Connect with us

Geral

Sábado Afro “23 Dá o Tom” discute combate ao racismo no Parque Ecológico

imagem 145

O Parque Ecológico Monsenhor Emílio Salim recebe o Sábado Afro “23 Dá o Tom – Sinal Vermelho para o Racismo”, amanhã, dia 24 de novembro, das 10h às 18h. O nome do evento faz referência aos dados de mortes violentas que atingem a juventude negra: a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no país. A realização é da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cpir) da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Serão realizadas palestras e atividades culturais de prevenção e combate ao racismo e à discriminação religiosa.

 

 

Advertisement

 

 

As atividades serão encerradas com o desfile das crianças e adolescentes participantes do Projeto Crespinhos no Poder, inciativa de empoderamento de crianças e adolescentes negros de Campinas, apoiado pela Coordenadoria. O evento também terá shows musicais da bateria da Escola de Samba GRU Vila Rica, DJ Jorginho Raridads, DJ Willian Drak, MC Couto, Roberto Bone, O Canto da Saracura. O mágico João Meneguii também se apresenta.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Entre as apresentações, serão feitas pequenas palestras para chamar a atenção para a importância do combate ao racismo e a necessidade de denunciar os crimes raciais. As inserções durante a programação também terão como intuito mostrar as ações do Cpir, do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e à Discriminação Religiosa e do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas.

 

Advertisement

 

 

Os palestrantes também explicarão ao público como é a campanha nacional “Vidas Negras”, lançada pela ONU Brasil pelo fim da violência contra a juventude negra o Brasil. A campanha faz parte das ações da Década Internacional de Afrodescendentes em que a comunidade internacional reconhece que os povos afrodescendentes representam um grupo distinto cujos direitos humanos precisam ser promovidos e protegidos.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O Sábado Afro integra as comemorações da Consciência Negra em Campinas. São quase 60 atividades sendo realizadas no município desde o início do mês de novembro, entre palestras, debates, exposições, exibições de filmes e outras atividades culturais e artísticas. As ações são promovidas por organizações da sociedade civil, câmara municipal e as secretarias municipais de assistência social, cultura e educação.

 

 

Advertisement

 

O Mês da Consciência Negra tem no dia 20 seu principal marco simbólico ao referenciar Zumbi dos Palmares e a luta do povo do Quilombo dos Palmares pela liberdade. Em novembro, diversas atividades discutem a garantia de direitos, o combate ao racismo e a igualdade racial.

 

Advertisement

 

A programação completa do mês da consciência negra pode ser conferida no link: http://www.campinas.sp.gov.br/ckfinder/userfiles/files/consciencia.pdf

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare