Connect with us

Geral

Representante do BID se reúne com vice-prefeito para tratar de parcerias

imagem 173

O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 22 de agosto, o representante do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no Brasil, Hugo Flórez Timorán. O objetivo do encontro foi tratar da parceria da prefeitura com o Banco, que está ajudando na construção do Plano Estratégico de Cidade Inteligente de Campinas. A cooperação do BID consiste na contratação de consultorias para mapear o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação da cidade e buscar referências internacionais para o desenvolvimento das empresas do setor.
Em sua primeira visita a Campinas, Hugo Flórez Timorán teve a confirmação dos esforços da prefeitura para que os resultados dos projetos tenham impacto e sejam aplicados na administração pública. “Sabemos da importância que a transformação digital representará para o poder público e estamos empenhados para construir, com a ajuda do BID, um ecossistema forte e integrado nestas áreas que fazem parte da vocação da nossa cidade”, disse o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.
Fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, a primeira ação em conjunto com o BID teve início com uma chamada pública para que consultores apresentassem propostas em apoio à construção de uma estratégia para a transformação digital de Campinas. A partir de um diagnóstico do ecossistema de inovação e empreendedorismo do município, o trabalho visa propor políticas públicas que potencializem as forças e identifiquem as melhores oportunidades em termos da aplicação dos conceitos de Internet das Coisas (IoT) e Indústria 4.0.
No segundo trabalho de cooperação, o BID está custeando um estudo de internacionalização do setor produtivo de Campinas. Foram contratados consultores que estão pesquisando referências internacionais que possam ser aplicadas para o desenvolvimento das empresas de ciência, tecnologia e inovação de Campinas. “Esta parceria com o BID nos ajuda a obter mais informações que serão fundamentais para construirmos um Plano Estratégico de Cidade Inteligente mais consistente para Campinas”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, que vem acompanhando o desenvolvimento da parceria e participou da reunião desta quarta-feira.
Outra frente importante, financiada pelo BID, é a criação de uma agência de notícias, por meio de um portal, para divulgar as ações e o potencial de Campinas relacionados às áreas de ciência, tecnologia e inovação. O portal está sendo desenvolvido pelo Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo) da Unicamp.
O representante do BID no Brasil, Hugo Flórez Timorán, esteve acompanhado da chefe de projeto Vanderléia Radaelli e do especialista João Marcelo Borges. O encontro na Sala Azul da prefeitura também contou com a presença do secretário de Comunicação de Campinas, Luiz Guilherme Fabrini, do coordenador de Ciência e Tecnologia da prefeitura, Carlos Passos, do diretor executivo do Softex Campinas, Edvar Pera Júnior, e de consultores contratados pelo banco. Desde segunda-feira, 20 de agosto, a comitiva do BID tem feito visitas a entidades e centros de pesquisa para conhecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de Campinas.
Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento é considerado a principal fonte de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina. O BID também realiza pesquisas de vanguarda e oferece assessoria de políticas, assistência técnica e capacitação para clientes do setor público e privado.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare