Connect with us

Indaiatuba

Saúde faz aplicação de larvicida biológico no bairro Jardim João Pioli

Publicado

em

Foto: Eliandro Figueira RiC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Centro de Operações Contra a Dengue, realizou na manhã de hoje (29) dispersão do biolarvicida Vectobac® WG com bomba costal (bomba nas costas do aplicador) e por meio de veículo pick-up com o equipamento Mini Gerador de Aerossol UBV. O trabalho começou no bairro Jardim João Pioli e posteriormente será ampliado para outros bairros. Este ano ainda não há casos confirmados de Dengue em Indaiatuba, em 2020 foram 162 autóctones e 14 importados residentes.

O produto foi lançado em direção aos imóveis, para alcançar vários ambientes e situações que acumulam água e também criadouros de difícil acesso à equipe. Além disso foram instalados potes de controle para captar o biolarvicida aplicado para avaliar o seu alcance e o tamanho das gotas de larvicida que foi disperso pelo equipamento para saber a se a carga será letal para as larvas.

O ingrediente ativo de Vectobac® WG é composto de cristais proteicos e esporos, que aplicados na água são filtrados e ingeridos pelas larvas. Os cristais interagem com a parede intestinal das larvas, rompendo-as rapidamente, cessando sua atividade, ocasionando a morte das larvas em 24 horas, após a aplicação do produto.

A Dengue, Chikungunya e Zika Vírus estão entre os principais desafios à saúde pública no mundo. Na ausência de vacinas, a única alternativa conhecida para a prevenção é o controle do mosquito transmissor o Aedes aegypti. Dentre os métodos de controle existentes, o biológico utilizando cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti) vem se destacando pela sua eficiência e segurança na aplicação, altamente seguro ao homem, animais e ao meio ambiente com alta eficiência na mortalidade de larvas de mosquitos, aprovado para uso em água potável, recomendado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue e também pela Organização Mundial da Saúde.

A ideia principal é facilitar a aplicação do larvicida para atingir todos os imóveis percorridos pela equipe de Agentes Comunitários, englobando os trabalhados e não trabalhados, isto inclui imóveis recusados, sem ninguém no momento, desocupados para locações e vendas ou fechados por qualquer outro motivo; obtendo uma cobertura completa da área diminuindo a infestação de mosquitos, evitando que a equipe tenha que se deslocar novamente para a mesma área. Além disso a segurança do uso do produto torna a atividade mais fácil, uma vez que não é prejudicial ao homem nem ao meio ambiente e animais.

“O período de maior intensidade biológica do mosquito Aedes aegypti é entre outubro a abril, épocas de chuva e oferta de criadouros, sendo que o período dos casos confirmados da doença permanece entre janeiro a julho, com maior pico entre abril e maio. De acordo com esses dados as ações são ampliadas para evitar casos da doença no nosso município e solicitamos a colaboração da população para que façam uma vistoria em seus imóveis 10 minutos por semana em busca de possíveis criadouros e água parada, isto contribuirá para diminuir os riscos à saúde pública da sua comunidade e familiares, lembrando que estas doenças transmitidas pelo mosquito também matam e deixam sequelas graves”, explica o diretor do Centro de Operações Contra a Dengue, Ulisses Bernardinetti.

Indaiatuba

Secretaria de Esportes passa a operar do Velódromo a partir desta segunda (01)

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A secretaria municipal de Esportes, junto de seus representantes e o Prefeito Nilson Gaspar, oficializaram nesta segunda-feira (01) a mudança oficial de endereço, o destino escolhido foi o Velódromo Municipal Joaraci Mariano De Barros.

A mudança se deu para ampliar os serviços já existentes na secretaria de Esportes e também para trazer mais conforto aos profissionais que agora terão um prédio mais novo e tecnológico que atenderá melhor as demandas do Esporte da cidade. Existe ainda um projeto de reforma do antigo ginásio de esportes, mas devido à pandemia a obra deverá levar mais tempo para acontecer, até lá, as atividades devem acontecer normalmente, assim que for enviado um parecer favorável da secretaria de Saúde, que monitora o avanço da Covid-19 em Indaiatuba. Neste momento todos os projetos esportivos de lazer, educacional e competitivo estão suspensos.

Gaspar agradece profissionais do esporte

Em reunião com os professores também nesta segunda-feira (01) o Prefeito Nilson Gaspar, a Secretária de Saúde, Graziela Garcia e o Secretário Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, enalteceram os colaboradores da secretaria que desde julho prestam serviços à secretaria de Saúde no combate ao Novo Coronavírus.

Para Gaspar o momento ainda é delicado e requer atenção e empenho de todos os envolvidos: “Nós estamos passando por um momento muito complicado na saúde, não só em Indaiatuba, mas em toda região, onde temos a dificuldade de encontrar médicos intensivistas, e alguns insumos começam a ser encontrados com alguma dificuldade. Por isso precisamos dos professores do esporte que, desde julho foram e estão sendo fundamentais nesse trabalho contra o Coronavírus.”

Ao secretário Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, esse trabalho desenvolvido em conjunto com a saúde é digno de reconhecimento: “Indaiatuba é uma cidade diferenciada, onde todas as secretarias se juntam para trabalhar em prol da população e o esporte não é diferente, nós recebemos o pedido da saúde e logo resolvemos atender, porque sabemos que juntos podemos vencer e ir cada vez mais longes contra este inimigo invisível que tira a vida de muitas pessoas. Quero agradecer ao Superintendente da Fiec, Geraldo Garcia por ceder o auditório da unidade aqui no Jardim Regina para realizarmos essa reunião muito produtiva e digna de uma salva de palmas.”

A secretaria de Esportes passa agora a atender de segunda a sexta das 08h às 17h no Velódromo Municipal Joaraci Mariano De Barros, localizado na Rua Miguel Domingues, sem número.

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 315 / COVID-19 / segunda-feira, 01 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 01 de março, o registro de mais 63 casos positivos para Covid-19. Foram contabilizadas 446 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 386 tiveram resultado de negativo. Não ocorreu óbito nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, 15.044 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 14.632 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 357 evoluíram a óbito e 1.818 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 76 internados, dos quais 55 estão confirmados para Covid-19. Do total, 40 estão em leitos clínicos e 36 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 63%

Santa Ignês: 67%

UTI

Haoc: 100%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 50%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Saae fará Interligação programada no reservatório do jardim Marina nesta terça (02)

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação SAAE

O Saae informa que amanhã, terça-feira, 02 de março, fará uma interligação provisória da rede que abastece o reservatório do Jardim Marina para poder dar início em sua reforma. O serviço terá início às 7h com previsão de conclusão às 19h.

Poderá haver baixa pressão e desabastecimento nos bairros: Jd. Marina, Jd. Eldorado, Jd. Jequitibás, Jd. Umuarama, CDHU, Jd. Oliveira Camargo, Vl. Brizola, Jd. Califórnia, Jd.Pedroso, Paraiso, Jd. Mariana, Distrito Industrial Bartolomai e adjacências.

Recomendamos que para evitar desabastecimento nos imóveis os moradores economizem a água das caixas d’água. Mais informações poderão ser obtidas pelo serviço 0800 77 22 195 (24 horas de plantão) e pelo telefone 3834-9400.

Continue Lendo









<





Populares