Sarau dos Pretas marca lançamento de livro sobre a dança negra da civilização baNtu

No próximo 7 de março, o Ponto de Cultura Espaço Arte Africana e o Museu Isabel da Cunha Soares realizam o Sarau dos Pretas, encontro cultural que reunirá literatura, memória, ancestralidade e expressões artísticas negro-diaspóricas. O evento marcará o lançamento do livro Nos Passos da Dança Negra da Civilização BaNtu: do Tradicional ao Contemporâneo, de autoria do pesquisador, artista e gestor cultural Carlos Kiss.
 

A obra propõe uma imersão na cosmologia BaNtu, investigando seus fundamentos filosóficos, simbólicos e comunitários, bem como o papel estruturante da dança nas organizações sociais africanas. O livro apresenta um percurso histórico que evidencia como esses saberes corporais atravessaram o Atlântico, resistiram aos processos de apagamento cultural e influenciaram decisivamente a constituição da sociedade e das danças negras brasileiras.
 

Ao articular tradição e contemporaneidade, a publicação analisa permanências, transformações e ressignificações estéticas e políticas no campo da dança negro-brasileira, contribuindo para o fortalecimento da memória cultural e para a valorização das matrizes africanas na formação da identidade nacional.
 

O Sarau dos Pretas contará ainda com uma programação artística especial, reafirmando o caráter multidisciplinar do evento. Estão previstas apresentações dos:
 

  • Grupo de Dança Arte Africana;
     
  • Orquestra de Percussão Ancestral Arte Africana;
     
  • Orquestra de Berimbau Arte Africana;
     
  • Grupo de Teatro Negro Arte Africana;
     
  • Carlkiss Dance-Companhia de Dança Negra Contemporânea.
     

As apresentações dialogam diretamente com a temática do livro, propondo uma experiência estética que integra corpo, música, palavra e ritualidade, em consonância com os princípios cosmológicos abordados na obra.
 

A iniciativa reafirma o compromisso das instituições organizadoras com a promoção da cultura afro-diaspórica, a difusão do conhecimento e a democratização do acesso às produções artísticas e intelectuais negras.
 

Está ação é financiada pelo Termos de Execução Cultural Nº 349/2025, Edital 007/2024, firmado com a Prefeitura de Campinas , para o projeto Espaço Arte Africana – Centro de Referência BaNtu, estabelecido com o Ministério da Cultura, PNAB.
 

Serviço:

Sarau dos Pretas

Data: 07/03/2026 (sábado)

Local: Museu Isabel da Cunha Soares

Vagas limitadas – agendamento prévio pelo WhatsApp: (19) 99969-7580

Exit mobile version