Connect with us

Geral

Sanasa é eleita a maior empresa municipal de saneamento do País

Publicado

em

A Sanasa apareceu novamente em primeiro lugar no ranking das maiores empresas municipais de saneamento da Revista Saneamento Ambiental, considerada a principal publicação do setor. Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, o DMAE Porto Alegre e o SAEE Guarulhos, municípios com um número maior de habitantes em relação a Campinas.
Já no ranking geral, que inclui as empresas estaduais, municipais e privadas de todo o País, a empresa de Campinas ocupa a 15ª posição. Uma classificação que coloca os serviços prestados à população em grau de excelência. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu quase R$ 500 milhões em sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário. “Estamos no caminho certo, investindo constantemente rumo à universalização do saneamento, e seremos o primeiro município com mais de um milhão de habitantes a atingir esta meta”,  destacou o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo.
A Sanasa também aparece como destaque entre os municípios que apresentam baixos índices de perdas de água na distribuição. De acordo com a revista, Campinas está entre os quatro únicos municípios no ranking das maiores empresas com índices menores que 20%. As outras três são a Embasa, na Bahia; Demsur, de Muriaé, em Minas Gerais; e o SAAE Barretos. Na lista das maiores do setor, 20 têm perdas entre 20% e 30%, e outras 17 apresentam índices entre 31% e 50%. A revista ainda aponta nove com perdas acima de 50%.
Rumo à universalização
Desde 2013, o número de ligações de água em Campinas teve um aumento de 15%, beneficiando aproximadamente 230 mil pessoas. Já a quantidade de ligações de esgoto aumentou em 26%, resultando em mais de 400 mil habitantes beneficiados.
Desde 1994, quando teve início o programa de troca de redes, foram substituídos 354 quilômetros de tubulação, predominantemente de cimento amianto, por material em PEAD – Polietileno de Alta Densidade, garantindo mais eficiência no sistema de distribuição. Somente de 2013 até junho deste ano, foram substituídos 186 quilômetros.
Campinas abastece 99,79% da população com água potável e possui capacidade instalada para tratamento de 95% do esgoto. A população atendida com coleta e afastamento de esgoto é de 95,72%. Com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Boa Vista, prevista para o fim deste ano, Campinas será a primeira cidade com mais de um milhão de habitantes a universalizar o saneamento.
Para obter mais informações sobre o ranking publicado pela Revista Saneamento Ambiental, acesse o link:  http://www.sambiental.com.br/revista/SA188.pdf

Geral

Defesa Civil faz alerta para ocorrências por conta das chuvas previstas e acumuladas

Publicado

em

Por

Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, a região de Campinas, é uma das áreas com aviso de risco meteorológico para os próximos dias.

Entre esta terça (19) e quinta-feira (21), as condições para pancadas de chuva forte, com momentos de tempestade severa, seguidas por raios e ventos, somadas à umidade já acumulada devido às chuvas dos últimos dias, tornam as áreas mais vulneráveis com risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Em caso de emergência a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. Os interessados em receber alertas meteorológicos da Defesa Civil devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse e terão seu número cadastrado.

Em caso de chuvas fortes, ventos e descargas elétricas, as pessoas evitem sair de casa, desliguem e se afastem de aparelhos eletrônicos, e se estiverem no trânsito ou na rua busquem abrigo em locais seguros. Em caso de enchentes, a orientação é evitar o contato com a água, desconectar aparelhos eletrônicos, manter os alimentos fora do contato com a água e evitar se locomover na correnteza.

Continue Lendo

Geral

Quinta-feira (21) alguns bairros de Campinas terão fornecimento de água interrompido

Publicado

em

Por

Região do Parque Valença terá o fornecimento de água interrompido nesta quinta-feira, dia 21/1, das 8h às 18h.

Para realização do serviço de interligação de subadutora, o abastecimento terá de ser suspenso para os seguintes bairros: Jardim Rossim, Jardim Monte Alto, Núcleo Residencial Princesa D’Oeste, Parque Novo Mundo, Jardim Nova Esperança e Chácara São Judas Tadeu. Parte do Cidade Satélite Íris também será afetada.

O abastecimento também terá de ser suspenso para os seguintes bairros da região do Núcleo Residencial São Cristóvão: Jardim São Pedro de Viracopos, Chácara Santos Dumont, Jardim Aeronave de Viracopos, Jardim Planalto de Viracopos, Parque das Indústrias, Núcleo Residencial Jardim Planalto, Núcleo Residencial Nossa Senhora Aparecida, Jardim Esplanada, Núcleo Residencial Vila Princesa, Jardim Ademar de Barros e Jardim São Cristóvão.

A Sanasa, em continuidade aos trabalhos de melhoria na oferta e distribuição de água da cidade, recomenda aos moradores e comerciantes que façam a reserva antecipada para evitar possível falta d’água no período mencionado acima.

Continue Lendo

Geral

Big Brother Brasil 2021, confira os participantes

Publicado

em

Por

O “BBB21”, o chamado “O Big dos Bigs” vai começar na próxima segunda-feira, 25 de janeiro. Vai ser a maior edição do “Big Brother Brasil” até hoje, com previsão de 100 dias de confinamento. Assim como em 2020, o reality vai misturar participantes anônimos e famosos nesta temporada.

Entre os já conhecidos, do grupo Camarote, estão Camilla de Lucas, Carla Diaz, Karol Conká e Pocah.

Confira abaixo quem estará na casa mais vigiada do Brasil em 2021!

No grupo Pipoca

Arcrebiano

O nome é complicado, por isso ele atende também por Bil, seu apelido. Ele é de Vila Velha (ES), tem 29 anos, é modelo e educador físico e está solteiro. Ele diz que tem mania de organização (mas, na época da escola, era bagunceiro), já trabalhou como faxineiro quando morou em Portugal e diz que é mandão.

Arthur

O capixaba de 26 anos é instrutor de crossfit e ex-jogador de futebol. Diz que é competitvo, que não gosta de perder. E seu ponto fraco é a… fome. “Fiquei com fome, fiquei maluco”, diz ele na chamada do “BBB21”.

Caio

O fazendeiro goiano é de Anápolis, tem 32 anos, é casado e tem filhos. Ele diz que está entrando pelo dinheiro mas também sonha com a fama. “Estou indo para jogar e ganhar”, afirma ele na chamada.

Gilberto

O pernambucano de 29 anos é doutorando em Economia. Aos 10 anos ele se tornou mórmon por influência da mãe. Ao se descobrir homossexual, trocou a faculdade para investir na carreira de missionário.

O participante do ‘BBB21’ Gilberto é gay, formado em Economia e mórmon


João Luiz

O mineiro de 24 anos é professor de Geografia, começou a morar com o namorado durante a pandemia e adora dançar. “O ‘Big Brother’ não é um joguinho, vale tudo!”, afirma ele na chamada. Vamos ver!

Juliette

A paraibana de 31 anos é advogada e maquiadora. Ela conta na chamada que vem de uma família humilde e que foi a única que se formou na faculdade entre os parentes.

Ela é modelo e influenciadora, já trabalhou com Rafa Kaliman, mas está no grupo Pipoca. Ela tem 28 anos, é cearense de Fortaleza e adora esportes radicais.

Lumena

A baiana é psicóloga, DJ e casada com a também baiana Fernanda Maia, que é cantora. Lumena tem 29 anos.

No grupo Camarote

Camilla de Lucas

A influencer digital é de Nova Iguaçu, da Baixada Fluminense, e tem 26 anos. Ela se chama de “blogueirinha real” e virou um fenômeno nas redes sociais. “O ‘BBB’ é a chance de eu ficar milionária”, diz ela na chamada.

Carla Diaz

A atriz já fez inúmeras novelas e comerciais, tem 30 anos e diz que vai viver intensamente a experiência de estar nno “BBB21”. Inshallah!

A atriz Carla Diaz está no ‘BBB21’A atriz Carla Diaz está no ‘BBB21

A cantora e apresentadora de Curitiba tem 35 anos, está solteira e afirmou na chamada que não vai se envolver com ninguém: “Só falta eu morder a língua…”.

A cantora Karol Conka está no ‘BBB21’A cantora Karol Conka está no ‘BBB21’

Lucas Penteado

O ator de 24 anos é natural de São Paulo é um dos protagonistas do premiado documentário “Espero Tua (Re)Volta”. Ele cresceu em meio ao samba, é tataraneto do fundador da Vai-Vai, tradicional agremiação paulista.

O ator Lucas Penteado está no ‘BBB21’O ator Lucas Penteado está no ‘BBB21’ Foto: Reprodução

Nego Di

O influencer e humorista de Porto Alegre tem26 anos e já se inscreveu, como anônimo, para o “BBB”, na 16ª edição. “Eu tenho muita coisa para mostrar para a galera”, afirma ele na chamada.

Nascida Viviane, a cantora Pocah é do Rio de Janeiro, tem 26 anos e também e empresária. Ela já teve uma música sua postada por uma das Kardashians. Tá boa? Ela diz que sempre foi fã do “BBB”, que assistiu a todas as edições: “Topei (participar) sem pensar na hipótese de recusar”, afirma ela.

O cantor sertanejo, que faz dupla com Israel, tem 32 anos, mora em Goiás e é ex-marido de Rafa Kalimann. Rodolffo se diz muito fã do ‘BBB’ e que entrar no reality é a realização de um sonho.

Nascida Vitória Moraes, a influencer e atriz já publicou livro e escreveu websérie e filme. Ela tem 20 anos e namora há quase dois anos o influenciador Bruno Magri, de 22.

Continue Lendo









<





Populares