Connect with us

Geral

Saúde abre agendamento de vacina contra Covid-19 para novos grupos

imagem 62

Campinas abre nesta terça-feira, 11 de maio, a partir das 10 horas, o agendamento para vacinação contra a Covid-19 para moradores com deficiência permanente grave que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O grupo de pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise ou a diálise peritoneal) e transplantados (coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas), que foi aberto no dia 7 de maio, foi ampliado para incluir pessoas com transplante de medula óssea desde que em uso de imunossupressor.

 

Pacientes em hemodiálise ou diálise de outros municípios mas que fazem tratamento em Campinas também poderão tomar a vacinação na cidade, desde que comprovado pela clínica ou unidade de saúde. Todos devem ter 18 anos ou mais.

Advertisement

 

O agendamento do dia e horário deve ser feito preferencialmente no site vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160 (pessoas que enfrentarem dificuldades podem buscar ajuda no centro de saúde mais próximo).

 

Advertisement

Neste momento não será aberto o agendamento para gestantes e puérperas com comorbidades. A vacinação para gestantes que já haviam agendado também está suspensa. Campinas seguirá as orientações do governo do estado que suspendeu temporariamente a vacinação deste grupo marcada para começar hoje, em virtude de comunicado da Anvisa emitido na noite desta segunda-feira (10).

 

A vacinação ocorre em cinco centros de imunização (confira abaixo), que funcionam das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 18h, aos sábados e domingos.

Advertisement

 

Só serão atendidas pessoas que estiverem agendadas, que devem comparecer ao local com dez minutos de antecedência para evitar aglomerações.

 

Advertisement

Novos grupos

 

Moradores com deficiência permanente grave que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Advertisement

 

Moradores com transplante de medula óssea desde que em uso de imunossupressor.

 

Advertisement

Moradores transplantados (coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas) e pacientes em terapia renal substitutiva continuam a poder realizar o agendamento.

 

Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise ou diálise) de outros municípios mas que fazem tratamento em Campinas.

Advertisement

 

Documentos a levar no dia da vacinação

 

Advertisement

Documento de identificação com foto e CPF, além dos comprovantes de endereço em Campinas (contas de água, energia elétrica, telefone, gás, serviços de internet, conta de banco, conta de cartão de crédito, carnê de IPTU etc.) e do agendamento (que pode ser mostrado no celular).

Pessoas que moram em outro município, mas fazem terapia renal substitutiva (hemodiálise ou a diálise peritoneal) em Campinas, podem tomar a vacina aqui desde que comprovem apresentando a declaração/carteirinha da clínica de diálise localizada em Campinas.

Serão considerados como pessoas com deficiência permanente grave para a vacinação aqueles que tenham limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para: andar ou subir escadas, ouvir, enxergar, e com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar. Todos devem comprovar o recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Advertisement

Pacientes em terapia renal substitutiva, transplantados (coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas) ou fizeram transplante de medula óssea, desde que em uso de imunossupressor, devem apresentar relatório ou declaração do médico informando o diagnóstico e recomendando a vacinação.

Aqueles que não apresentarem os documentos exigidos não serão vacinadas. 

Pré-cadastro

Advertisement

A Secretaria de Saúde ressalta que, além do agendamento, é importante que realizar o pré-cadastro no site VacinaJá (vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado. Dessa forma, o atendimento no Centro de Imunização é mais rápido.

 

Gripe e Covid – intervalo

Advertisement

 

A vacinação contra a gripe está acontecendo nos 67 centros de saúde de Campinas desde 12 de abril. Como as campanhas de vacinação (Covid e Gripe) acontecem ao mesmo tempo, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente. A orientação é respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as doses contra Covid e contra Influenza.

 

Advertisement

Confira quais são os Centro de Imunização:

 

– CVI – Centro de Vivência do Idoso na Lagoa do Taquaral

Advertisement

Avenida Doutor Heitor Penteado, s/nº. Portão 5, com área de estacionamento

 

– Escola CAIC Zeferino Vaz

Advertisement

Rua José Augusto de Mattos, s/nº

Parque Residencial Vila União

 

Advertisement

– Círculo Militar de Campinas

Avenida Getúlio Vargas, 200

Jardim Chapadão

Advertisement

 

– Casa da Criança Paralítica

Rua Pedro Domingos Vitali, nº 160

Advertisement

Parque Itália

 

– Centro de Imunização Noroeste (antigo prédio da NAED Noroeste)

Advertisement

Rua Augusta Parreira Belinteni, s/nº

Vila Castelo Branco

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare