Geral
Saúde atualiza dados da pandemia de Covid-19 na cidade

A Secretaria de Saúde atualizou, nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, os dados da pandemia da Covid-19. A cidade conta com 64.379 casos da doença (452 a mais que ontem). Foram confirmadas mais 22 mortes, totalizando 1.734 óbitos.
Entre as mortes confirmadas estão 13 homens e nove mulheres, sendo que 19 pessoas tinham doenças preexistentes. Dezenove vítimas eram maiores de 60 anos e três eram menores. Um óbito é de janeiro; os demais aconteceram entre 2 e 8 de fevereiro.
Doses
Até o momento, Campinas aplicou 42.874 doses da vacina em profissionais da saúde, idosos e moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e idosos com 90 anos ou mais.
Nesta quinta-feira, a Prefeitura começa a vacinar os idosos com idade entre 85 e 89 anos. O agendamento está aberto e pode ser feito pelo hotsite vacina.campinas.sp.gov.br .
Sobre as vítimas
– Mulher de 62 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 2 de fevereiro.
– Homem de 72 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 2 de fevereiro.
– Homem de 73 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 2 de fevereiro.
– Mulher de 87 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 2 de fevereiro.
– Mulher de 92 anos. Não tinha comorbidades. Morreu dia 2 de fevereiro.
– Homem de 65 anos. Não tinha comorbidades. Morreu dia 4 de fevereiro.
– Homem de 68 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 4 de fevereiro.
– Mulher de 72 anos. Não tinha comorbidades. Morreu no dia 4 de fevereiro.
– Homem de 81 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 4 de fevereiro.
– Mulher de 87 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 4 de fevereiro.
– Homem de 89 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 4 de fevereiro.
– Homem de 88 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 17 de janeiro.
– Mulher de 85 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 5 de fevereiro.
– Homem de 89 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 5 de fevereiro.
– Homem de 50 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 6 de fevereiro.
– Homem de 62 anos. Tinha comorbidades. Morreu dia 6 de fevereiro.
– Homem de 68 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 6 de fevereiro.
– Homem de 43 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 8 de fevereiro.
– Homem de 46 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 8 de fevereiro.
– Mulher de 73 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 8 de fevereiro.
– Mulher de 74 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 8 de fevereiro.
– Mulher de 91 anos. Tinha comorbidades. Morreu no dia 8 de fevereiro.
Geral
Nova sinalização reforça variação de velocidade no Túnel Joá Penteado

Dando sequência ao processo de reforço da sinalização de trânsito em seis eixos viários que apresentam trechos onde a velocidade máxima permitida varia, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) implantou, nesta quarta-feira, 3, nova placa educativa no Túnel Joá Penteado e na Avenida Ruy de Almeida Barbosa.
O novo modelo de sinalização, desenvolvido pela Emdec, reforça a mudança da velocidade regulamentada nos trechos, por meio da mensagem educativa “A partir desse ponto, 50 km/h”. O projeto tem como objetivo ampliar a segurança viária e estimular o cumprimento da velocidade regulamentada em cada trecho.
“Ao desenvolver a sinalização educativa, buscamos intensificar a comunicação ao motorista, prevenir acidentes e preservar vidas no trânsito”, destaca o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.
Por se tratar de um trecho em curva, a sinalização na entrada do Túnel Joá Penteado foi reforçada, com placa indicando a velocidade máxima permitida de 40 km/h, no sentido Centro-bairro. Já no sentido bairro-Centro, a placa reforça a redução da velocidade permitida em vigor, de 60 km/h para 50 km/h. Pelo Túnel Joá Penteado e pela Avenida Ruy de Almeida Barbosa circulam, em média, 20,4 mil veículos diariamente.
“Na entrada e na saída do túnel, ocorre transição de luminosidade em curto espaço de tempo. Em razão disso, o alerta aos motoristas tem o intuito de ampliar a segurança viária”, explica Camargo e Silva.
A primeira fase do projeto contempla seis eixos viários, que possuem equipamentos de fiscalização eletrônica (radares) e expressivo fluxo de veículos diário (Volume Veicular Diário – VDM). A primeira via a receber a nova sinalização foi a Avenida Lix da Cunha (sentido bairro – Centro), no último dia 24 de fevereiro. Instalada após a Estação de Transferência Alberto Sarmento, a nova placa indica a redução da velocidade máxima em vigor, de 70 para 60 km/h. A medida amplia a segurança na via expressa para motoristas do tráfego comum e do sistema de transporte público.
As implantações serão semanais. Confira os próximos pontos que serão contemplados com a nova sinalização:
– 10/mar | Avenida Luís Smanio / Avenida Theodureto de Almeida Camargo (sentido Taquaral):
Nova placa alertará sobre a redução da velocidade permitida já existente, de 60 para 50 km/h.
A Avenida Theodureto de Almeida Camargo conta com uma ciclovia. O alerta visa ampliar a segurança na convivência entre o tráfego comum e os ciclistas.
VDM: Av. Luís Smanio – 18,7 mil veículos/dia | Av. Theodureto de Almeida Camargo – 21,6 mil veículos/dia.
– 17/mar | Avenida Comendador Aladino Selmi – CDHU (ambos os sentidos):
Nova placa indicará a redução da velocidade de 60 para 50 km/h, já em vigor.
O alerta considera a existência de cruzamentos semaforizados, travessias de pedestres e pontos de ônibus do sistema de transporte público.
VDM: 28,3 mil veículos/dia
24/mar – Rodovia Heitor Penteado / Avenida Dr. Antônio Carlos Couto de Barros (sentido Sousas):
Nova placa será instalada na altura do Clube de Cultura Artística, reforçando o ponto em que a velocidade máxima cai de 70 para 60 km/h.
O objetivo é destacar a transição do eixo rodoviário para o eixo urbano. Além disso, ampliará a segurança para os frequentadores do clube.
VDM: Rod. Heitor Penteado – 23,5 mil veículos/dia | Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros – 14,6 mil veículos/dia.
31/mar – Avenida Antônio Carlos Salles Júnior / Avenida Princesa D’Oeste (ambos os sentidos):
Nova placa será instalada na altura do Centro Cultural Louis Braille, indicando o ponto da redução da velocidade máxima permitida de 60 para 50 km/h, já existente.
O alerta aos motoristas leva em conta a presença de cruzamento semaforizado e a circulação de pessoas com deficiência visual.
VDM: Av. Antônio Carlos Salles Júnior – 17,5 mil veículos/dia | Av. Princesa D’Oeste – 55,4 mil veículos/dia.
Os Volumes Veiculares Diários consideram a média de dias úteis de períodos típicos (sem flutuações) relativos aos meses de setembro, outubro e novembro de 2019.
Segunda etapa
Outros três eixos viários serão contemplados com a nova sinalização, numa segunda etapa do projeto, a partir de abril. São pontos que contam com ciclovias ou ciclofaixas, ou seja, onde existe a convivência entre o tráfego comum e ciclistas: Avenida Cônego Antônio Roccato / Avenida Sylvia da Silva Braga; Avenida Washington Luiz; e Avenida Magalhães Teixeira / Avenida Celso Silveira Resende.
Geral
Emdec implanta semáforos na região da Vila Mimosa

