Connect with us

Geral

Sala Lilás é inaugurada para acolher mulheres vítimas de violência

imagem 77

 

No Dia Internacional da Mulher, o prefeito Dário Saadi participou da inauguração da Sala Lilás, um espaço para acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica. O espaço, que faz parte do programa Guada Amigo da Mulher (GAMA) foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 8 de março.

 

Advertisement

O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, na Base do Centro da Guarda Municipal, na Avenida Moraes Salles, próximo ao Terminal Central. São 28 guardas municipais preparadas para atender quem for procurar por ajuda.

 

“Nós temos que proteger as mulheres da violência, que, infelizmente, ainda é grande hoje. Este é um espaço reservado para que as mulheres se sintam à vontade para falar da sua condição”, destacou o prefeito.

Advertisement

 

A Sala Lilás foi projetada para ser um local amigável, onde a mulher, que já está fragilizada, possa ser acolhida e receber apoio. No local, também foi montada uma brinquedoteca para distrair as crianças enquanto as mães são atendidas.

 

Advertisement

As mulheres em situação de violência doméstica podem procurar o serviço quando forem fazer adesão ao Gama ou sempre que precisarem de ajuda da equipe do programa.

 

“É um espaço no qual a Guarda Municipal de Campinas vai exercer também a sua função social”, esclareceu o Secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi.

Advertisement

 

A inauguração da Sala Lilás, que contou com poucos convidados por conta da pandemia, é uma das metas do Plano de 100 dias do Governo Municipal na pasta de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública.

 

Advertisement

Dia da Mulher

 

 

Advertisement

Durante o evento para homenagear as mulheres que trabalham na corporação, o prefeito presenteou a Comandante da GM, Maria de Lourdes Soares, com o brasão da Prefeitura em metal. “Estamos muito honradas pela valorização da competência da mulher”, agradeceu. Maria de Lourdes assumiu o comando da GM em fevereiro e é, pela segunda vez, a única mulher no cargo. A primeira vez foi em 2011.

 

Programa Guarda Amigo da Mulher

Advertisement

 

Atualmente, o GAMA acompanha 164 mulheres que possuem medida protetiva da Justiça contra companheiros violentos.

 

Advertisement

Para essas mulheres atendidas, os guardas municipais do GAMA fazem visitas regulares para monitorar os casos e atendem situações em que o infrator descumpre a medida protetiva e se aproxima da vítima. Quando há flagrante, o agressor é levado novamente para a Justiça.

 

Em 2021, a equipe do GAMA já fez 333 visitas às famílias atendidas. Três homens foram detidos após descumprimento das medidas protetivas.

Advertisement

 

O Guarda Amigo da Mulher (GAMA) foi criado em 2016, com base na Lei Maria da Penha. O objetivo do programa é acompanhar os casos de violência doméstica em que a vítima possui medida protetiva. A inclusão no programa é voluntária. Após o ingresso, a GM passa a monitorar a situação para garantir que o agressor fique afastado e não volte a agredir a mulher e a família.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare