Connect with us

Indaiatuba

Saae segue regras restritivas no Parque do Mirim e Museu da Água durante nova classificação da pandemia

Publicado

em

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

O Serviço Autônomo de Água Esgotos (Saae), altera horário de funcionamento no Parque do Mirim e Museu da Água, ambos administrados pela autarquia.

A alteração é devida a Pandemia que assola o mundo, oficialmente, desde o início de 2020. Para tentar conter a disseminação da COVID-19 (Coronavirus), Indaiatuba segue desde segunda-feira (25), conforme Decreto Estadual na fase laranja com restrições da fase vermelha. Atenção aos horários de funcionamento do Parque do Mirim e Museu da Água.

No Escritório Central, não haverá atendimento ao público na segunda-feira (01/02) e terça-feira (02/02), retornando às atividades na quarta-feira (03/02).

Horários de funcionamento do Parque do Mirim, Museu da Água e Escritório Central:

Parque do Mirim

• De segunda à sexta o horário de funcionamento é das 06h às 20h, com permanência no parque até as 21h.

• Nos finais de semana (dias 30 e 31/01 – 06 e 07/02), o Parque estará fechado.

• Dia 02/02 – Feriado municipal, dia de Nossa Senhora da Candelária, Padroeira do município, o Parque estará fechado.

Museu da Água

De segunda à sexta o horário de funcionamento é das 09h às 16h, limitado a 40% da sua capacidade.

• Nos finais de semana (dias 30 e 31/01 e 06 e 07/02), o Museu estará fechado, inclusive área externa.

• Dias 01 e 02/02 – Ponto Facultativo e Feriado municipal, dia de Nossa Senhora da Candelária, Padroeira do município (dia 02/02), o Museu estará fechado, inclusive área externa.

Fases Laranja X Vermelha

Estamos na fase laranja, mas com restrições da fase vermelha, no período de segunda a sexta-feira, no horário, entre 20h e 6h. Seguimos na fase vermelha, integralmente aos sábados domingos e feriados. As novas restrições devem vigorar até o dia 07 de fevereiro e estão especificadas na Portaria nº 62 publicada em edição extraordinária da Imprensa Oficial do Município desta segunda-feira (25).

Lembramos que na terça-feira (9), é Feriado em Indaiatuba, Dia da Padroeira do Município, Nossa Senhora da Candelária, e ponto facultativo na segunda-feira (8). O que significa que o feriado e o ponto facultativo seguem as regras dos finais de semana obedecendo integralmente as restrições da fase vermelha.

Na fase laranja todos os setores de comércio e serviços, incluindo academias, salões de beleza e restaurantes, e atividades culturais, como cinemas e teatros são permitidos com capacidade de ocupação de até 40% do público máximo do estabelecimento. O funcionamento é autorizado por até oito horas diárias com atendimento presencial até às 20h. O consumo local em bares está proibido. O funcionamento de buffet infantil não é recomendado pela Vigilância Sanitária.

Já a fase vermelha, que vigorará nos dias úteis das 20h às 6h e aos finais de semana e feriados, só permite o funcionamento normal em setores essenciais como farmácias, mercados, lojas de conveniência, postos de combustíveis e hotelaria. Permanece autorizado o atendimento através de serviços online e entregas por telefone ou aplicativos, delivery ou drive thru.

Feriado da Padroeira Nossa Senhora Candelária

Escritório Central

Fechado no sábado (30), domingo (31), segunda-feira (1º) – Ponto Facultativo e na terça-feira (2), Feriado, dia de Nossa Senhora da Candelária, Padroeira do município.

0800 77 22 195 (24 horas de plantão).

Para ligações de outras cidades: (19) 3834-9400.

Indaiatuba

Espaço cultural Museu Ferroviário receberá melhorias no prédio e restauração da locomotiva

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

Nesta terça-feira (02), o prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar e o superintendente da Fiec- Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, Geraldo Garcia, e os Secretários de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima, o Dote e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Leandro Dias de Souza, estiveram no Museu Ferroviário da Estação para inspeção do local que passará por melhorias.

A Estação que recebeu uma pintura do prédio em 2019, terá os telhados trocados e será cercada, o Prefeito Nilson Gaspar explica que os processos de reformas devem ser concluídos ainda este ano e visam aumentar a segurança do local. “A estação é um patrimônio histórico do município, chega a receber a visitação de seis mil pessoas anualmente, é de extrema importância mantermos a sua preservação e promovermos o acesso a Cultura aos Indaiatubanos e visitantes”, conclui.

Além do prédio, a locomotiva a vapor n° 10, fabricada em 1874 que pertenceu a D. Pedro II, receberá uma restauração no segundo semestre deste ano e será acompanhada pelos técnicos e mecânicos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

O superintendente da Fiec, Geraldo Garcia, que participou do processo para trazer a locomotiva para Indaiatuba em 2002, explica que a Locomotiva foi cedida a Fiec para fins turísticos e culturais a cidade de Indaiatuba em convênio firmado com a ABPF. “A locomotiva foi a primeira peça a fazer parte do acervo do Museu Ferroviário, hoje o acervo tem mais de 500 objetos, itens importantes para a preservação da história da nossa ferrovia”, finaliza.

O Espaço Cultural Estação Indaiatuba Museu Ferroviário, foi inaugurado em 2004 e desde então tem sido administrado pela Fiec.

O museu fica localizado na Praça Newton Prado, s/n no Centro. No momento as visitações estão suspensas devido a pandemia Covid-19.

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 316 / COVID-19 / segunda-feira, 02 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 02 de março, o registro de mais dois óbitos com diagnóstico para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 670 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde), mais 91 casos com exame positivo para a doença e outros 513 tiveram resultado de negativo.

Ambas mortes ocorreram no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), sendo um homem de 65 anos, internado desde o dia 24 de janeiro, faleceu ontem (1º), possuía hipertensão. Outro homem de 84 anos, internado desde o dia 22 de fevereiro, faleceu hoje (2), possuía hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica e infarto agudo do miocárdio. A Prefeitura de Indaiatuba lamenta as mortes e presta condolência aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.135 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 14.719 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 359 evoluíram a óbito e 1.884 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 79 internados, dos quais 57 estão confirmados para Covid-19. Do total, 44 estão em leitos clínicos e 35 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 69%

Santa Ignês: 73%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 50%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Prefeito recebe parceiros e lança oficialmente campanha do Imposto de Renda Solidário

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo – Alyne Cervo RIC/PMI

Prefeito Nilson Gaspar e o secretário municipal de Assistência Social, Hélio Ribeiro, receberam no Gabinete nesta segunda-feira (01) representantes dos conselhos municipais dos Direitos dos Idosos (CMDI) e da Criança e Adolescente (CMDCA), Unieduk, Unimax, Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba (Aesci) e do Shopping Jaraguá. O encontro marcou o lançamento oficial da campanha do Imposto de Renda Solidário.

De acordo com o secretário Municipal de Assistência Social, Hélio Ribeiro, o valor destinado pode trazer um montante significativo para as instituições, e a expectativa é que esse valor aumente neste ano, possibilitando ajudar ainda mais os beneficiados com esse repasse.

“No ano passado foram destinados mais de R$1.000.000,00 as nossas entidades, tanto pessoa física quanto pessoa jurídica. “Temos condições de dobrarmos esse valor e fazer muito mais pelas crianças, adolescentes e idosos de nossa cidade, com a participação e colaboração da população” enfatizou o secretário.

A Apae, Abid, Casa da Providência, Bolha de Sabão, Educandário Deus e a Natureza, Campi, Cirva, Casa da Fraternidade, Casa da Criança Jesus de Nazaré, Ciaspe, Dispensário Antônio Frederico Ozanan, Manaem, Sustenidos/Projeto Guri, Sisni, Lar de Velhos e Cecal, são organizações beneficiadas com o Imposto de Renda Solidário.

Se você tem dúvidas de como fazer a doação procure um profissional. “É fácil, converse com seu contador destine parte do seu imposto de renda às entidades de nossa cidade. Você pode doar até 3% ao Fundo da Criança e ao Fundo do Idoso, então sua colaboração é muito importante.”, ressalta Hélio Ribeiro.

A destinação não altera o valor devido do contribuinte. Os interessados podem acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/assistencia-social/conselhos/cmdca/imposto-de-renda-solidario/ e seguir o passo a passo para realizar a doação. Para mais informações é só entrar em contato pelo telefone (19) 3835-2843.

Continue Lendo









<





Populares