Connect with us

Indaiatuba

Secretaria de Esportes faz o balanço das atividades realizadas em 2017

Publicado

em

Foto: Arquivo- Eliandro Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Esportes de Indaiatuba, comandada pelo secretário, Marcos Antônio de Moraes, conhecido como Marquinhos, visa possibilitar o acesso à atividade física, buscando uma melhoria na qualidade de vida do munícipe, através de programas que abrangem a população a partir dos 6 anos. A pasta mantém programas permanentes como: Esporte Cidadão, Lazer Esportivo e Esporte Competitivo. Além desses, esse ano foi iniciado o projeto ‘Juventude Esportiva’. Atualmente a Secretaria oferta 40 modalidades em 19 núcleos esportivos.

De acordo com o secretário da pasta esse foi um ano muito positivo e de grandes conquistas. “Conseguimos idealizar o programa juventude esportiva e também recebemos diversos eventos no Velódromo Municipal. Nosso trabalho visa levar qualidade de vida ao cidadão por meio do esporte, promovendo saúde e bem-estar. Além disso, temos o objetivo de fortalecer nossos atletas competitivos para tornar o município uma potência no esporte regional, sendo assim, estamos caminhando para isso, esse ano fomos os campeões dos Jogos Regionais no quadro de medalhas e competimos os Jogos Abertos pela primeira vez na primeira divisão, conquistando mais de 200 medalhas nos dois eventos”, explica Marquinhos.

Com a finalidade de estimular e democratizar a atividade esportiva e a convivência entre a comunidade, a Secretaria Municipal de Esportes e a ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto) oferecem o programa Esporte Cidadão. Atualmente com 7.275 inscritos. Inserido na Lei de Incentivo ao Esporte, como manifestação Educacional, este projeto abrange todo o município com acessibilidade em 19 núcleos esportivos, em 20 modalidades esportivas e uma equipe de professores e coordenadores empenhados em desenvolver e organizar atividades para atender cada vez mais e melhor. O Esporte Cidadão atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, com turmas de 20 a 30 alunos em 2 aulas semanais, 3 faixas de idade: 06 a 08 anos; 09 a 11 anos e 12 a 15 anos.

O Lazer Esportivo da Secretaria de Esportes visa propor benefícios à saúde física e mental para pessoas a partir dos 16 anos, incluindo a terceira idade, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida; democratizar o acesso às práticas esportivas e de lazer e universalizar o direito social ao esporte e ao lazer. Esse ano o atendimento do Lazer Esportivo aumentou de 6.500 para 8.500 alunos em 19 núcleos esportivos e mais de 10 modalidades esportivas. Os alunos do Lazer também são engajados em ações sociais e periodicamente se organizam para colaborar com entidades da cidade. Este ano, foram arrecadas e doadas 79 mil fraldas geriátricas para o Funssol e demais entidades sociais. São realizados igualmente eventos especiais, como o Programa ‘Ginástica no Parque’, realizado no Barco do Parque Ecológico, com aulas gratuitas ao ar livre para a população.

O setor de Esporte competitivo é responsável pela logística de competição das equipes representativas do município em eventos de âmbito municipal, regional, estadual, nacional e internacional. Atualmente apoia de maneira direta 26 modalidades esportivas e 856 atletas.

Os objetivos para o Esporte Competitivo é: Fornecer apoio logístico para a participação em campeonatos representando a cidade; Treinamento e aperfeiçoamento técnico para os professores; Aumento do atendimento das modalidades já existentes na Secretaria de Esportes; Criar e equipar espaços específicos para o desenvolvimento das modalidades; Ampliar a parceria da iniciativa privada com a Secretaria de Esportes.

Com o objetivo de oferecer aos adolescentes e jovens de 16 a 21 anos de Indaiatuba a prática de esportes de forma orientada, estimulando uma reflexão na sociedade sobre os aspectos de saúde e qualidade de vida; proporcionando a participação, integração entre as comunidades, o acesso ao esporte, lazer, além do aprendizado e desenvolvimento motor, social, ético e moral.

Dar a oportunidade aos jovens de participarem dos projetos esportivos da secretaria, oferecendo diversas atividades para população conforme sua preferência, de acordo com o número de vagas disponíveis. Este projeto abrange todo o município com acessibilidade em 10 núcleos esportivos e atende atualmente 500 pessoas em 14 modalidades esportivas.

A Prefeitura de Indaiatuba o I Circuito Esportivo Jovem. O evento está dentro do calendário esportivo do Projeto Juventude Esportiva da Secretaria de Esportes que atende adolescentes e jovens de 16 a 21 anos com aulas em 14 modalidades esportivas em 10 núcleos esportivos da cidade. O Circuito contou com atividades como: voleibol; basquete; handebol; capoeira; corrida; futebol de campo; futsal; karatê; jiu-jitsu; ginástica de trampolim; ginástica geral e tênis de campo.

Também com o foco de melhoria e padronização, foi criada a Coordenação Pedagógica, direcionada à implantação de processos didáticos de aperfeiçoamento contínuo e treinamento a toda a equipe da Secretaria de Educação. Entre os programas desenvolvidos, estão capacitações em parceria com a Unifesp e a USP. Atualmente são 500 inscritos.

Desempenho

Indaiatuba concluiu sua participação na 61ª edição dos Jogos Regionais de Americana, campeã do quadro geral de medalhas, com 193 premiações, sendo 104 ouros, 67 pratas e 22 bronzes, à frente de Campinas com 160 medalhas. Na classificação por pontos, a equipe indaiatubana ficou em segundo lugar, com 166 pontos. A primeira colocação foi de Campinas com 181 pontos. Com o resultado a equipe de Indaiatuba subiu três posições em relação ao ano anterior, alcançando a melhor participação em termos de resultados da história. A competição aconteceu em Americana entre os dias 11 e 21 de julho.

A participação de Indaiatuba no 81º Jogos Abertos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni foi memorável. O município estreou na primeira divisão e conquistou 103 medalhas no total, sendo 41 ouros, 34 pratas e 28 bronzes, ficando em 5º lugar no quadro de medalhas da primeira divisão. Na classificação geral de municípios, que incluiu a primeira e segunda divisão, Indaiatuba concluiu no 14º lugar, com 88 pontos, entre os 145 municípios que pontuaram.

Cerca de 240 atletas de Indaiatuba foram inscritos em 14 modalidades (12 oficiais e 2 extra-oficiais, com o Supino e Tiro com Arco) na 81ª edição dos Jogos realizada pela primeira vez por meio de convênio entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) e um grupo de municípios, no caso, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC formados pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires, que sediaram as competições que aconteceram de 15 a 25 de novembro.

Indaiatuba recebeu a 67ª Prova Ciclística 1º de Maio que é uma das mais tradicionais provas do país. Pela primeira vez um atleta de Indaiatuba venceu na categoria elite: Endrigo da Rosa Pereira ( Secretaria de Esportes de Indaiatuba/ADI). A disputa que reuniu atletas federados e não federados, de diversas categorias, foi realizada pela FPC (Federação Paulista de Ciclismo) e Prefeitura de Indaiatuba. O destaque foi para a Elite e Júnior, masculino e feminino, que contaram pontos para o ranking da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).

A equipe de natação da Associação Paralímpica de Indaiatuba (Apin)/Secretaria Municipal de Esportes/ADI participou da 3ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. Doze recordes brasileiros foram quebrados na fase final do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação Paralímpica. A equipe da Secretaria de Esportes terminou como grande vencedora somando 782 pontos deixando o Praia Clube, de Uberlândia em segundo com 445 pontos e o Vasco da Gama em terceiro com 229 pontos.

Contando com 88 clubes a equipe indaiatubana conseguiu garantir o título geral da competição conquistando 62 medalhas (24 ouros, 24 pratas, 14 bronzes) e um recorde brasileiro com o atleta Augusto Groppo, na prova dos 200 metros livre, categoria S1.

No Mundial de Natação Paralímpica a equipe de Indaiatuba conseguiu aumentar suas conquistas internacionais. No Mundial INAS (Aguascalientes) – Felipe Caltran e o técnico Júlio Pistani estiveram compondo a equipe brasileira. Obtiveram 5 medalhas de ouro e 3 recordes mundiais por equipes.

Mundial IPC (Cidade do México) atletas: Cecília Araújo, Raquel Viel, Felipe Caltran, Talisson Glock e o técnico Antônio Cândido representaram Indaiatuba na seleção e conseguiram nove medalhas (2 ouros, 2 pratas, 5 bronzes).

As meninas da equipe de Basquete em Cadeira de Rodas do Gaadin (Grupo de Apoio ao Amigo Deficiente de Indaiatuba), conquistaram o título do Campeonato Brasileiro, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O elenco das gladiadoras do Gaadin venceu na final a equipe do All Star Rodas, do Pará, por 59 x 45. Além do título, a atleta do Gaadin, Lia Soares foi a cestinha da competição com 197 pontos. As atletas Ana Aurélia e Mariana Pérez, também do elenco de Indaiatuba, foram eleitas as melhores jogadoras da categoria 3.5 e categoria 1, respectivamente.

Eventos Esportivos

Indaiatuba recebeu o Campeonato Interestadual de Pista, realizado pela Federação Paulista de Ciclismo e pela Confederação Brasileira de Ciclismo, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes. A disputa, com baterias nas categorias Elite, Júnior e Juvenil (masculino e feminino), marcou a primeira prova oficial do Velódromo Joaraci Mariano de Barros.

O Powerman Brasil, maior série de duathlon do mundo, reuniu cerca de 600 atletas de elite e amadores em busca das vagas oferecidas pela etapa brasileira ao Mundial de Powerman, que acontece todos os anos na Suíça.

Os atletas encaram 20 km de corrida (dividido em duas etapas de 10km cada) e 60 km de ciclismo na categoria Classic. Já na prova de Zofingen, a distância será maior, sendo 40km de corrida, com o primeiro estágio com 10km e o último 30km, e mais 150km de ciclismo. O evento foi montado dentro do Velódromo.

A Confederação Brasileira de Ciclismo e a Federação Paulista de Ciclismo realizou no final de novembro e início de dezembro o “Campeonato Brasileiro de Pista 2017”, no Velódromo Municipal de Indaiatuba. Este é o principal evento do calendário nacional de pista e conta com pontos válidos para Ranking Nacional, Classe CN, Ranking UCI.

O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) escolheu o Velódromo de Indaiatuba para promover dois Estágios Internacionais de Ciclismo, como parte do Programa do Curso de Esporte de Alto Rendimento da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Para isso, o IOB trouxe os treinadores europeus Steve Michael McEwen e Jean-Jacque Henry.

A Copa Reduzino Integração foi o primeiro campeonato amador que uniu as Ligas de Futebol amador de Indaiatuba. A competição reuniu 40 times, divididos em 4 grupos com 10 equipes e foram 17 rodadas até a definição do campeão que foi a Ponte Preta.

A arbitragem, troféus e medalhas foram concedidos pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba e teve a premiação de R$ 10 mil, divididos: R$ 5 mil para o time campeão, R$ 2 mil para a equipe vice-campeã e R$ 1 mil para o 3º colocado. Além de R$ 1 mil para a equipe mais disciplinada, R$ 500,00 para o artilheiro da competição e R$ 500,00 para o goleiro menos vazado, que foi oferecida pelo patrocinador máster do campeonato Reduzino Climatizadores.

O Velódromo Municipal de Indaiatuba também recebeu a 1ª Etapa da Copa Brasil de Paraciclismo de Estrada e Contra Relógio, realizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC). A edição é um dos principais eventos do calendário nacional e contou pontos para o ranking nacional. Setenta e um atletas de seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul), se inscreveram em 13 categorias nas quatro modalidades.

Obras de Infraestrutura para o Esporte

Centro de Iniciação ao Esporte

As obras em andamento também vão garantir novos espaços para a prática esportiva. O Centro de Iniciação ao Esporte é um deles. O ginásio está em construção no Centro Esportivo do Trabalhador e é resultado de um convênio com o Ministério dos Esportes. O projeto inclui quadra poliesportiva e arquibancada, academia no pavimento superior e demais dependências administrativas.

Reforma Pista de Skate

No início de maio uma equipe da Secretaria de Obras também iniciou a reforma da Pista de Skate localizada no Parque Ecológico, a obra foi entregue e o local reinaugurado no início de dezembro. Com melhorias propostas em projeto apresentado pela Askin (Associação dos Skatistas de Indaiatuba), a pista foi segmentada para atender as categorias iniciante, intermediária e avançada. Além da correção de alguns problemas nos halfs existentes e a montagem de novas rampas, os serviços que serão realizados no local ainda incluíram um reforço na iluminação e a reforma dos banheiros. Ao lado da entrada, a Prefeitura instalou uma Academia ao Ar Livre, que é a sexta unidade instalada no Parque Ecológico.

Ampliação XVI de Janeiro

A obra de ampliação das dependências esportivas da Associação Amigos de Bairro XVI de Janeiro está pronta. O projeto conta com a construção de quadra e piscina aquecida cobertas, vestiários e banheiros. Falta apenas a ligação definitiva de energia para a entrega oficial da obra.

XII de Junho

Outro destaque na área de esporte é o fechamento e construção de vestiários e arquibancada com 488 lugares na quadra da Associação XII Junho, no Jardim Morada do Sol. Uma quadra poliesportiva foi construída e todas as obras já foram concluídas em julho.

Cobertura de Piscina no Centro Esportivo

Também no Centro Esportivo do Trabalhador, a Prefeitura concluiu em agosto a cobertura de uma das piscinas usadas para aulas de natação. A proposta foi oferecer mais conforto aos alunos atendidos no espaço.

Ampliação de vestiários do Polo Esportivo do Rêmulo Zoppi

Este ano também foi entregue a reforma e ampliação dos vestiários da piscina do Polo Esportivo Rêmulo Zoppi. O projeto conta com 106 metros quadrados de construção, que inclui vestiários, sala de administração e sala de exame médico ao lado da piscina.

Reforma Pista de Bicicross

A Pista de Bicicross localizada no Parque Ecológico recebeu uma importante reforma. Além da reforma da sala de administração e dos banheiros, incluindo pintura, foi construída uma sala no local além da limpeza geral. A pista de terra recebeu reparos e os trechos pavimentados foram recapeados para correção de pontos que apresentavam desgaste e também para melhorias no traçado.

Indaiatuba

Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

Continue Lendo







Populares