Connect with us

Geral

RMC assina convênio e reafirma compromisso com preservação ambiental

imagem 186

 

Os municípios da Região Metropolitana de Campinas assinaram o Convênio para Ações de Interesse Recíproco no Âmbito de Recuperação e Conservação de Fauna e Flora, reafirmando o compromisso regional com a conservação da biodiversidade. O documento foi firmado durante a 226ª reunião dos Membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC) realizada nesta terça-feira, 22 de setembro, na Unicamp. Participaram 20 prefeitos da RMC e membros do governo estadual.

 

Advertisement

 

O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, e o secretário executivo do ICLEI da América do Sul – Governos Locais pela Sustentabilidade, Rodrigo Perpétuo, apresentaram a iniciativa. A ICLEI é uma organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável.

 

Advertisement

 

Rogério Menezes cumprimentou os participantes e saudou a assinatura do convênio. Destacou a aceitação do compromisso, por parte dos municípios vizinhos, “após a nossa apresentação sobre o conteúdo do Plano Regional de Conexão dos Fragmentos Vegetais através da recuperação de corredores ecológicos”.

 

Advertisement

 

O secretário do Verde de Campinas destacou o pioneirismo da iniciativa: “é um convênio inédito entre as prefeituras, Agemcamp e governo do Estado de São Paulo para que a gente possa partir para a ação, para que a gente possa seguir em frente com esta articulação metropolitana regional a favor do meio ambiente, a favor dos corredores ecológicos, a favor das futuras gerações”.

 

Advertisement

 

Gustavo Reis, presidente do Conselho e prefeito de Jaguariúna, e o diretor Executivo da Agemcamp, Odair Dias, e afirmaram o apoio ao convênio e o encaminharam para assinatura de todos os prefeitos e da Agemcamp. A Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi, também participou do evento representando o prefeito Dário Saadi, que cumpre quarentena em casa, após ter sido diagnosticado com Covid-19.

“O evento consolida o processo de construção de uma política pública ambiental regional, que teve início em 2017 com a assinatura do Termo de Cooperação. Com a assinatura deste convênio, renovam-se os compromissos da RMC com o Plano de Implementação da Área de Conectividade do programa RECONECTA RMC, lançado em abril de 2021, apoiado pelo Projeto Interact-Bio do ICLEI América do Sul”, explicou a diretora do departamento do Verde e de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Verde de Campinas, Ângela Guirao.
 

Advertisement

Reconecta RMC
 

O Programa RECONECTA RMC surgiu de uma iniciativa da Prefeitura de Campinas, por meio do Plano Municipal do Verde, e tem como enfoque a proteção animal, ou seja, promover condições para manutenção da fauna local e conservação da diversidade genética. Também são objetivos do Programa a recuperação de áreas de preservação permanente – recuperação de matas ciliares, proteção, recuperação de nascentes e formação de corredores ecológicos – e o fortalecimento de áreas protegidas existentes.

 

Advertisement

 

Outras metas são o estímulo à criação de novas áreas protegidas, mantendo e aprimorando a gestão das unidades de conservação existentes, e a conservação de remanescentes estratégicos.
 

Interact-Bio
 

Advertisement

O Programa RECONECTA RMC tem como parceiro o Projeto Interact-Bio, coordenado e implementado pelo ICLEI e financiado pelo Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) por meio da Iniciativa Internacional do Clima (IKI).
 

O Interact-Bio tem como objetivo principal promover a integração de ações regionais pela biodiversidade. Essa iniciativa apoia as regiões metropolitanas de três países (Brasil, Índia e Tanzânia), incentivando-as a compreender o potencial da natureza, principalmente em relação ao fornecimento de serviços ecossistêmicos para o dia a dia das cidades.

 

Advertisement

 

O projeto busca, ainda, estimular os três países a melhorarem a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, gerando novas ou melhores oportunidades regionais. No Brasil, participam também do projeto, além da RMC, as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Londrina.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare