Connect with us

Geral

Revitalização do Centro de Convivência Cultural avança na área externa

imagem 195

Mais uma etapa da revitalização do Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes” foi iniciada: é a recuperação das áreas externas do espaço. O trabalho inclui a lavagem de toda a superfície das arquibancadas e teatro de arena para retirar possíveis materiais depositados. Atenta ao período de seca, a Prefeitura de Campinas, por meio da empresa contratada, optou por utilizar água de reúso para o serviço.

 

 

Advertisement

A recuperação dessa parte externa inclui sanar as infiltrações de água que trouxeram danos ao complexo cultural por meio de impermeabilização. O lixamento dos 6 mil metros quadrados das arquibancadas e teatro de arena e a lavagem são etapas anteriores a isso. 

 

 

Advertisement

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, da pasta responsável pelo comando da obra, equipamentos específicos de alta pressão são usados para a lavagem. Os 5 mil litros necessários para o trabalho são de reúso, provenientes do sistema de drenagem do teatro a água e direcionados a um poço auxiliar de 13 metros de profundidade localizado na área externa. 

 

 

Advertisement

“O lixamento e lavagem têm como intuito a regularização destes espaços para a posterior aplicação da impermeabilização, o que evitará a infiltração de água de chuva nas dependências do teatro e demais áreas do Centro de Convivência”, disse. 

 

 

Advertisement

Futuramente, essa medida de uso racional da água poderá ser empregada para regar a vegetação e limpar a Praça Imprensa Fluminense, onde está localizado o Centro de Convivência. 

 

 

Advertisement

Sobre a obra

 

 

Advertisement

A obra de reforma do Centro de Convivência Cultural abrange duas etapas. Na primeira fase, os investimentos são da ordem de R$ 19 milhões (recursos provenientes de um convênio entre a Prefeitura e governo do Estado de São Paulo) para a construção de um novo sistema de drenagem, a eliminação de infiltrações, de fissuras e reparos na estrutura de concreto armado, uma nova impermeabilização e substituição completa das redes elétrica e hidráulica e adequações para acessibilidade e para atender às normas de segurança do Corpo de Bombeiros. Na segunda etapa, serão trocados os equipamentos da área cênica, de iluminação e de acústica do teatro.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare