Geral
Seguro-desemprego poderá ser recebido em conta a partir de amanhã

A partir de amanhã (24), o trabalhador poderá solicitar o seguro-desemprego e informar dados da conta bancária de sua titularidade e preferência para receber o benefício. A nova possibilidade de pagamento abrange o seguro-desemprego nas modalidades formal, bolsa de qualificação profissional, empregado doméstico e trabalhador resgatado.
Para solicitar o benefício na conta bancária própria, o trabalhador precisará informar, no ato da solicitação do benefício, o tipo de conta (corrente ou poupança), o número e o nome do banco, o número da agência com o respectivo dígito verificador (DV), e o número da conta de titularidade do trabalhador com DV.
A Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia, destaca que não devem ser informados dados de contas salários, pois nessas somente podem ser feitos depósitos e transferências de empregadores cadastrados, segundo normas estabelecidas pelo Banco Central.
A solicitação do seguro-desemprego pode ser feita no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br e também está disponível para quem buscar atendimento presencial nas unidades de atendimento ao trabalhador.
Antes da medida, o benefício somente podia ser pago por meio de depósito em conta poupança ou conta simplificada para correntistas da Caixa Econômica Federal; por uso do Cartão Cidadão, com saque nos caixas eletrônicos de autoatendimento desse banco; ou ainda presencialmente, nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação civil.
Essas opções continuam disponíveis, mas, a partir da mudança, passa a ser permitido o pagamento por qualquer banco integrante do sistema financeiro brasileiro, por meio de transferência eletrônica bancária (TED) para depósito em conta corrente ou poupança de titularidade do beneficiado.
A ampliação na forma de recebimento do seguro-desemprego se tornou possível por meio da Resolução nº 847/2019, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que admitiu o novo canal de pagamento sem qualquer ônus para o beneficiário.
De acordo com a secretaria, a mudança foi operacionalizada em trabalho conjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Caixa Econômica Federal e Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).
Geral
Agentes de trânsito são capacitados para remover árvores caídas nas ruas

A equipe de brigadistas da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da Mata de Santa Genebra, ministrou um curso de operação de motosserra, mostrando também como manusear o equipamento com segurança. Os ensinamentos foram transmitidos na sede da Fundação nesta quarta-feira, 10, para 24 agentes de trânsito da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas). A finalidade é habilitar e capacitar os agentes a podar árvores que caem e obstruem o trânsito.
No período de setembro a dezembro, aumentam os registros de queda de árvores devido ao período chuvoso, segundo o chefe da brigada de incêndio da FJPO, Gilcimar Santana. “Se ocorrer algum caso simples de queda de árvore na via, os agentes poderão desobstruir o trânsito sem a necessidade de acionar o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil ou o Departamento de Parques e Jardins para remover o tronco, por exemplo”, disse Santana.
Ao se deparar com quedas de árvores, a população deve avisar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193, em situações de emergência.
Geral
Equipe de Mogi Guaçu visita Seplurb para conhecer novas leis para alvarás

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) de Campinas recebeu na tarde desta quarta-feira, 10 de agosto, a visita de servidores da Prefeitura de Mogi Guaçu que vieram conhecer um pouco mais sobre o trabalho da pasta e as legislações recentes que atualizaram procedimentos para emissão de alvarás para eventos e para o setor de bares, restaurantes e casas noturnas.
Estiveram na Seplurb o secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Mogi Guaçu, Vinicius Francisco Gurjão; a diretora do Departamento de Gestão, Mara Silvério dos Reis Souza; e a assessora técnica Daniela Ramalho Rodrigues. Eles foram recebidos pela secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, e pelo coordenador de Uso do Solo, Vagner Bassan.
Os visitantes puderam conhecer mais e tirar dúvidas sobre a lei complementar 356/2022 e o decreto 22.153/2022, sobre emissão de alvarás, fiscalização de eventos e punições para quem desrespeitar as regras. A nova legislação permitiu também desburocratizar e digitalizar o processo para concessão de alvarás para eventos na cidade. Também foi criado o Portal Lei de Eventos, acessível em https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-urbanismo/pagina/portal-lei-de-eventos.
Outro assunto que motivou a visita foi o decreto 22.242/2022, publicado em 15 de julho, que definiu o regramento para solicitação de alvarás para extensão de horário de funcionamento para o setor de entretenimento em Campinas (bares, restaurantes e casas noturnas e de shows), os limites sonoros a serem seguidos e também a responsabilidade da fiscalização pela Guarda Municipal de Campinas. A secretaria Carolina Baracat apresentou a Cartilha Bar Amigo da Vizinhança, parte da campanha para levar o setor a se regularizar dentro da nova legislação, que também está disponível na internet, com acesso em https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-urbanismo/pagina/bar-amigo-da-vizinhanca.
Baracat afirmou ficar feliz com a visita e que a possibilidade de trocar informações e colaborar com outras Prefeituras sempre é positiva. “É muito importante também observar que Campinas pode contribuir com aperfeiçoamentos na legislação, com a desburocratização e a digitalização de processos. E esses avanços aqui na Administração podem servir de referência para outras cidades”, disse.
Geral
Petrobras Sinfônica: Banda Queen, trilhas da Disney e Adriana Calcanhoto

A Orquestra Petrobras Sinfônica desembarca em Campinas nestes sábado e domingo, dias 13 e 14 de agosto, para a primeira edição do Festival Elo. Nas apresentações especiais, que ocorrerão no Teatro Municipal José de Castro Mendes, a orquestra interpretará três concertos inéditos.
O primeiro será “Bohemian Rhapsody Sinfônico”, com canções da banda Queen. O próximo, “A Magia da Orquestra”, que traz as trilhas marcantes de animações da Disney como “Rei Leão”, “Frozen”, “Moana” e “Aladdin”, com a participação dos cantores Marcelo Coutinho e Analu Pimenta. E, para fechar a passagem pela cidade, a Sinfônica brindará o público com um espetáculo único e a participação de Adriana Calcanhotto.
Os ingressos já estão à venda na plataforma Sympla. A apresentação terá patrocínio da Elo, gigante da tecnologia de pagamentos.
Serão três formatos de shows evidenciando o caráter múltiplo da Orquestra e sua capacidade de conexão com diversos tipos de público. “Essa diferença nos gêneros que vamos apresentar é o que faz da Orquestra Petrobras Sinfônica uma orquestra plural”, explica o maestro Felipe Prazeres. Ele é irmão do regente titular e maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Carlos Prazeres.
O concerto Bohemian Rhapsody foi formatado com músicas da banda inglesa Queen interpretadas em formato sinfônico. Compondo o repertório, sucessos como “Love of my life”, “Under pressure”, “We are the champions”, “Don’t stop me now”, “We will rock you” e “Bohemian rhapsody” prometem emocionar o público. Esse é um dos concertos da Orquestra Petrobras Sinfônica mais pedidos pelo público.
Em “A Magia da Orquestra”, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta um concerto inédito, com os clássicos atemporais da Disney em nova roupagem, sinfônica, e a participação dos cantores Analu Pimenta e Marcelo Coutinho. O programa conta com 15 canções com arranjos de sucessos do cinema como “Encanto”, “Frozen”, “A Bela e a Fera”, “A Pequena Sereia”, “Aladdin”, “Cinderela”, “Moana”, “Rei Leão”, entre outros. Um evento para toda família.
Na terceira apresentação, Adriana Calcanhotto apresentará sucessos como “Cariocas”, “Esquadros” e “Mentiras”, acompanhada pela orquestra.
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina.
Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens.
Seu diretor artístico e maestro titular é Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Orquestra Petrobras Sinfônica – Festival Elo
Local: Teatro Municipal Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas
Duração
– Concerto Bohemian Rhapsody Sinfônico Queen: 1h15 minutos
– A Magia da Orquestra – 50 minutos
– Orquestra convida Adriana Calcanhotto: 1h15 minutos
Datas e horários:
13/8 – 20h – Bohemian Rhapsody Sinfônico Queen
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/75687/d/153239
14/8 – 11h – A Magia da Orquestra – Trilhas das Animações da Disney
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/75689/d/153241
14/8 – 18h – Orquestra Petrobras Sinfônica convida Adriana Calcanhotto
Ingressos:https://bileto.sympla.com.br/event/75688/d/153240
-
Geral5 dias atras
Vacinação contra a pólio e multivacinação começa nesta segunda-feira, 8/08
-
Geral5 dias atras
Oficinas Caminhos de Turismo e Peregrinação em Campinas abrem inscrições
-
Empregos5 dias atras
Engenheiro de Meio Ambiente JR
-
Geral5 dias atras
Saúde confirma mais dois casos de monkeypox e orienta como se prevenir
-
Empregos5 dias atras
Vendedor (a) Externo (hunter)
-
Eventos1 semana atras
Festival de Assadores & Churrasqueiros no Galleria Shopping
-
Geral6 dias atras
Entrega de certidões regulariza mais 105 residências em Campinas
-
Eventos1 semana atras
Mateus Carrilho se apresenta em Campinas neste sábado