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ativará novos conjuntos semafóricos no cruzamento entre a Avenida Senador Antônio Lacerda Franco com a Avenida Adão Focesi e a Rua das Dálias, na região da Vila Mimosa. Os equipamentos entrarão em operação a partir das 10h da próxima quinta-feira, dia 4 de março.
“Essa é mais uma ação embasada em nossos estudos técnicos. O nosso principal objetivo é de aumentar a segurança viária, ordenando o tráfego de veículos e favorecendo a travessia de pedestres. Com isso, pretendemos que a circulação na região seja mais segura e fluida”, enfatiza o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.
O volume médio diário de tráfego no local é de 12 mil veículos. Além dos novos semáforos, o entorno recebeu revitalização da sinalização viária, com placas de regulamentação e advertência, pintura de faixas de pedestres, retenções e ilha para a instalação das colunas semafóricas.
O novo ordenamento do trânsito é uma parceria com contrapartida de empreendimento habitacional de interesse social instalado no local. A região proporciona acessos para bairros populosos, como Jardim do Lago, Campos Elíseos e Novo Campos Elíseos. Também possibilita conexões com as avenidas das Amoreiras, Ana Beatriz Bierrembach e Presidente Juscelino; e para as rodovias Santos Dumont (SP075) e Anhanguera (SP330). Além de possuir diversos atrativos, como empreendimentos comerciais e industriais.
No sistema de transporte público coletivo municipal, as linhas 122 (Terminal Vida Nova / Campinas Shopping) e 416 (Jardim do Lago / Corredor Central) também circulam pelo local.
A Emdec investiu R$ 94,4 mil na implantação semafórica. Durante os primeiros dias de operação, técnicos da Emdec monitorarão a operação dos novos equipamentos, com o objetivo de verificar a necessidade de eventuais ajustes.
Geral
Transposição da John Boyd pela Transamazônica é liberada nesta quarta

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) libera ao tráfego de veículos a transposição da Avenida John Boyd Dunlop (JBD) pelas vias Transamazônica e Padre João Batista de Carvalho, nesta quarta-feira, dia 3 de março. As travessias foram interditadas em dezembro para obras de implantação do Corredor BRT Campo Grande. Os trabalhos no local foram agilizados e a liberação, que estava prevista para o dia 15 de março, foi antecipada em benefício da fluidez viária na região.
Com a liberação, os motoristas voltam a atravessar a JBD, pelas vias mencionadas, para acesso aos sentidos opostos da avenida. A medida também permite a transposição entre os bairros Jardim Garcia e Jardim Campos Elíseos.
O trecho de cerca de 700 metros da Avenida JBD, entre as vias José dos Santos (Jardim Aurélia) e Transamazônica (Jardim Garcia), recebeu implantação de pavimento de concreto, ligando-se às faixas exclusivas entregues em 2020. Também houve requalificação das faixas dedicadas ao tráfego comum – já liberadas para circulação – e ampliação das pistas marginais sob a Rodovia Anhanguera (SP-330).
A velocidade máxima permitida no trecho é de 50 km/h. Futuramente, a Avenida Transamazônica receberá a construção de uma passagem sobre a Avenida JBD, que eliminará um ponto de cruzamento em nível e ampliará a fluidez viária no trecho.
Transporte público
Duas linhas do sistema de transporte público coletivo, que vinham cumprindo desvio no Jardim Londres para acessar o sentido Centro da Avenida JBD, retomam o itinerário original pela Avenida Transamazônica. São elas: 240 (Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro) e 249 (Jardim Flamboyant / Parque dos Eucaliptos). Juntas, elas atendem, atualmente, cerca de 8 mil usuários por dia.
Cerca de 43 mil usuários de outras 14 linhas que circulam na região foram beneficiados com a reconfiguração viária do trecho. Circulam pelas marginais as linhas 116, 134, 210, 211, 214, 230, 231 e 241. Circulam pelo corredor exclusivo as linhas 212, 221, 222, 223, 224 e 229.
Os pontos de ônibus localizados no trecho não serão alterados. A região conta com as estações BRT Aurélia e Jardim Garcia.
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