Connect with us

Geral

Saúde atualiza dados de arboviroses em Campinas e dengue soma 9.865 casos

imagem 99 scaled

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira, dia 8 de julho, novos dados de arboviroses em Campinas. Entre 1º de janeiro e 7 de julho deste ano foram registrados 9.865 casos de dengue. No mesmo período foram confirmados nove casos de chikungunya (seis importados e três autóctones). Até o momento não houve registro de casos de zika. 

 

A região com maior incidência de casos de dengue é a Noroeste, com 1.209 infectados a cada 100 mil habitantes. Em seguida estão os distritos Sul, com 969 a cada 100 mil; Norte, com incidência de 951; Sudoeste, com 724 a cada 100 mil pessoas, e Leste, com 647. Neste ano, quatro pessoas morreram em decorrência da doença. As mortes aconteceram entre 5 e 30 de abril, sendo três em hospitais da rede privada e uma em outro município. 

Advertisement

 

O trabalho contra as arboviroses realizado pela Prefeitura é ininterrupto. De 1º de janeiro de 2020 a 31 de maio deste ano, as equipes de saúde realizaram 1.443.677 visitas a imóveis para controle de criadouros. No mesmo período, 415.732 construções localizadas em áreas de transmissões foram nebulizadas e 109.793 toneladas de resíduos foram recebidos nos ecopontos da cidade. Além disso, foram coletadas 54.166 toneladas de resíduos despejados irregularmente na cidade e 10.436 toneladas de resíduos foram recolhidas em ações cata-treco de janeiro de 2020 até 31 de maio de 2022. 

 

Advertisement

A luta contra as arboviroses exige envolvimento de toda a sociedade e cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa. 

 

 

Advertisement

Prevenção e sintomas

 

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

Advertisement

 

Os sintomas da dengue são febre alta, dores nas articulações, nos músculos, atrás dos olhos, dor de cabeça, náuseas, perda de apetite, manchas avermelhadas, entre outros. 

 

Advertisement

 

Comitê

 

Advertisement

Em 2015, a Prefeitura de Campinas criou o Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, que reúne 14 secretarias: Secretarias Municipais de Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

 

Também participam a Defesa Civil, o Serviço 156, a Rede Mário Gatti e a Sanasa. O comitê planeja continuamente as atividades de combate às arboviroses em Campinas.

Advertisement

 

No comitê, depois da discussão da situação epidemiológica da cidade, são desencadeadas as ações intersetoriais.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare