Connect with us

Geral

Reunião discute monitoramento dos dados de mortes e lesões no trânsito

imagem 236

Uma reunião técnica entre equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), com membros que compõem a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), abordou a colaboração entre as áreas e a entidade com o intuito de fortalecer o sistema de vigilância de dados de mortes e lesões no trânsito, no município. O objetivo é orientar, de forma mais eficiente, as políticas públicas de segurança viária da cidade.

Estamos com a grande missão de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, em nosso município. E, para atingir tais propósitos, ações intersetoriais são fundamentais”, enfatizou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Na reunião, realizada na última sexta-feira, 25 de março, as equipes debateram oportunidades de melhorias nos processos de coleta, integração e análise de dados para orientar as ações de prevenção de mortes e lesões no trânsito.

Advertisement

O trabalho que Campinas vem realizando em vigilância de dados, junto ao Programa Vida no Trânsito, é exemplar. Nossa intenção é colaborar para fortalecer essa parceria, contribuindo com melhorias para consolidar a boa cultura que vem sendo implantada na cidade”, comentou Ezequiel Dantas, assessor da Iniciativa Bloomberg.

De acordo com Ana Paula Crivelaro Ferreira, do Núcleo de Violência e Acidentes da Saúde, o trabalho de monitoramento e análises das mortes por sinistros no trânsito é primordial para a Coordenadoria de Informações Epidemiológicas. “Pudemos expor, ao grupo presente, como, através dos dados de diversas fontes, é possível gerar informações para planejamento de ações de prevenção e fortalecimento de políticas públicas”, disse.

O encontro presencial foi realizado na última sexta-feira, 25 de março, e contou com a participação de Juliana Nativio, responsável pela Coordenadoria de Informações Epidemiológicas (DEVISA); Ana Paula Crivelaro Ferreira, responsável pelo Núcleo de Violência e Acidentes; Gustavo da Silveira Trindade, Coordenador Geral do SAMU Campinas; Valdir de Assis, responsável pelo Núcleo de Educação do SAMU Campinas; Marcelo Antônio, líder de processo em Gestão da Base de Dados da Emdec; Marineide de Jesus Nunes, técnica de Mobilidade Urbana; Roberta Mantovani, gerente de Educação para Mobilidade. Também estiveram presentes membros do time de dados da Iniciativa Bloomberg: Ezequiel Dantas, assessor técnico regional de Dados em Segurança Viária na América Latina e Rafael Godoy Bueno da Silva, coordenador de Dados e Fiscalização.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare