Connect with us

Geral

Segunda edição da blitz educativa da Campanha 3Rs reuniu cem motociclistas

imagem 109

Cem motociclistas participaram da segunda blitz educativa da Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), na tarde desta sexta-feira, dia 12 de novembro, na Avenida Theodureto de Almeida Camargo. A iniciativa visou orientar os participantes sobre comportamentos seguros no trânsito, para evitar acidentes e preservar vidas. 
Segundo o secretário de Transportes, Vinicius Riverete, a campanha é fundamental para conscientizar não somente os motociclistas, mas também outros segmentos envolvidos no trânsito, como pedestres e motoristas, que podem causar acidentes com motos. “O importante é que a sociedade abrace e entenda que é uma responsabilidade de todos”, destacou. 
O aumento da frota de motocicletas na cidade é um ponto de atenção. O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Ayrton Camargo e Silva, explica que a ação visa evitar que o índice de acidentes também aumente. “É um trabalho baseado em prevenção e educação, para mudar comportamentos”, explicou. 
Para esclarecer dúvidas e dar orientações, a equipe da Emdec esteve presente, com agentes da mobilidade urbana e a equipe de Educação para a Mobilidade.
A Guarda Municipal (GM) e o Corpo de Bombeiros também informaram os presentes sobre comportamentos seguros no trânsito. Houve canalização nos dois sentidos da via, com o apoio da GM, para estimular a participação dos motociclistas que passaram pelo local. 
A concessionária Rota das Bandeiras apoiou a ação, e distribuiu kits de lanche e adesivos refletivos para capacetes. A Liga do Trauma da Unicamp também esteve presente, demonstrando como são feitos os primeiros socorros em acidentes, para que os motociclistas saibam como agir. 
Motociclista há cerca de dez anos, o técnico mecatrônico Paulo Henrique Pádua participou da ação. Ele contou que usa o veículo para ir ao trabalho e que já presenciou acidentes, assim como já caiu de moto, mas sem gravidade. “Achei bem importante para a gente que está no dia a dia na rua, que muitas vezes presencia atos como esse. É importante a gente saber que isso pode salvar vidas”, avaliou sobre o treinamento para primeiros socorros. 
De caráter intersetorial, a campanha é coordenada pelas secretarias de Transportes (Setransp), de Saúde e de Segurança Pública; pela Emdec, além de organizações e parceiros privados. A iniciativa visa conscientizar e mobilizar motociclistas para a prevenção de acidentes envolvendo este segmento. A primeira blitz educativa aconteceu no dia 5 de novembro, na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), com a abordagem de 350 motociclistas. 
Campanha 3Rs 
Lançada no dia 4 de novembro, a Campanha 3Rs convida a sociedade a respeitar as regras de trânsito, repensar comportamentos adotados nas vias e reduzir a velocidade. O alto índice de acidentes envolvendo motociclistas, registrado em 2021, ligou o alerta. Os motociclistas representaram 48% dos acidentes fatais, registrados entre os meses de janeiro e agosto. Foram 45 vidas de motociclistas perdidas, sendo 22 acidentes registrados nas vias urbanas e 23 nas rodovias. 
Diversas peças de comunicação serão levadas às ruas e a canais digitais para disseminar as mensagens da campanha e preservar vidas no trânsito. Outra importante iniciativa será a implantação de área de acomodação para motos em dez cruzamentos que registram alto índice de acidentes. Faixas de retenção serão sinalizadas para que os motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos nos semáforos. A fase atual é de vistoria técnica dos locais para implantação a partir de dezembro. 
Para saber mais, acesse o hotsite da campanha (www.emdec.com.br/Campanha3Rs), que descreve toda a proposta e disponibiliza as peças educativas para download.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare