Connect with us

Indaiatuba

Saae recebe esculturas de artistas plásticos de Indaiatuba no Parque do Mirim e Museu da Água

Publicado

em

Foto: Divulgação SAAE

O Serviço Autônomo da Água e Esgotos (SAAE) recebeu através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a doação de 4 obras de artistas plásticos do município.

As obras fazem parte do projeto desenvolvido pela Secult, para o auxílio ao setor Cultural, que sofre com os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus, através da Lei Aldir Blanc, como vem sendo chamada a Lei de Emergência Cultural 14.017/2020, que dispõe ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública.

Os trabalhos intitulados “O Coração e Suas Artérias” de Rafael da Silva Pereira, “Singular” de Paulo Roberto Gomes, “Mãe Natureza” de Larissa Brito e “Equilíbrio Natural” de Adriano Zechini da Silva poderão ser conferidos pela população no Museu da Água e no Parque do Mirim, próximo ao mirante.

“Mais uma vez o Saae se destaca quanto o assunto é cultura. Convido a população a conhecer as obras que ficaram muito bonitas” comenta o superintendente do Saae, engº Sandro Lopes Coral.

As Obras

O Coração e Suas Artérias

A proposta da obra é trazer para o público a ideia do coração como órgão principal do planeta, assim como ele é no corpo humano. Passando a experiência visual deste órgão, como, se a natureza em toda sua diversidade de fauna e flora fossem o coração do mundo.

O coração e suas artérias circulam o sangue no corpo assim como as raízes das matas interagem para manter circulando o fluxo de nutrientes que sustentam os galhos e as folhas, renovando, através da fotossíntese, o ar nas florestas ao nosso redor. O projeto quer dar visibilidade a algumas das espécies de plantas locais e chamar a atenção para a importância da preservação e atualidade da situação das matas nativas.

Utilizando formas geométricas mescladas com elementos orgânicos (vasos de plantas), a construção da obra será feita com chapas metálicas tentando evocar rigidez de material em contraste com a fragilidade das plantas.

Singular

Uma representação única, de dois indivíduos dentro de seu respectivo conceito habitual, mantendo suas características em uma releitura com formas não convencionais, e de fácil interpretação; agradável aos olhos e ao toque. Essa obra visa além da conscientização, o respeito perante a beleza, nos fazendo pensar sobre a natureza que nos rodeia em meio ao grande volume das habitações humanas.

A junção de dois elementos, cuja sua presença ainda é ameaçada de extinção. A fragilidade e o medo na expressão do Lobo Guará, mostra que cada vez menos, será visto pelas próximas gerações, devido ao desmatamento das regiões onde ele habita, e por serem vítimas constantes de atropelamentos nas rodovias de alguns municípios de certas regiões do Brasil. A imponência e o esplendor da araucária, que com seus frutos pode se reproduzir por meio de dispersão, também pode ter como um grande aliado na sua propagação a gralha azul, porém seu corte ilegal e a coleta excessiva do pinhão, põe em risco sua presença nos campos e florestas de diversas regiões do país.

Mãe Natureza

Ninguém melhor que a própria Mãe Natureza para representar Fauna e Flora do nosso país. Sentada em posição de Lotus, Ela busca o equilibro entre homem e Natureza, da mesma forma que o cidadão Indaiatubano, ao integrar-se com o meio ambiente nos nossos parques, bosques e praças.

Equilíbrio Natural

O projeto a ser realizado será uma escultura representando um grande recipiente tendo toda a seu conteúdo (simulação de tinta e/ou de água) derramado de uma altura aproximada de 2m, com uma base aproximada de 1,5m. O modo como foi projetada, a autossustentação da escultura em si irá causar a impressão que ela está “parada no ar”, já despertando de longe grande impacto e a curiosidade dos observadores.

A obra traz a essência do objeto “paralisado no tempo” (como se fosse uma foto de algo em movimento, porém, esse mesmo efeito será produzido com um objeto 3D de grande escala que poderá ser observado e vivenciado pelos observadores em tempo real).

Para contemplar o “Fauna e Flora”, o projeto inclui em toda sua estrutura a criação espaços para que plantas sejam fixadas, ou seja, o projeto irá ter em sua estrutura plantas verdadeiras crescendo, além plantas de plástico (imitando a realidade).

Indaiatuba

Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

Continue Lendo







Populares