Connect with us

Geral

Secretaria de Saúde divulga dados da dengue em Campinas desde janeiro

imagem 176

A Secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira, 19 de outubro, os novos dados da dengue em Campinas. Desde janeiro, foram notificados 2.298 casos da doença no município, sem óbitos. A incidência é de 185 ocorrências para cada 100 mil habitantes.
As regiões Sudoeste e Sul do município são as que têm mais registros, com 620 e 477, respectivamente. Na sequência estão as regiões Leste, com 463; Norte, com 440; e Noroeste, com 298.
A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença por meio do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses. Cada cidadão, porém, precisa fazer a sua parte, destinar corretamente os resíduos e cuidar dos seus espaços, para evitar criadouros. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), 80% dos criadouros estão dentro dos domicílios. Por isso, alerta o Comitê, a luta contra o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, exige a contrapartida de toda a sociedade.
Para acabar com a proliferação do mosquito, os vasos de plantas aquáticas devem ter a água trocada semanalmente e os pratinhos dos vasos devem ser eliminados. Também é preciso remover latas, pneus e outros objetos que possam acumular água. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e limpar a calha. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados, assim como os ralos.
Comitê
O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses reúne 14 secretarias: Secretarias Municipais de Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Recursos Humanos; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Também participam a Defesa Civil, o Serviço 156, a Rede Mário Gatti e a Sanasa. O comitê planeja continuamente as atividades de combate à dengue, ao zika vírus e à chikungunya em Campinas.
Mais informações

O hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br traz mais informações e mostra como colaborar no combate ao Aedes aegypti.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare