoólicas. Para o público infantil, serão oferecidos jogos pedagógicos de educação para o trânsito.
No domingo, 23 de setembro, a Emdec participa do 1º Encontro de Ciclistas de Campinas e Região, que ocorre no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. Haverá distribuição de material informativo e interações com o público, através da Faixa Musical, minicircuito de trânsito, jogos pedagógicos para crianças e ação que conscientiza sobre os riscos de beber e dirigir.
A Semutran é mais uma ação realizada pela Emdec para promover a preservação de vidas. Através de atividades educativas, aliadas às melhorias na engenharia de tráfego, estamos conseguindo reduzir, gradativamente, o número de acidentes com vítimas no município”, destaca o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
A programação completa da Semutran 2018 pode ser conferida no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare