Connect with us

Geral

Segurança homenageia guardas municipais por ocorrência em Viracopos

imagem 229

Os guardas municipais que atuaram no assalto à empresa de transporte de valores no Aeroporto Internacional de Viracopos, em outubro, foram homenageados nesta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança e pelo comando da Guarda Municipal. Eles evitaram a fuga de parte da quadrilha e recuperaram os valores roubados.

Durante a cerimônia, realizada na Base Operacional Oeste da GM, também houve homenagem aos guardas da ocorrência de destaque do mês de setembro de 2019. Eles agiram evitando a agressão de uma funcionária em uma agência bancária da cidade.

Participaram do evento, ao lado dos homenageados, o secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio, o comandante da Guarda Municipal, Márcio Frizarin, o subcomandante Márcio Boldrin, o superintendente de Operações Wallace Martins Soares, e o assessor técnico da Secretaria, Alexandre Almeida.

Advertisement

Seis guardas municipais que estiveram diretamente envolvidos na ação após o assalto ao carro-forte em Viracopos receberam o diploma Categoria Destaque em reconhecimento pela atuação, primordial no desfecho da ocorrência e elogiada por dezenas de órgãos de Segurança Pública de todo o país e pelos principais veículos de mídia. No diploma, o texto destacou: “Seu espírito heroico e combativo, bem como o desejo maior de sempre lutar pela segurança de toda a população, fizeram com que esse profissional colocasse sua própria vida em risco, combatendo de frente bandidos fortemente armados com fuzis e metralhadoras de alto calibre. Além de recuperar armas e o dinheiro roubado, também libertou um policial militar que havia sido feito refém. Com essa ação, portanto, certamente vidas foram poupadas”.

Pela atuação no assalto, ocorrido em 17 de outubro de 2019, receberam o Diploma Categoria Destaque do mês os guardas municipais: GM Classe Especial Gilson, GM Classe Especial Rocha, GM 1ª Classe Ailton Reis, GM 1ª Classe Luís, GM 2ª Classe Nelcimar e GM 2ª Classe Bispo.

Heróis anônimos
O secretário Luiz Augusto Baggio fez questão de ressaltar, em sua fala aos guardas, o quanto eles significam e sua importância na segurança pública em Campinas. Baggio enalteceu a ação dos agentes que receberam a homenagem, mas reforçou que representam todos os guardas municipais de Campinas que, de forma direta e indireta, contribuem com o seu melhor e sua disposição em arriscar a própria vida em prol de outros. “É um trabalho digno de verdadeiros homens e mulheres com um dom. Heróis, muitas vezes anônimos, mas que estão sendo vistos e valorizados”, disse.

Advertisement

A ocorrência de destaque do mês anterior foi registrada em 2 de setembro. Os guardas GM 3ª Classe Mariana Batista e GM 3ª Classe Aguinaldo Janot Mendes Filho receberam reconhecimento pelo profissionalismo e proatividade, após agirem no interior de uma agência bancária no centro da cidade, quando perceberam uma mulher que aparentava problemas mentais ameaçando uma funcionária com um cabo de vassoura. Os guardas conseguiram tranquilizar a mulher, evitando riscos e que a ocorrência evoluísse, garantindo a segurança de todos no local.

A funcionária do banco que foi vítima na ocorrência enviou um vídeo em agradecimento ao trabalho dos guardas municipais. A filmagem foi mostrada no momento da entrega do diploma.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare