Connect with us

Geral

Semáforos inteligentes são implantados em mais dois cruzamentos da cidade

imagem 240

Ganhar tempo nos semáforos sem desrespeitar a sinalização já é realidade em cinco cruzamentos de Campinas. O prefeito Dário Saadi anunciou, nesta quinta-feira, 28 de abril, a implantação de sistemas de semáforos “inteligentes” nos cruzamentos das vias Waldemar Paschoal e Antônio Cesarino, no Centro; e das avenidas Suaçuana e Jacaúna, na Vila Aeroporto. Outros três pontos já contam com a tecnologia.

Câmeras que identificam o fluxo de veículos foram instaladas nos conjuntos semafóricos pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Em tempo real e de forma automática, o sistema regula o tempo de permanência na fase verde, com base na demanda veicular, reduzindo o tempo ocioso e a espera semafórica.

Campinas é uma das cidades com maior número de veículos em relação à densidade populacional. Por isso, estamos investindo na modernização do parque tecnológico de controle do trânsito, como forma de ampliar a fluidez viária, evitar congestionamentos e diminuir o tempo de deslocamento das pessoas pela cidade”, detalhou o prefeito Dário Saadi.
A novidade foi lançada durante live realizada na Sala Azul do Paço Municipal. Participaram o presidente da Emdec, Vinicius Riverete; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; o vereador Otto Alejandro, representando a Câmara Municipal; a diretora de Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente da Emdec, Mariana Savedra Pfitzner; e a assessora de diretoria, Karlise Klafke Baldoni, que explicou o funcionamento da tecnologia.

Advertisement

Os semáforos inteligentes representam inovação e tecnologia para nossa cidade e se refletem em mais qualidade de vida para os campineiros e, também, na ampliação da segurança viária”, enfatizou Riverete.

O secretário de Transportes, Fernando de Caires, destacou que “a visão integrada de mobilidade urbana congrega tecnologia e humanização. Daí a importância dos semáforos inteligentes, que usam tecnologia para dar mais agilidade ao tráfego e resultam em ganho de tempo para a população”.

Cada cruzamento semaforizado recebeu três câmeras, com custo total de R$ 96 mil, investidos por polos geradores de tráfego como contrapartida pela instalação de empreendimentos na cidade.

Advertisement

Os equipamentos não são utilizados para a fiscalização de trânsito, ou seja, não detectam avanço semafórico, excesso de velocidade ou qualquer outro tipo de infração de trânsito.

Plano de expansão da tecnologia
Além da implantação dos novos pontos de semáforos inteligentes, o presidente da Emdec anunciou um plano de instalação de equipamentos semafóricos inteligentes no município.
Atualmente, Campinas conta com cerca de 700 cruzamentos semaforizados. “Desse total, cerca de 10%, ou seja, 70 equipamentos, contarão com essa tecnologia inteligente, no prazo de seis meses a um ano. Para essa implantação, vamos priorizar cruzamentos que apresentam congestionamentos nos horários de pico”, explicou Riverete.

Como funcionam os semáforos inteligentes
Instaladas nos braços semafóricos, as câmeras detectam o fluxo de veículos nas vias. Os dados alimentam um sistema que ajusta os tempos semafóricos, em tempo real, de acordo com a quantidade de veículos registrada na via, dando mais fluidez ao trânsito. Outros critérios são os intervalos sem que haja a passagem de veículos e a presença de veículos com prioridade, como ambulâncias.

Advertisement

Em paralelo, os semáforos obedecem a programações de tempos mínimos e máximos, estipuladas previamente pela equipe técnica da Emdec, de acordo com as características das vias.

Além de se adaptarem às condições de trânsito e evitarem lentidões, os semáforos “inteligentes” diminuem os períodos de pico nos cruzamentos contemplados e inibem o desrespeito às fases semafóricas, ampliando a segurança viária e prevenindo acidentes. Outra vantagem é o aprimoramento da contagem de fluxo veicular nas vias contempladas.
Atualmente, 56% dos semáforos estão centralizados e integrados à Divisão de Controle Operacional da Emdec, permitindo o monitoramento e programações remotas em tempo real. Os semáforos inteligentes operam isoladamente em locais com fluxo de veículos variável.

Histórico
O projeto piloto de semáforos “inteligentes” foi iniciado pela Emdec, com a implantação das câmeras no cruzamento das vias Waldemar Paschoal e Marechal Carmona, na região central, em 2019.

Advertisement

Em 2021, o projeto foi estendido para outros dois cruzamentos semaforizados: Rua Engenheiro Cândido Gomide x Rua Camargo Paes (Jardim Guanabara); Avenida das Amoreiras x ruas Maria Anna Cremasca Levantezi x Antônio Vicente Levantezi (Parque Montreal). Neste último ponto, a instalação das câmeras, simultânea à implantação dos semáforos, foi fundamental para otimizar a circulação no local.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare