Connect with us

Geral

Semana de Combate ao Feminicídio debate meios de superar violência

imagem 48 scaled

A Prefeitura de Campinas, por meio da Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e de representantes da sociedade civil, promovem, entre os dias 8 e 12 de maio, a Semana de Combate ao Feminicídio. As ações ocorrerão em vários locais de Campinas e são desenvolvidas por diversas instituições (confira abaixo a programação). Um hotsite foi criado sobre o tema: http://bit.ly/semanacombatefeminicídio.
Mais que uma série de eventos, o propósito é criar parcerias de modo a fortalecer e estreitar elos entre os protagonistas engajados no enfrentamento à violência de gênero. Precisamos unir forças para enfrentar esse ciclo de violência, que causa tantas perdas e tantas dores, ferindo profundamente a alma das famílias que vivenciaram essas tragédias”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Campinas registrou este ano seis feminicídios. Em 2021 foram cinco e em 2020 foram sete. Segundo dados do Sistema de Notificação de Violência (Sisnov), que monitora dados sobre o tema, as regiões que registram os maiores índices conhecidos de agressão a mulheres são a região Noroeste, com 26,2% e a região Sul, com 25,1%. Sudeste vem na sequência, com 20%; Norte com 16,3%; e Leste com 12,3%.
Semana Municipal de Combate ao Feminicídio
Instituída pela lei 15.848 de 2019, a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio visa difundir as ações de informação sobre o tema em Campinas na segunda semana de maio. A data marca o aniversário do assassinato de Thaís Fernanda Ribeiro.
Seminário
Na quinta-feira, dia 12, a Prefeitura realizará, no Salão Vermelho, das 9h às 17h, o seminário “Todos contra o Feminicídio”, que contará também com a participação de especialistas da Unicamp, da PUC-Campinas e de autoridades relacionadas ao enfrentamento da violência doméstica. No encontro, serão apresentados dados referentes às vítimas de feminicídio e às estratégias para impedir esse tipo de crime.
Ações contra a violência de gênero
Desde o ano passado, a Prefeitura de Campinas conta com a Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, firmada no decreto 21.606/2021. Seu propósito é orientar e propor a elaboração de protocolos e a organização de fluxo de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar no município de Campinas. A rede acompanha também os dados de notificação compulsória de violência doméstica, sexual e/ou outras violências nos serviços de saúde.
A Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher busca também a formação de servidores e lideranças visando a capacitação para orientações sobre questões relacionadas aos direitos da mulher. O propósito é buscar informações junto aos órgãos responsáveis pela aplicação da Lei Maria da Penha, visando o acompanhamento de medidas protetivas e os processos julgados de acordo com a lei.
A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas tem desenvolvido diversas atividades no sentido de coibir os casos de violência doméstica. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública que integra o Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Oferece atendimento especializado para famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos. O Ceamo conta com uma equipe de profissionais para acolher, atender e prestar apoio social à mulher em situação de violência doméstica, realizando atendimento individual, familiar ou em grupo.
Além da Rede de Proteção à Mulher, do Creas e do Ceamo, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos também conta com o Seravi (Serviço de Responsabilização e Reeducação ao Autor de Violência). O Seravi realiza o acompanhamento de agressores, com atendimento visando a conscientização contra a violência de gênero.
Além dessas ações, a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas tem o programa Guarda Amigo da Mulher, que visa dar proteção a vítimas de violência doméstica, e a Sala Lilás, para acolher vítimas e apoiar mulheres com uma equipe multidisciplinar.
Quem foi Thaís Fernanda Ribeiro
Thaís Fernanda Ribeiro morava no bairro Vila San Martin, na Região Norte de Campinas. Tinha 21 anos quando foi assassinada pelo namorado, em 10 de maio de 2019.
Thais Fernanda Ribeiro trabalhava como operadora de caixa de um supermercado em Barão Geraldo. O assassinato de Thaís gerou grande comoção em Campinas, especialmente na Região Norte da cidade, onde ela vivia.
Programação
8 de maio, domingo, às 9h30
Missa pelos 3 anos de falecimento da Thaís Fernanda Ribeiro e todas as Vítimas de Feminicídio.
Local: Paróquia São Marcos, o evangelista – (R. Adélino de Abreu, 166 – Jardim São Marcos)
9 de maio, segunda-feira, às 19h
Conversa com os Homens sobre Masculinidade Tóxica.
Local: Estação Cultura Thaís Fernanda Ribeiro (CEU) – (R. Demerval da S Pereira, s/nº – Lot. Vila Esperanca)
10 de maio, terça-feira, às 9h
Ato em Memória das Vítimas de Violência e Feminicídio.
Local: Avenida Comendador Aladino Selmi º 2.208
9h30: Caminhada e entrega de Rosas durante o percurso até o CEU.
10h30: Roda de Conversa na Estação Cultura Thaís Fernanda Ribeiro (CEU)
11 de maio, quarta-feira, das 9h30 às 11h
Palestra sobre Feminicidio, na Estação Cultura Thaís Fernanda Ribeiro (CEU)
Local: Estação Cultura Thaís Fernanda Ribeiro (CEU) – (R. Demerval da S Pereira, s/nº – Lot. Vila Esperanca)
12 de Maio, Quinta-feira, das 9h às 17h
Seminário Políticas de Combate e Prevenção ao Feminicídio.
Salão Vermelho da Prefeitura
Local: Paço Municipal (Av. Anchieta, 200).

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare