Connect with us

Geral

Saúde atualiza profissionais sobre diagnóstico de arboviroses como dengue

imagem 137

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento Campo Grande participaram nesta terça-feira, 12 de julho, de atualização em arboviroses e diagnóstico diferencial. Cerca de 15 participantes, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistiram a palestra da médica Elda Aparecida Motta, da Vigilância em Saúde Noroeste. Na quinta-feira, às 15h, um novo grupo de profissionais participará da atualização. 
O objetivo, informa o supervisor da UPA, Abelardo Caballero Campos, é a atualização dos conhecimentos das equipes nos atendimentos de ocorrências de doenças causadas por arborírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.
Os sintomas são variados, inespecíficos e muito semelhantes. O desafio está não só no diagnóstico mais preciso, como também na rapidez dos resultados, fazendo com que o paciente comece, imediatamente, o devido tratamento. 
Além disso, por serem doenças de notificação compulsória, o diagnóstico diferencial é importante porque permite que a Vigilância Epidemiológica mantenha um monitoramento mais apurado dos locais onde elas estão ocorrendo. Esse conhecimento possibilita desencadear medidas preventivas.
A capacitação é uma atividade permanente nas unidades de pronto atendimento da Rede Mário Gatti e visa melhorar a qualidade da assistência e o atendimento à população.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare