Connect with us

Geral

Saiba como a Biomimética pode ajudar a resolver os desafios da sua empresa

SNE
Conceito foi eleito pela Forbes como uma das principais tendências tecnológicas do futuro

A natureza é a fonte mais antiga e sábia de todas. Cada vez mais empresas olham para ela em busca de ideias para resolver desafios complexos. Este é o conceito de Biomimética, ou seja, a inspiração na natureza para criação de produtos e tecnologias. Desde o velcro até o trem-bala, são inúmeros os casos que utilizaram a natureza como principal inspiração para o sucesso.

Considerada uma das principais ferramentas de inovação, a biomimética tem transformado a forma de pensar e criar novos produtos e serviços. Para falar sobre o assunto, a 6ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE) trará Alessandra Araujo, fundadora da Bio Inspirations, primeira empresa brasileira com foco em biomimética. Referência internacional no tema, Alessandra vai ensinar como podemos nos inspirar na natureza, por meio da biomimética, para idealizar e implementar a inovação nas empresas.

Para a especialista, a criação com biomimética é realizada com o princípio operacional da vida e garante um produto ou processo que tem a evolução de 3.8 bilhões de anos como base de sucesso e com conceitos que estão acima dos mais conhecidos valores de sustentabilidade. “A biomimética permite ter inspirações completamente novas e disruptivas que naturalmente promovem criação de processo e produtos inovadores.

Advertisement

A definição de Biomimética está ligada à criatividade e também aos processos de co-criação. O processo de co-criação ocorre quando as pessoas estão alinhadas com o desafio e a solução emerge. O conceito utiliza uma ferramenta chamada Biomimicry Thinking, – metodologia por trás desta ciência – que propõe um novo olhar para conduzir projetos, propondo soluções surpreendentes, inovadoras e conscientes. Ela pode ser a resposta para as empresas que buscam inovar em seus produtos, sistemas, processos ou materiais e se diferenciar no mercado gerando impacto positivo e retorno financeiro.

Em um momento em que o consumidor está mais preocupado com as questões ecológicas e o consumo, Alessandra diz que o varejo pode inovar usando técnicas de biomimética de diferentes formas, desde logística, ajuste de demandas, embalagens e processos de comunicação. “A natureza faz tudo isso o tempo todo. Não estamos acostumados a ter estas “lentes” e a enxergar. Uma vez que olhamos os processos naturais e organismos passamos a ter muitas inspirações de como fazer com mais eficiência. Afinal, na natureza produzir e ter matéria é muito custoso, por isso não há desperdícios ou excessos”, explica.

O que é biomimética?

Advertisement

A biomimética é uma área da ciência que estuda as estruturas biológicas e as funções da natureza, buscando aprender com ela a aplicar esses conceitos no desenvolvimento de novas soluções e produtos que resolvam problemas complexos. A palavra “biomimética” foi criada por Janine Benyus (autora do livro Biomimicry) e é derivada do grego bios (vida) e mimesis (imitação).

O tema será apresentado no CLICK – Inovação Disruptiva, primeiro da série de sete eventos da 6ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE) uma iniciativa aceleradora de empreendedorismo em Campinas e região, que ocorrerá entre os dias 15 e 19 de outubro, no Vitória Hotel Concept Campinas das 8h às 12h e das 18h às 22h.

Serviço:
Click Inovacão Disruptiva, 15 de outubro
6ª Semana de Negócios e Empreendedorismo
Data: 15 de outubro
Horário: 8h às 12h30
Local: Vitória Hotel Concept Campinas.
Av. José de Souza Campos, 425 – Nova Campinas
Inscrições e informações: (19) 2104-9200 | www.semanane.com

Advertisement

Sobre a SNE

A 6ª edição da Semana de Negócios de Empreendedorismo (SNE) é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) – Núcleo Campinas. Tradicional na cidade e região, a SNE é parte das comemorações globais do Mês do Empreendedor e marca presença em Campinas, trazendo à cidade grandes cases de sucesso e de inovação do Brasil. Os eventos acontecerão entre os dias 15 a 19 de outubro, no Vitória Hotel Concept Campinas das 8h às 12h e das 18h às 22h. As inscrições devem ser feitas direto pelo site da SNE: www.semanane.com, por telefone: (19) 2104-9200, pelo link do nosso WhatsApp, ou por e-mail: [email protected].

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare