Residentes são treinados para atuar em tratamento na fase aguda de AVC
Residentes em neurocirurgia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti participaram nesta sexta-feira, 11 de novembro, de treinamento para realização de trombólise em pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) agudo. O treinamento integra as ações que vem sendo desenvolvidas no hospital em todas as unidades de internação, dentro no novo protocolo gerenciado de atendimento ao paciente com AVC.
O protocolo estabelece os fluxos de atendimento e define metas de tempo a serem atingidas desde o momento em que o paciente chega ao hospital até a realização da trombólise, tratamento aplicado na fase aguda do AVC para restaurar o fluxo sanguíneo, reduzindo os danos e sequelas provocados pela patologia.
O protocolo instituído na Rede Mário Gatti estabelece em 60 minutos o tempo para a trombólise nos casos indicados, desde o momento em que o paciente chega ao hospital. Nesse período ele passa pela triagem e classificação com a enfermagem, por avaliação médica, faz tomografia, o neurologista interpreta a tomografia, e avalia se o paciente tem a indicação da trombólise, conforme avaliação do neurologista.
O tempo para iniciar a trombólise intravenosa para o acidente vascular cerebral isquêmico agudo é geralmente limitado dentro de quatro horas e meia após o início dos sintomas. Profissionais das mais diversas áreas do Hospital Mário Gatti vem passando por treinamento no protocolo para a agilidade no atendimento em cada uma das etapas.
Nesta sexta-feira, sete residentes, um acadêmico da Faculdade São Leopoldo Mandic, dois enfermeiros, dois neurologistas e três neurocirurgiões participaram da capacitação.