Connect with us

Geral

Sanasa participa de webinário sobre uso eficiente dos recursos hídricos

imagem 225

 

 

Com o intuito de disseminar as ações positivas da Sanasa em relação ao uso eficiente dos recursos hídricos, o gerente de Controle de Perdas e Sistemas, Ivan de Carlos, e a coordenadora da EPAR (Estação Produtora de Água de Reúso) Boa Vista, Renata de Gasperi, participaram na manhã desta segunda-feira, 27 de setembro, do webinário “Boas práticas para o uso eficiente dos recursos hídricos nas Bacias PCJ”. O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho para a ‘Operação de Estiagem PCJ – 2021’ (GT-Estiagem 2021), constituído no âmbito da Câmara Técnica Planejamento dos Comitês PCJ.

Advertisement

 

 

O gerente da Sanasa apresentou o programa de perdas, que é referência na empresa, e os impactos positivos nos recursos hídricos. O programa foi implantado em 1994, quando a Sanasa apresentava um índice de perdas de água na distribuição em torno de 37%. Hoje em dia, segundo Ivan, esse índice está em torno de 20%, bem menor do que a média nacional, de 38%, e das Bacias PCJ, de 34%.

Advertisement

 

 

“Essa redução significativa se deve ao trabalho contínuo que a Sanasa vem desenvolvendo desde 1994. Um dos destaques é o programa de troca de redes antigas, de cimento amianto, para um material de alta resistência, o PEAD (polietileno de alta densidade). Até 2020, mais de 450 quilômetros de redes já foram trocados em Campinas. Mas ainda temos muito trabalho pela frente, a fim de diminuir ainda mais essa perda”, destacou Ivan.

Advertisement

 

 

Ele lembrou, ainda, que além do trabalho de troca de redes, o controle de redução de pressão, a substituição dos medidores antigos por hidrômetros volumétricos, considerados mais eficientes, e os trabalhos de conscientização da população para o uso racional da água também trazem impactos positivos para a preservação e disponibilidade dos recursos hídricos.

Advertisement

 

 

Outra medida que também garante a disponibilidade hídrica e promove a sustentabilidade é o bom uso dos efluentes tratados, tema abordado pela coordenadora Renata de Gasperi. “Campinas tem feito a parte dela. Temos a EPAR Capivari II em operação desde 2012 e estamos finalizando alguns ajustes para colocar em funcionamento a EPAR Boa Vista. Ambas as estações são capazes de gerar uma água de reúso com elevado padrão de qualidade, por meio do tratamento por membranas ultrafiltrantes, sem a adição de produtos químicos. Com isso, conseguimos devolver o rio uma água de excelente qualidade, contribuindo com nossos mananciais e aumentando a oferta hídrica para a região”, explicou Renata.

Advertisement

 

 

O evento on-line ainda contou com a participação de outras empresas de saneamento para a troca de experiências e ações que possam contribuir para a disseminação das boas práticas de uso eficiente dos recursos hídricos diante do atual cenário de estiagem.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare