Connect with us

Geral

Rompimento simulado de barragem acontece no dia 18

barragem Americana

No próximo dia 18 de setembro, às 10 horas, um exercício simulado de ação de emergência para treinar as equipes de socorro e orientar a população em caso de incidentes na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Americana, localizada no reservatório na região do Salto Grande. O trabalho envolverá representantes das Defesas Civis de Americana e Limeira, CPFL Renováveis, Defesa Civil Regional de Campinas, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Americana e Limeira, Centro de Operações Especiais (COE) e outros órgãos e autoridades da região.

Detalhes da operação foram discutidos na manhã da última quarta-feira (4), na sala de reuniões do Centro de Cultura e Lazer (CCL), com a presença de 60 pessoas. “Estamos fazendo os ajustes finais para a implantação do trabalho. Serão 8 pontos de encontro de salvamento em Americana e 4 em Limeira. A maior parte da mancha de inundação atingiria áreas empresariais, por isso, vamos realizar o simulado em horário comercial. Também faremos o teste de comunicação com os nove municípios envolvidos no simulado. Todas as empresas e residências já foram avisadas e estão inseridas no contexto do simulado”, disse a Capitã Cíntia Oliveira, da Divisão de Prevenção da Defesa Civil Estadual.


Ficou definido que na semana de 9 a 13 de setembro a CPFL Renováveis fará acionamentos das sirenes de emergência de ruptura de barragem para testes. Os moradores poderão ouvir os alarmes sonoros neste período, mas sem a necessidade de evacuação das casas.
Também será realizado um teste de simulado de mesa com a participação somente dos envolvidos, que consistirá na utilização de um mapa de toda a área para desenvolvimento de ações, movimentando as atividades de cada órgão no trabalho a ser realizado no dia 18, quando haverá o exercício real de situação de emergência, explicou o 2º tenente PM Tiago Luiz Lourençon, diretor do Núcleo de Análise de Risco da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Advertisement


“O objetivo deste exercício é promover o auto salvamento da população dentro da área de iminência. Desta forma, tanto os moradores quanto os funcionários das empresas locais, que farão parte do exercício, saberão como agir para o salvamento, se dirigindo aos pontos de encontro e rotas de fuga”, explicou o diretor.


Paralelamente à ação do dia 18, ocorrerá também o 2º Exercício de Comunicação de Alerta de Rompimento, envolvendo os municípios de Americana, Campinas, Jaguariúna, Pedreira, Limeira, Piracicaba, Iracemápolis, Santa Bárbara D’Oeste e São Pedro.


Para a coordenadora da Defesa Civil de Americana, Marli Rodrigues Kiriyama, as reuniões realizadas até agora sobre o assunto estão sendo bastante produtivas e sugere que o simulado seja promovido anualmente, como forma de treinamento, em atendimento à lei nr. 12.334/09/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens e o Plano de Ação de Emergência (PAE). “É importantíssimo este trabalho em conjunto, somando forças e experiências, visando a formulação do Plano de Contingência para que possamos estar preparados, com um planejamento alinhado entre todos os envolvidos e em benefício da população”, disse Marli.

Advertisement


No dia 18, serão montadas estruturas para atendimento e apoio, como um gabinete de crise, que será instalado na Casa de Cultura Hermann Müller, em Carioba, para centralizar os trabalhos. A CPFL Renováveis, em conjunto com a Defesa Civil, já realizou a instalação de 26 placas indicando rotas de fuga e pontos de encontro nos municípios de Americana e Limeira, instalação de sirenes e distribuirá 1.500 panfletos informativos sobre a realização dos testes e do simulado para que os moradores e funcionários das empresas estejam cientes da realização do exercício.


De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a barragem de Salto Grande, da PCH Americana, está classificada na categoria de risco B, indicando que possui todas as condições de segurança necessárias para seu funcionamento.

fonte novomomento.com.br

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare