Connect with us

Geral

Secretaria de Cultura lamenta morte de Teresa Aguiar e recorda carreira

imagem 117

A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas lamenta o falecimento de Teresa Aguiar, a Grande Dama do Teatro Campineiro. Ela faleceu na noite de terça-feira, 12 de abril, em São Paulo.
Teresa esteve no dia 23 de setembro em reunião com a secretária municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, e o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, a produtora cultural e atriz Ariane Porto, e Luíza Passim.
Homenageada com o título de Cidadã Campineira, Teresa Aguiar recebeu também a Medalha Carlos Gomes em reconhecimento ao seu trabalho. Também integrava a Academia Campineira de Letras e Artes, ocupando a cadeira Cacilda Becker.
Mestre em Artes, Teresa Aguiar nasceu em São Paulo, mas desenvolveu a maior parte da carreira em Campinas, onde fundou o Teatro de Estudantes de Campinas (TEC). Fundou também o “Rotunda”, primeiro grupo de teatro profissional do interior de São Paulo, e o primeiro curso de teatro no Interior paulista, no Conservatório Carlos Gomes.
Em 1984, ao lado de outros artistas, fundou o Teatro de Arte e Ofício (TAO), que funcionava como ponto de cultura dedicado à formação técnica nas áreas do audiovisual e artes cênicas. O TAO foi inaugurado por Paulo Autran.
No livro “Teresa Aguiar e o Grupo Rotunda – Quatro Décadas em Cena”, da autora Ariane Porto, o TAO é lembrado como um espaço aberto para todos, um abrigo para a experimentação, para o novo, para todas as formas de expressão artística.
No mesmo livro, Teresa declara: “Eu primeiro acredito no teatro da comunidade, teatro comunitário, seja ele onde for. Eu poderia ter ido embora de Campinas, de São Sebastião, para me dedicar apenas à minha carreira de ‘diretora’ em São Paulo, ‘fazer carreira’ como queriam que meu pai fizesse. E eu poderia ter sido uma ‘diretora muito famosa’ porque do meu ramo eu entendo. Mas eu acredito muito mais no resultado e na alteração que você pode fazer na comunidade através do teatro”. 
A Secretaria de Cultura e Turismo rende à Teresa Aguiar toda gratidão, admiração e homenagem. Nossas condolências à família e amigos. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare