Connect with us

Geral

Secretaria de Cultura participa de lançamento do Feverestival 2022

imagem 166

O Festival Internacional de Teatro de Campinas, o Feverestival, retorna neste ano com uma edição especial já agendada para o período de 3 a 10 de julho. Após suspensão por dois anos por conta da pandemia, o evento também marca o retorno aos encontros presenciais após o período mais crítico da covid-19. A programação, divulgada em um evento na manhã desta segunda-feira, dia 20 de junho, será realizada em diversos pontos da cidade e trará espetáculos adultos, para todas as idades, ações pedagógicas, shows, sarau, debate, encontros e muito afeto, prometem os organizadores do Núcleo Feverestival.

 

 

Advertisement

O lançamento do Feverestival foi realizado na manhã desta segunda-feira, com a presença da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli e dos diretores de Cultura, Gabriel Rapassi, e de Turismo, Eros Vizel. “Obrigada pela parceria. Estamos muito orgulhosos de estar junto a vocês neste projeto que vocês tocam com tanta garra e dedicação há tantos anos”, disse Alexandra Caprioli a Vini Silveira, Bruna Schroeder e Dudu Ferraz, todos do Núcleo Feverestival.

 

 

Advertisement

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é parceira com a correalização do evento junto ao Núcleo Feverestival. O núcleo é composto por Bruna Schroeder, Cauê Moreira, Dandara Lequi, Dudu Ferraz, Francisco Barganian, Lucas Michelani e Vini Silveira.

 

 

Advertisement

Programação

 

O Feveres, como é carinhosamente chamado, traz para esta edição o tema “Cultivar convívios” e apresenta uma programação diversificada com espetáculos adultos e para todas as idades, além de ações pedagógicas, shows, sarau, debate, encontros e muito afeto. A programação completa pode ser acompanhada no site https://www.feverestival.com.br/.

Advertisement

 

 

A 16ª edição em julho visa garantir um cenário sanitário que possibilite a presença física de artistas e plateia. “O encontro presencial é fundamental para a história do Festival, que está fortemente marcado pelo acontecimento e movimento que sua programação gera na cidade. O Feverestival acredita e difunde a perspectiva de que os afetos e encontros são transformadores de realidades e ferramentas de fomento às novas perspectivas de mundo”, afirmou o Núcleo Feverestival na divulgação do evento.

Advertisement

 

 

Desde 2003, o Feveres marca o calendário cultural de Campinas e consolidou-se como o principal festival de teatro da cidade. Criado e desenvolvido inicialmente no Distrito de Barão Geraldo, reconhecido polo teatral do município, o festival cresceu e se difundiu para outros cantos da cidade, criando diferentes formas de se relacionar com o público e com sua rede de apoiadores.

Advertisement

 

 

“Em 2022 celebramos a retomada gradual dos eventos culturais e queremos, de alguma forma, suprir a demanda da classe artística em busca de locais, festivais e eventos para voltarem a se apresentar e circular suas obras”, afirma a coordenação do Núcleo.

Advertisement

 

 

16ª edição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; produção da Território Produções Culturais e Núcleo Feverestival; correalização da Universidade Estadual de Campinas, Cocen (Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa), Lume Teatro (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp) e Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas.

Advertisement

 

Regional, nacional e internacional

 

Advertisement

 

Os artistas da cena selecionados para compor a programação deste ano do Feverestival foram escolhidos após uma convocatória que priorizou trabalhos do Estado de São Paulo. Entre eles, estão grupos da capital paulista, de Santo André, Botucatu e Franco da Rocha.

 

Advertisement

 

Além disso, o Feveres também convidou artistas de outras partes do País, Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG), que têm em seus currículos espetáculos que conversam diretamente com o eixo temático da edição.

 

Advertisement

 

A abertura do 16º Feverestival será no domingo, dia 3 de julho, com um dia inteiro de ocupação artística na Lagoa do Taquaral, com ações pedagógicas, sarau e contação de histórias. Este dia será encerrado com o Cortejo Abre-Alas realizado pelo LumeTeatro, parceiro do Festival, e artistas convidados da cidade de Campinas.

 

Advertisement

 

Nos dias que seguem, a programação passeia por apresentações de espetáculos adultos, infantis (“para todas as idades”), circenses, de rua, e festas com shows musicais no período da noite. Também haverá a presença de intervenções artísticas pelo Centro de Campinas.

 

Advertisement

Em todas suas edições, o Feverestival oferece ao público de Campinas a possibilidade de apreciar espetáculos internacionais. Neste ano, quem compõe a grade de programação é a artista argentina Andrea Ojeda (Periplo Compañía Teatral), com “Autopsia Lírica de Creso”.

 

 

Advertisement

No espetáculo, a protagonista, Andrea Ojeda, se prepara para realizar uma “biopsia in extremis” do homenzinho econômico. “Como ele chegou ao poder? Como construiu seu reinado?”, questiona. Nesta história de homens, as mulheres aparecem insistentemente. Nesta “fábrica de desastres” irá palpitar desesperadamente a pergunta: “Qual seria o movimento de ‘reação’ ou ‘repulsão’ que poderia nos levar a um novo ponto de equilíbrio?”, versa o grupo.

 

O espetáculo “Autopsia Lírica de Creso” será apresentado na Sala dos Toninhos (que vem aos poucos retomando suas atividades após paralisação por conta da pandemia), na terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de julho, com contribuição voluntária no chapéu.

Advertisement

 

Ocupar espaços

 

Advertisement

“Celebrar encontros, cultivar convívios e valorizar o território em que habitamos”, visa a organização do evento. O Feverestival, neste ano, optou por realizar uma edição mais condensada na região central de Campinas e traz para a programação a ocupação de diversos locais públicos como teatros, praças e parques.

 

 

Advertisement

O Teatro Municipal Castro Mendes, figura já carimbada em edições anteriores, receberá dois grandes espetáculos da edição: “Mirar: quando os olhos se levantam” (Coletivo Labirinto – São Paulo/SP) e “Nós” (Grupo Galpão – Belo Horizonte/MG). A Sala dos Toninhos também entra na programação juntamente com o SESI Amoreiras para receber os espetáculos adultos.

 

 

Advertisement

Além deles, o público também vai ver o Feveres em grandes parques da cidade, como o Taquaral e a Arautos da Paz, em praças, como a Carlos Gomes, Correia Lemos (em frente ao Castro Mendes), no Largo das Andorinhas e também na Escola Estadual “Carlos Gomes”.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare