Connect with us

Indaiatuba

Saae avança em obra da ETE Mário Araldo Candello

Publicado

em

Foto: Marco Matos – DCS Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) através da construtora Elevação, responsável pela obra de adequação e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mário Araldo Candello, localizada no Distrito Industrial Vitória Martini, avançam em diversas frentes. Na quarta-feira (25) houve uma nova concretagem da parede dos decantadores, e o estaqueamento para os prédios para o novo tratamento preliminar e casa de sopradores que serão construídos próximo ao prédio do Laboratório de Efluentes. As obras do novo tanque de aeração, dos prédios dos aeradores, adensadores de lodo, estação elevatória e o tanque de contato seguem de acordo com o cronograma.

Os decantadores, que ao todo serão 3 novos previstos em projeto, fazem o processo de separação sólido-líquido por gravidade. Ao receber o efluente, a fase sólida insolúvel é separada da fase líquida pela ação da gravidade. As estruturas internas do equipamento impedem as partículas sólidas de acompanharem o fluxo do líquido.

O tratamento preliminar, é o processo de separação dos sólidos mais grosseiros tais como a gradagem (chamado de gradeamento) que pode ser composto por grades grosseiras, grades finas e/ou peneiras rotativas. É onde acontece a separação de todo material sólido descartado de forma irregular na rede de esgoto.

ETE MÁRIO ARALDO CANDELLO

A estação utiliza um dos mais avançados métodos de tratamento de esgoto do mundo: o biológico, pelo processo de lodos ativados por aeração prolongada com ar difuso, cuja finalidade é introduzir ar atmosférico na massa líquida. A eficiência mínima será de 95% na remoção de DBO e de 80% na remoção de nutrientes (NTK).

Hoje sua capacidade atual de tratamento é de 1000 litros por segundo, com uma carga orgânica de 200 DBO5 mg/l.. Após as obras sua vazão máxima de tratamento será ampliada para 1320 L/s e uma carga orgânica diária estimada em 458 DBO5 mg/l.

A ampliação também contempla o modelo de tratamento terciário através de desinfecção do efluente por hipoclorito de sódio e utilização de membranas ultra filtrantes no processo de produção de água de reuso. O resultado do tratamento será um produto que poderá ser utilizada por empresas que não usam água tratada em suas linhas de produção, para lavagem de ruas e rega de jardins.

Indaiatuba

Equipe GAP prende indivíduo por tráfico de drogas durante patrulhamento preventivo

Publicado

em

Por

Foto: Foto: Eduardo Turati / SCOMSOC – GCI

A equipe do GAP (Grupo de Ações de Policiamento Especial) prendeu um homem por envolvimento com o tráfico de drogas na tarde de sábado (17). A equipe realizava o patrulhamento preventivo pela Rua Doutor Sérgio Mario de Almeida, no Jardim Morada do Sol, quando desconfiaram de um indivíduo de bicicleta que estava andando pelo local, aparentemente sem rumo.

O jovem, de 21 anos, foi abordado pela equipe e com ele foram localizados 31 microtubos cheios de cocaína e R$25,00 em espécie. Questionado, ele confessou aos guardas que estava realizando o tráfico de drogas no local e que ganharia a quantia de R$30,00 a cada 28 microtubos vendidos.

Ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia, onde confessou para os policiais civis a prática do tráfico. Diante dos fatos, o Delegado de Polícia ratificou a prisão em flagrante do indivíduo, que permaneceu a disposição do poder judiciário.

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 273 / COVID-19 / terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 19 de janeiro, o registro de mais 164 casos positivos para Covid-19. Nesta data foram registradas 325 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde), mais 161 casos positivos foram detectados e 113 descartados. Não ocorreu óbito nas últimas 48 horas.

Desde o início da pandemia, 12.751 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 12.394 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 315 evoluíram a óbito e 1.622 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 57 internados, dos quais 42 estão confirmados para Covid-19. Do total, 32 estão em leitos clínicos e 25 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 52%

Santa Ignês: 47%

UTI

Haoc: 50%

Santa Ignês: 86%

*Externa: 44%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

CADASTRO PARA A VACINA COVID-19

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba iniciou a primeira fase do Plano de Vacinação Indaiatuba COVID-19 com a liberação do cadastro, no site www.indaiatuba.sp.gov.br, nesta segunda-feira (18). Profissionais de Saúde que atuam na linha de frente, cuidadores de idosos e idosos a partir de 60 anos, residentes no município, começaram a se cadastrar.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o planejamento segue orientações e determinações da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde. Destaca-se ainda, que a aplicação depende, não somente do cadastro, mas também da entrega das doses, que é de responsabilidade do Governo do Estado. O início da imunização está previsto para 25 de janeiro e mudanças podem ocorrer se houver novas decisões do Estado de São Paulo ou do Governo Federal.

Conforme classificação dos órgãos estaduais e nacionais de Saúde, nesta primeira fase, a vacina estará liberada para:

Profissionais da linha de frente COVID-19: UPA, Haoc, Santa Ignês, São Camilo/Vera Cruz, Day Hospital, Unidades Básicas de Saúde;

Profissionais com registro em Conselhos;

Laboratórios;

Cuidadores de Idosos: residentes no município de Indaiatuba;

Idosos: a partir de 60 anos incluindo acamados e residentes em instituições (vacinação em casa nos institutos).

Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da Saúde, bem como os demais grupos prioritários serão contemplados com a vacina, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.

Dúvidas quanto ao cadastro e ao Plano de Vacinação Indaiatuba COVID-19 podem ser consultadas pelo WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856, pelas redes sociais da Prefeitura ou na Central de Relacionamento pelo 0800 770 7702.

Continue Lendo









<





Populares