Connect with us

Geral

Sanasa e DAEV de Valinhos assinam convênio para operação da ETE Capuava

Publicado

em

A Sanasa e o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) assinaram nesta segunda-feira, 18 de março, um convênio de cooperação técnica para operação e gerenciamento da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Capuava. A cerimônia de assinatura, realizada na sede da Sanasa, contou com a presença dos prefeitos de Campinas, Jonas Donizette, e de Valinhos, Orestes Previtale, e dos presidentes da Sanasa, Arly de Lara Romêo, e do DAEV, Pedro Inácio Medeiros.
Trata-se de uma parceria inédita no Estado de São Paulo para melhorar a qualidade do esgoto lançado no Ribeirão Pinheiros, considerado um importante afluente do Rio Atibaia. O trabalho conjunto, que permitirá tratar o esgoto de Valinhos e todo efluente da bacia de esgotamento Samambaia, localizada em Campinas, prevê um convênio de 30 anos e investimento no valor de R$ 130 milhões provenientes da CAIXA. A parceria também envolve a ampliação e a modernização da ETE Capuava, a operação da estação e a implantação de uma estação produtora de água de reúso.
De acordo com o prefeito Jonas Donizette, a parceria trará benefícios aos dois municípios. “Valinhos ganha porque poderá ampliar o seu desenvolvimento. Para Campinas, ficou mais barato o investimento e também melhor aproveitado, porque em função da qualidade da água do Rio Atibaia, vamos também fazer a descarga do esgoto tratado com melhor qualidade, e isso vai demandar menos custo no tratamento da água que usamos em Campinas” ressaltou Jonas.
Para o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, a assinatura marca o início da atuação da Sanasa na Região Metropolitana de Campinas. “Em dois, três anos, no máximo, concluiremos esta importante obra, é uma parceria de grande interesse público, a água do Rio Atibaia vai melhorar muito”, afirmou.
O prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, também destacou a importância do convênio: “acabamos de assinar uma parceria inédita relacionada ao cuidado com o meio ambiente. Teremos a segurança do saneamento básico de nossa cidade e de todas as cidades que se utilizam do Rio Atibaia para abastecimento hídrico”.
O presidente do DAEV, Pedro Inácio Medeiros, acrescentou que Valinhos dará um salto importante na qualidade do tratamento de esgoto. “E esse salto na qualidade vai servir de modelo para outras cidades que necessitam dessa tecnologia”.
A ETE Capuava trata hoje 255,6 litros de esgoto por segundo, enquanto a quantidade de esgoto tratado na ETE Samambaia, em Campinas, é de apenas 60 litros por segundo, em função da pouca demanda.

Geral

Campinas tem 89,66% dos leitos de UTI-Covid ocupados nesta quarta, 14

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Esportes promove Mostra Online de Ginástica Rítmica para incentivar alunos

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Capacitação e valorização dos servidores são projetos da Prefeitura

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi assinou, nesta quarta-feira, 14 de abril, dois projetos de lei e três decretos que visam estabelecer uma nova cultura de gestão e desenvolvimento dos servidores, além de modernizar a Administração Municipal.

Participaram do evento a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelâine Pereira, o secretário da Chefia de Gabinete, Aderval Fernandes, e o coordenador do PIC (Primeira Infância Campineira), Thiago Ferrari.

“Os dois projetos de lei, tanto o que amplia a licença paternidade como o que moderniza os concursos públicos são importantes para a qualidade do serviço público e para a primeira infância, para que os pais possam dar mais atenção nos primeiros dias de vida da criança”, explicou o prefeito.

Atualmente, a licença paternidade no município é de 5 dias; a proposta é ampliar para 20 dias, inclusive para servidores que adotarem ou obtiverem guarda judicial para fins de adoção. Já o PL que moderniza os concursos públicos tem como objetivo aprimorar a legislação vigente, que permitirá a seleção de profissionais dentro do perfil necessário para a vaga.

Eliane Jocelaine ressalta que todas as ações dialogam com a necessidade de repensar a política de gestão e desenvolvimento de pessoas na administração pública. “Este pacote de atos normativos foi pensado como uma contribuição para a modernização da gestão pública. As iniciativas visam ampliar a motivação, a valorização e a qualificação dos servidores e, com isso, aumentar a qualidade nos serviços à população”, disse.

Além dos projetos de lei, três decretos compõem o pacote e criam grupos de estudos para temas importante no âmbito da gestão pública: políticas afirmativas para inclusão de negros, mulheres, deficientes e LGBTi; elaboração de uma política municipal de gestão e desenvolvimento de pessoas; e o que vai estudar o teletrabalho na administração municipal.

“Esses decretos são muito importantes para que o município possa disciplinar essas questões e avançar tanto nas políticas afirmativas como melhorar a gestão de pessoas e definir critérios claros do teletrabalho”, completou o prefeito.

Os dois projetos de lei seguem ainda nesta quarta-feira, 14 para a Câmara Municipal. Os decretos serão publicados no Diário Oficial de quinta-feira, 15 de abril (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).

Continue Lendo







Populares