Connect with us

Geral

Saúde alerta grávida e puérpera sobre necessidade da vacina contra Covid

imagem 65

A Secretaria Municipal de Saúde alerta as grávidas e mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias (puérperas) para agendarem a vacinação contra a Covid-19. Até a manhã desta quarta-feira, 9 de junho, 3.026 tinham feito o agendamento. A estimativa, que leva em consideração a média de mil nascimentos mensais, é que esse grupo prioritário seja formado por cerca de 10 mil mulheres em Campinas.

 

 

Advertisement

 

 

O ginecologista e obstetra André Pampanini Melo, coordenador municipal do Comitê de Mortalidade Materno Infantil e Fetal de Campinas, observa que a gestação é importante na vida da mulher e que, além do pré-natal, a vacina representa nesse momento um ato de amor da mulher com o bebê.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

As grávidas e puérperas em Campinas estão sendo imunizadas com a vacina da Pfizer que, segundo o médico, é segura. “Elas devem agendar a vacinação e se imunizar, além de adotar as medidas de distanciamento e sanitárias como o uso de máscara e álcool em gel”, afirma.

 

Advertisement

 

 

Melo lembra que a gestação induz o organismo a um estado mais suscetível às infecções virais e, portanto, mais suscetíveis à Covid-19.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

“Estudos comparando o comportamento da Covid em mulheres no ciclo gravídico puerperal com mulheres não grávidas apontam que as gestantes apresentam maior risco de desenvolver quadros graves da doença. Elas têm risco maior de internação, de intubação, de parto antecipado e operatório, de associação de hipertensão na gestação e maior risco para casos graves que levam à morte a gestante e o bebê”, afirma.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Melo observa que uma análise dos dados públicos no sistema de notificação mostra aumento importante da mortalidade materna no País por Covid-19. Em 2020, foram 10 mortes maternas por semana e, em 2021, foram 38. “A mortalidade materna semanal aumentou 283% enquanto a da população em geral teve um aumento de 105%, o que confirma dados mundiais de que gestantes são grupo de maior risco para intubação, internação em UTI e óbito”, afirma.

 

 

Advertisement

 

 

O agendamento deve ser feito no site: https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/covid-19. No dia marcado, além de documento com foto, comprovantes de endereço e do agendamento, as grávidas deverão apresentar o cartão do pré-natal e as puérperas, a certidão de nascimento do bebê.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare