Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Secretários prestigiam Palácio do Papai Noel, já aberto ao público

Com a presença de representantes da Prefeitura de Campinas, foi inaugurado oficialmente na tarde desta quinta-feira, 6 de dezembro, o Palácio do Papai Noel, uma das principais atrações natalinas da cidade. Com o tema “Natal da Alegria”, o lindo local poderá ser visitado gratuitamente pela população entre esta sexta-feira, 7 de dezembro, e o dia 23 deste mês. As estimativas são de que 30 mil pessoas irão conhecer o Palácio do Papai Noel, 10 mil a mais que em 2017.
Duas horas antes de chegar ao Palácio, o Papai Noel da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL) desfilou em carro aberto pelas principais vias da região central de Campinas. Às 17h30, encerrado o tour, o “Bom Velhinho” chegou à sua caprichada residência, que fica no Palácio da Mogiana, com entrada pela Rua Visconde do Rio Branco, 468, esquina com General Osório. A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas.
Embalada por lindas canções natalinas, a inauguração teve a participação do Coral Infantil Alegria, sob a regência do maestro Daniel e formado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Luiza Pompeu de Camargo. Com a chegada do Papai Noel, a presidente da ACIC, Adriana Flosi, deu as boas-vindas à principal estrela do dia e agradeceu a presença do público presente.
Representando o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, destacou a beleza da decoração e a iniciativa em conjunto com as entidades que representam o comércio de Campinas. “A Prefeitura valoriza muita esta parceria e tenho certeza que a população vai adorar, principalmente as crianças, pois o Palácio está muito bonito, é um lugar maravilhoso, com o resgate histórico deste prédio. Ficamos muito felizes com este presente, falando em nome da cidade como representante do prefeito. Que todos tenhamos um santo Natal”, disse André von Zuben.
O secretário de Cultura, Ney Carrasco, também elogiou a decoração dos espaços internos do prédio e reforçou a realização de outras ações culturais na região central da cidade neste mês de Natal. Também estiveram presentes o secretário de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, a diretora de Turismo, Alexandra Caprioli, e representantes de outras secretarias.
Ambientes lúdicos
O Palácio do Papai Noel ocupa 320 metros quadrados no Palácio da Mogiana. O público poderá conferir nove ambientes, em um percurso com duração aproximada de 20 minutos. Após cruzar o Portal do Palácio do Papai Noel, na entrada principal, no térreo, os soldadinhos de chumbo encantam quem chega ao local. Logo após o primeiro lance da escada, na entrada do Palácio, meia dúzia de papais-noéis chega de balão.
Na sequência, passando a recepção, o visitante entra na Sala da Neve, com um túnel branco; em seguida, na Sala dos Ursos no Piquenique na Floresta e Túnel Verde; depois, na Sala do Trono do Papai Noel, e na sequência, vai ao hall da saída, quando encontra, na área externa, uma árvore natalina, de cinco metros de altura.
Ainda com o intuito de proporcionar momentos de muita alegria e confraternização às famílias, o trecho da Rua Visconde do Rio Branco, em frente ao Palácio do Papai Noel, estará interditado e equipado de mesas e cadeiras para a degustação de comida e bebidas em barracas de empreendedores integrados ao programa Economia Solidária, da Secretaria de Trabalho e Renda da Prefeitura de Campinas.
Patrimônio
Construído em 1891 pela Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, a edificação que agora abriga o Palácio do Papai Noel é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).
O edifício em estilo eclético foi sede da companhia ferroviária até a década de 1960. O projeto conta com escadarias e hall de entrada revestidos com mármore e elementos decorativos relacionados diretamente à atividade comercial da empresa Mogiana, como rodas de locomotiva e ramos de café.
Serviço
Palácio do Papai Noel da ACIC
Quando: 7 a 23 de dezembro
Onde: Palácio da Mogiana. Entrada na Rua Visconde do Rio Branco, nº 468, esquina com rua General Osório, no Centro.
Horários: segunda a sexta, das 11h às 21h; sábado e feriados, das 10h às 17h; domingo, das 10h às 14h (exceto dia 9 – fechado)
Horários especiais: sexta (21), das 11h às 22h; sábado (22), 10h às 22h; domingo (23), das 10h às 17h
Quanto: gratuito