Connect with us

Geral

Saúde aplicou mais de 25,8 mil doses das vacinas contra pólio e sarampo

imagem 106

Na primeira semana da Campanha de Vacinação contra pólio e sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas aplicou mais de 25,8 mil doses das duas vacinas. Deste total, 13 mil doses imunizaram crianças contra pólio e outras 12,8 mil contra sarampo. Os dados referem-se às vacinas aplicadas de 4 a 9 de agosto. 

 

Para o próximo sábado, 18, está previsto o segundo Dia D da Campanha. Na ocasião, todos os centros de saúde e outros postos volantes estarão abertos para vacinar as crianças.

Advertisement

 

A campanha segue até 31 de agosto e é voltada para crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias, mesmo que a carteira de vacinação esteja atualizada.

 

Advertisement

“Este ano a vacinação será feita de forma indiscriminada, em que todas as crianças desta faixa etária serão imunizadas, mesmo as que já estão com esquema vacinal completo. A campanha contra a poliomielite e o sarampo é uma oportunidade adicional para atingir crianças não vacinadas ou aquelas que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento”, afirma a diretora do Devisa, Andrea von Zuben.

 

A meta é vacinar 95% das 56.790 crianças nesta faixa etária. Para receber as doses, é preciso levar documento e carteira de vacinação. Além dos Dias D, durante a semana, as vacinas estão disponíveis em todos os centros de saúde.

Advertisement

 

Em julho, a Secretaria de Saúde de Campinas fez um alerta para os casos de sarampo no Brasil e chamou a atenção das pessoas para a vacinação.

 

Advertisement

Sarampo

 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro. É extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pessoas de qualquer idade podem contrair a doença.

Advertisement

 

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Atualmente, empreende esforços para manter o certificado, já que o país registrou surtos e casos isolados da doença. Campinas não tem registros de sarampo. No entanto, existe a necessidade da vacina, já que há casos confirmados em outros locais.

 

Advertisement

Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e no Amazonas. Além disso, alguns casos isolados foram identificados nos estados de Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Pará, Rondônia e São Paulo. O reaparecimento da doença está relacionado às baixas coberturas vacinais no País. Em Campinas, dados parciais de 2018 mostram que a cobertura da primeira dose da vacina (tríplice viral) está por volta de 96,09%, já a segunda dose, em 77,7%.

 

No mundo, há registros de casos de sarampo em alguns países da Europa e das Américas.

Advertisement

 

Os sintomas do sarampo são:

 

Advertisement

Poliomielite

 

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), três países ainda são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão). O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare