Connect with us

Geral

Seminário discute segurança viária e como zerar as mortes no trânsito

imagem 122

Profissionais da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) participaram nesta quarta-feira (11/05) de um seminário sobre Visão Zero e Sistemas Seguros, que consistem na gestão do sistema viário sob a perspectiva de zerar as mortes e lesões no trânsito. O evento foi sediado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 
A realização foi fruto de uma parceria da Emdec e Setransp com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) e o WRI Brasil (World Resources Institute – Instituto de Recursos Mundiais), que apresentaram o conceito e as experiências realizadas em Buenos Aires-ARG e Fortaleza-CE. 
Na abertura do evento, que integra o Maio Amarelo Campinas 2022, movimento pela preservação da vida no trânsito, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, exaltou a importância desse aprendizado: “A troca de informações é de extrema relevância e resulta em inovações”. À tarde, abriu os trabalhos o secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires. 
Riverete conclamou toda a sociedade a uma reflexão sobre os acidentes, especialmente aqueles envolvendo motocicletas. Em 2021, o segundo boletim anual, divulgado na segunda-feira (09/05), informou que 69 das 151 vítimas fatais no município eram ocupantes de motos. Houve um aumento de 44%, pois foram 48 em 2020 e 69 em 2021. “Se uma entrega atrasa, por exemplo, as pessoas ligam e reclamam. Grande parte do que acontece é reflexo da ansiedade. É preciso paciência, sabedoria, consciência, participação social e compreensão, em vez de apenas julgar”, refletiu o presidente da Emdec. 
Além de Riverete, compuseram a mesa e palestraram Diogo Dias Lemos, coordenador de Mobilidade e Ruas Seguras da Iniciativa Bloomberg; Adriana Jakovcevic, especialista em Segurança Viária da WRI Brasil, que atuou como gestora do Observatório de Segurança Viária da Cidade de Buenos Aires; e Caio Torres, da Consultoria Transitar, que trabalha com Segurança no Trânsito em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) da Prefeitura de Fortaleza. 
Compareceram diretores, assessores executivos, assistentes de diretoria, gerentes de departamento e divisão, líderes de processo e líderes operacionais da Emdec e Setransp, divididos em duas turmas, nos períodos da manhã e da tarde. 
Visão Zero e Sistemas Seguros 
Em sua explanação, Lemos resumiu os cinco princípios de Visão Zero e Sistemas Seguros:  
– Nenhuma morte no trânsito é aceitável; 
– Os seres humanos cometem erros; 
– Os seres humanos são vulneráveis a lesões de trânsito; 
– A responsabilidade é compartilhada; 
– A gestão da segurança no trânsito é integrada e proativa. 
O palestrante trouxe dados alarmantes: 1,35 milhão de pessoas morrem todos os anos no mundo em acidentes de trânsito. Para cada óbito, estima-se de 20 a 50 feridos graves. 
Essas lesões são a oitava principal causa de morte no planeta, mas se o cenário permanecer como está, serão a quinta em 2030. O Brasil tem uma média de 96 óbitos por dia no trânsito. 
Sinistros [acidentes] aéreos como a queda do avião da Chapecoense, por exemplo, em que morreram 71 passageiros, causam imensa cobertura midiática e comoção, mas as mortes no trânsito são tão cotidianas, recorrentes, parte do dia a dia, que parecem triviais”, alertou. 
Por isso, segundo o coordenador de Mobilidade e Ruas Seguras, é necessário desenvolver estratégias abrangentes de circulação segura, com o objetivo de zerar as ocorrências. Os projetos viários também devem considerar que os usuários das vias cometerão erros, para evitar as consequências. “Precisamos integrar a falha humana ao desenho [projeto] e entender que a responsabilidade é compartilhada entre os usuários das vias e quem projeta, opera, fiscaliza, faz as leis etc”, ressaltou.
Foi explicado que o corpo humano não se desenvolveu o suficiente para amortecer os impactos das velocidades praticadas nas vias. E que é preciso agir proativamente, ao invés de resolver o problema após o acidente acontecer. 
Buenos Aires e Fortaleza 
Nas demais palestras, Adriana Jakovcevic e Caio Torres detalharam as soluções implementadas em Buenos Aires e Fortaleza. 
Jakovcevic desenvolveu um sistema de dados e um Plano de Segurança Viária na capital argentina, realizando investigação sobre psicologia ambiental e de tráfego para compreender como encorajar comportamentos sustentáveis, particularmente os relacionados à mobilidade. 
Torres atua com gerenciamento de dados e monitoramento de indicadores para a mobilidade segura na capital cearense. Atualmente, coordena o processo de implementação do Plano de Segurança no Trânsito. 
Maio Amarelo Campinas 2022 
O Maio Amarelo (www.maioamarelo.com) chega à nona edição em 2022, articulando poder público e sociedade civil com a campanha “Juntos salvamos vidas”.   
A Emdec e a Setransp organizam o movimento em Campinas.  
O hotsite www.emdec.com.br/maioamarelo traz informações gerais e disponibiliza peças de comunicação para os munícipes se engajarem. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare