Connect with us

Geral

Reunião expõe avanço em projetos da Prefeitura promovidos com a Comunitas

imagem 166

O prefeito Dário Saadi participou, na manhã desta terça-feira, 22 de fevereiro, da reunião de governança da Comunitas, do Programa Juntos. O objetivo do encontro foi apresentar os resultados já obtidos pela parceria entre a Prefeitura e a entidade.
Eu considero fundamental e estratégica essa parceria com a Comunitas para a gestão pública de Campinas”, disse o prefeito. “Nosso interesse é melhorar a eficiência da máquina pública e tornar Campinas uma cidade mais amigável para o empreendedor, com o objetivo de gerar emprego e renda”, completou.
José Roberto Marinho, do grupo Globo, elogiou os avanços apresentados. “Campinas foi um dos primeiros municípios a entrar no trabalho da Comunitas e é muito bom ver as mudanças apresentadas em tão pouco tempo, em especial na área licenciamento urbano”, disse.
Foram apresentados quatro cases de Campinas. O primeiro destaque foi para o cenário econômico e fiscal da Prefeitura. Os dados, expostos pelo secretário de Finanças, Aurílio Caiado, demonstram que, desde 2013, o primeiro superavit de Campinas foi alcançado em 2021, após os ajustes fiscais e financeiros implementados, e também o esforço promovido pela Administração para conter gastos.
Outro ponto que mereceu atenção especial foi o trabalho feito na área de planejamento e urbanismo. Entre as medidas que já têm apresentado resultados positivos, segundo a secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, estão a implantação da plataforma Aprova Fácil ARI (Aprovação Responsável Imediata), a criação do Grupo de Análise de Loteamentos (GAL), o cadastramento de multas, o cadastramento de glebas e o decreto que altera o nível de incomodidade de máxim para médio, aumentando em 76% a área disponível para o setor farmacêutico na cidade.
A gestão de ativos imobiliários também é um projeto que está sendo acompanhado pela Comunitas. Os estudos vão apontar quais são os imóveis da Prefeitura que podem ser alienados, os valores, a proposta de uso e a melhor forma de alienação, o que deve gerar economia e incremento na arrecadação. Os dados foram apresentados pelo secretário de Governo, Michel Abrão Ferreira, e pela diretora de Projetos Estratégicos, Mariana Pfitzner, com a participação dos consultores Bruno Nagli e Sérgio Lopes.
Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
A secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, falou sobre os impactos da participação de Campinas na Jornada da Reforma Administrativa. Entre os pontos citados por ela estão os projetos que compõem o Pacote de Normativas lançado em 2021, que inclui, entre outras medidas, a ampliação da licença paternidade, os estudos sobre teletrabalho no serviço público, implementação de políticas públicas afirmativas na Prefeitura, além da elaboração de uma política municipal de gestão e desenvolvimento de pessoas.
O próximo passo será a implantação do Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas. Campinas está entre as seis cidades selecionadas para participar do programa, junto com Fortaleza (CE), Niterói (RJ), Maceió (AL), Pelotas (RS) e Ribeirão Preto (SP). Ao todo, 23 cidades participaram da seleção.

O objetivo da ação é desenvolver soluções inovadoras para desafios de gestão de pessoas em governos municipais. O programa terá duração de oito meses, entre fevereiro e setembro de 2022. A iniciativa vai permitir a capacitação, análise dos desafios, desenho de soluções e o desenvolvimento de projetos- piloto no setor abordado.
Comunitas
A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, gerando maior impacto do investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, na vida da população.
ria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida da população.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare