Connect with us

Geral

Reunião virtual une Campinas e Niterói na luta contra mudanças climáticas

imagem 174

Uma reunião virtual entre a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e a Secretaria Municipal do Clima (Seclima) de Niterói marcou o Dia Mundial pela Redução das Emissões de CO², celebrado nesta sexta-feira, dia 28. A pauta abordada foi a cooperação técnica entre os municípios de Campinas e Niterói voltada à agenda do clima.

 

 

Advertisement

A reunião teve como objetivo integrar as equipes das duas secretarias a partir de uma breve apresentação do que cada cidade já tem feito em relação ao enfrentamento das emergências climáticas, visando a construção de um Termo de Cooperação. Participaram da reunião o secretário Municipal do Clima, Luciano Paez e equipe (Fernando Guida e Marcos Lacerda) e o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Rogério Menezes e equipe (Ângela Guirao, Carla Camarnero, Mario Jorge Lançone e Gabriel Neves).

 

 

Advertisement

“Esta conexão na agenda do clima se dá entre duas cidades que já são referência na gestão ambiental nacional. O secretário de Niterói está fazendo o seu doutorado sobre mudanças climáticas e a equipe tem muito a contribuir com os próximos passos de Campinas nesta agenda, seja na elaboração do Plano de Ação Climática e a implementação de várias das ações que nele estarão previstas”, disse o secretário Rogério Menezes.

 

A SVDS relatou sobre os produtos e resultados já obtidos em relação à temática, como o Inventário Metropolitano de Emissões de Gases de Efeito Estufa, a Lei Complementar que institui a Política Municipal de Enfrentamento dos Impactos da Mudança do Clima e da Poluição Atmosférica de Campinas, e a classificação da cidade na categoria Liderança da agenda mundial do clima da CDP Cities. Também foi relatada a revisão dos Planos Ambientais com foco nas Soluções baseadas na Natureza (SbN) e na resiliência, e destacada a integração metropolitana para a biodiversidade, por meio do Programa Reconecta RMC.

Advertisement

 

Por sua vez, a Seclima apresentou os instrumentos de gestão da Política Pública Municipal de Combate às Mudanças Climáticas de Niterói, como a instituição do Comitê Intersecretarial de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, o Fórum Municipal e o Fórum das Juventudes de Mudanças Climáticas, a criação do Painel Municipal e a parceria realizada com a Secretaria de Educação para a Educação Climática. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare