Reuniões entre Setransp/Emdec e ciclistas avaliam planejamento de rotas
Representantes de grupos de ciclistas participaram de reunião na sede da Secretaria Municipal de Transportes de Campinas (Setransp) e da Emdec na noite da última quarta-feira, dia 27 de outubro.Foi o terceiro encontro reunindo áreas técnicas da Emdec e ciclistas da região do Campo Grande, para debater a proposta de implantação de ciclofaixas nos arredores da Avenida John Boyd Dunlop, uma antiga demanda dos moradores.
No total, desde setembro, membros de dez grupos de ciclistas participaram das reuniões, além de representantes do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) e do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema).
Desta vez, estiveram presentes o secretário de Transportes, Vinicius Riverete; o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva; gestores da empresa; os ciclistas Flávio de Assis Correia, do grupo The Brothers; e Jeverson Novais, membro dos grupos Pé di Vela Bike e Doidos da Bike; e Nilceu Francisco de Lima, da página de Facebook Canal Campo Grande.
O caráter participativo da iniciativa foi defendido pelo secretário de Transportes. “Juntos, vamos construir uma proposta para melhorar as ciclovias da cidade. Por isso, estamos chamando os grupos”, explicou Riverete, ressaltando que a gestão está aberta a sugestões. “Vocês poderão voltar, há esta abertura.”
O presidente da Emdec destacou o poder de capilaridade das bikes e lembrou que o planejamento considera a análise do mapa de acidentalidade, para a implantação de rotas seguras. “Preparamos essa apresentação para mostrar o que é o mundo da bicicleta em Campinas e o que estamos planejando”, disse Camargo e Silva.
Rotas cicloviárias
Durante a reunião, os participantes puderam conhecer detalhes de ciclovias em operação, incluindo os trechos inaugurados em 2021: Campos Elíseos/Vila Aeroporto (2,3 km), Pirelli Sirius (2,7 km) e Amarais (6,9 km). Também puderam conferir as rotas que estão sendo planejadas para implantação na região do Campo Grande.
A oportunidade de diálogo com a gestão pública, oferecendo sugestões e esclarecendo dúvidas, foi bem avaliada pelo ciclista Flávio Correia. “Eu acho muito válido, porque nada melhor que o próprio ciclista demonstrar a necessidade, as dificuldades e os acertos nas ciclovias que já foram feitas”, disse.
Jeverson Novais também destacou a participação. “É importante vocês ouvirem o que a gente tem a dizer sobre melhoria. Não só para a gente que anda de bike, mas quem está no trânsito em geral, de carro ou moto. É importante este espaço que vocês estão abrindo”, analisou.
Já Nilceu de Lima lembrou que as rotas cicloviárias são uma antiga demanda dos moradores do Campo Grande. “Antes começar agora que ficar de braços cruzados”, avaliou ele, que acredita que a movimentação das reuniões para este planejamento, incluindo os ciclistas, é um bom começo.