Connect with us

Geral

Segunda turma de GMs inicia curso de formação para fiscalizar o trânsito

imagem 214

 

 

 

Advertisement

Como parte da Semana Municipal do Trânsito 2021 (Semutran), será aberta a segunda turma do Curso de Formação de Agentes de Trânsito para Guardas Municipais, na próxima segunda-feira, 27 de setembro, a partir das 8h. O evento ocorre na Academia da Guarda Municipal de Campinas, na Lagoa do Taquaral. 

 

 

Advertisement

Trata-se de ação intersetorial que envolve as secretarias municipais de Transportes e de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal.  

 

 

Advertisement

A iniciativa capacitará, no total, 90 guardas municipais para atuarem na fiscalização e autuação de trânsito, no atendimento de ocorrências relacionadas à circulação, estacionamento e paradas. A primeira turma, composta por 30 profissionais, foi encerrada no último dia 21 de setembro, com uma cerimônia de formatura.  

 

 

Advertisement

Neste segundo ciclo do curso, outros 30 guardas municipais serão capacitados, no período de 27 de setembro a 4 de novembro. A última turma, com início previsto para o dia 8 de novembro, se estende até 14 de dezembro. Cada formação conta com 200 horas/aula.  

 

 

Advertisement

O Curso de Formação de Agentes de Trânsito para Guardas Municipais aborda módulos de Legislação de Trânsito; Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização; Legislação de Trânsito Aplicada; Papel Educador do Agente; Psicologia Aplicada; Ética e Cidadania; Língua Portuguesa; Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional. Os módulos são ministrados por profissionais da Emdec e da Guarda Municipal, com ampla experiência e/ou formação na área. 

 

 

Advertisement

Para serem credenciados como agentes de trânsito, os guardas municipais precisam apresentar frequência mínima de 75% e aproveitamento de 70% nas avaliações finais de cada módulo. 

 

 

Advertisement

A Semutran 2021 se estende até o dia 1º de outubro. A programação completa pode ser acessada no endereço eletrônico www.emdec.com.br/semutran2021. 

 

 

Advertisement

Histórico 

 

 

Advertisement

A capacitação dos GMs foi iniciada em 2015, quando a Emdec/Setransp e a GM assinaram um termo de cooperação. Na época, 90 guardas municipais foram capacitados em temas relacionados à Mobilidade Urbana, Sistema Nacional de Trânsito, Sinalização Viária, Operação e Fiscalização de Trânsito, Identificação da Infração, Preenchimento de Auto de Infração de Trânsito (AIT) e Desenvolvimento Comportamental. 

 

 

Advertisement

Em janeiro de 2020, foram realizadas mais duas capacitações, a fim de atualizar 24 guardas municipais formados em 2015 para operação do Talonário Eletrônico. Isso foi necessário porque as autuações deixaram de ser realizadas manualmente e passaram a ser registradas por aplicativo.  

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare