Connect with us

Geral

Secretaria de Educação e Embrapa lançam 2º volume do Atlas Escolar da RMC

imagem 36

A Secretaria Municipal de Educação lançou, em parceria com a Embrapa Territorial, o segundo volume do Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que traz como tema a Agricultura na Região Metropolitana. O evento foi realizado na tarde desta segunda-feira (04/10), no Salão Vermelho. Também foi apresentada ao público a Pescoteca (repositório on-line onde são armazenadas as práticas docentes do Pesco). 

 

A cerimônia contou com a presença do prefeito em exercício, Wanderley de Almeida, do secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge, e do Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia na Unidade da Embrapa Territorial, José Gilberto Jardine. 

Advertisement

 

“O Pesco motiva os alunos a buscar conhecimento científico e até buscar uma carreira nessa área”, disse o prefeito em exercício. “Estamos colocando nas mãos dos alunos uma publicação de alta qualidade em termos de conteúdo escolar”, acrescentou Tadeu Jorge, referindo-se ao Atlas. 

 

Advertisement

O Pesco

 

O Pesco surgiu, em 2015, com a proposta de incentivar os alunos da rede municipal à iniciação científica. No primeiro ano do programa, foram atendidos 1.500 estudantes de 18 escolas municipais, que publicaram 28 pesquisas. Os números saltaram. Hoje são três mil alunos, 48 escolas e 70 trabalhos publicados. 

Advertisement

 

Anualmente, os professores se inscrevem em um curso oferecido pelo Pesco e após essa formação realizam pesquisas científicas com os alunos usando o Atlas como referência. Essas experiências são relatadas pelos professores e inseridas na Pescoteca, com o intuito de compartilhar as ideias com os colegas, inclusive de outras redes de ensino.

 

Advertisement

“Os participantes do Pesco tinham contato com os trabalhos realizados por meio do Fórum Estudantil de Pesquisa (FEP), mas não havia um ambiente virtual para abrigar e divulgar os trabalhos”, explicou a coordenadora da Embrapa no Pesco, Cristina Criscuolo. 

 

O repositório foi desenvolvido por especialistas da Embrapa Territorial, Embrapa Informática Agropecuária e Prefeitura Municipal de Campinas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e do Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa da Rede Municipal de Educação de Campinas.

Advertisement

 

Atlas Escolar

 

Advertisement

O primeiro volume do Atlas, publicado em 2015, traz dados diversos sobre a Região Metropolitana de Campinas (RMC). São informações históricas e econômicas de cada cidade, por exemplo. 

 

O segundo volume destaca as interações entre as atividades agropecuárias e o ambiente regional, como também, analisa os seis produtos agropecuários mais expressivos da região (produção animal, cana-de-açúcar, café, frutas, flores e hortas).

Advertisement

 

O atlas foi escrito por pesquisadores da Embrapa Territorial e professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas. As versões digitais dos dois volumes da publicação estão disponíveis na página da Embrapa Territorial (www.embrapa.br/territorial). Também podem ser acessadas em: 

 

Advertisement

Volume 1:

 

https://www.embrapa.br/territorial/busca-de-publicacoes/-/publicacao/988128/atlas-escolar-da-regiao-metropolitana-de-campinas

Advertisement

 

Volume 2:

 

Advertisement

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1089948/atlas-escolar-da-regiao-metropolitana-de-campinas

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare