Connect with us

Geral

Região dos Amarais sediou 9ª audiência pública da concessão do transporte

imagem 73

Na noite de quinta-feira, dia 5 de maio, foi a vez da região dos Amarais receber a audiência pública para o processo de concessão do sistema de transporte público coletivo de Campinas. A reunião, que foi a nona do ciclo de encontros, ocorreu no auditório do Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest / Senat); e teve a participação de 49 pessoas. 

 

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete; secretário de Transportes, Fernando de Caires; pelo vereador Rubens Soares do Nascimento, representando a Câmara Municipal; pelo diretor de Planejamento e Projetos da Emdec, Wilson Folgozi de Brito; e pelo assessor executivo da Presidência da Emdec, André Aranha Ribeiro. Também participaram da reunião membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), representantes e líderes de segmentos da sociedade, munícipes e técnicos da Emdec. 

Advertisement

 

Vinicius Riverete, mais uma vez, destacou a transparência do processo de concessão; a determinação e coragem do prefeito Dário Saadi em proporcionar  maior participação popular, com a realização de várias audiências públicas. “Nós estamos dando a maior publicidade, transparência e participação popular possível no processo de concessão. Estamos na nona audiência; e ainda faremos mais duas. Pela lei, nós poderíamos fazer apenas uma audiência pública. Mostra um avanço do poder público e um avanço para a sociedade”, enfatizou. 

 

Advertisement

O secretário Fernando de Caires também salientou a quantidade de audiências públicas realizadas. “Isso mostra como é legal e como a gente está recebendo muita informação e muita validação do público. É diretriz do prefeito Dário construir, junto com a população, esse novo modelo de transporte coletivo. É um pacto, que nós estamos fazendo agora para os próximos quinze anos”, disse.  

 

A Administração municipal programou um ciclo de 11 audiências públicas para o processo de concessão do sistema de transporte público coletivo. As reuniões são coordenadas pela Emdec e pela Secretária de Transportes. O ciclo começou no dia 28 de abril, com a primeira reunião realizada no Salão Vermelho do Paço Municipal. O último encontro será no dia 07 de maio, na Vila Padre Anchieta, no distrito de Nova Aparecida. 

Advertisement

 

Novo transporte 

 

Advertisement

O novo sistema de transporte público coletivo municipal terá como características mais facilidade e mais meios para o pagamento da tarifa; ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; mais informação, confiável e em tempo real; menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais; viagens mais rápidas; e o fim dos créditos expirados. 

 

O sistema será integrado, com o Bilhete Único valendo por 2h, como é hoje. Haverá um novo Bilhete Único, agora sob gestão da Administração municipal. Também haverá múltiplas formas de pagamento da tarifa (Bilhete Único, QR Code, cartão bancário, crédito, PIX e por aproximação). 

Advertisement

 

A frota do BRT será 100% elétrica; e será integrada ao sistema. Os ônibus terão ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo. 

 

Advertisement

A concessão será por um período de 15 anos, podendo ser prorrogável por mais cinco anos. A operação será dividida em dois lotes: Lote 1 (Norte, Oeste, Noroeste) e Lote 2 (Leste, Sul, Sudoeste). Cada lote terá três áreas operacionais. Os investimentos serão de R$ 500 milhões no primeiro ano de contrato. E o subsídio da Administração municipal será de R$ 70,9 milhões no ano. 

 

O PAI-Serviço terá uma licitação específica, apartada da concessão do transporte coletivo. 

Advertisement

 

Confira datas, horários e locais das duas últimas audiências públicas: 

 

Advertisement

– 06/05 – 18h às 20h – Barão Geraldo | Salão Paroquial Igreja Santa Isabel (R. Benedito Alves Aranha, 226). 

 

– 07/05 – 10h às 12h – Padre Anchieta | Espaço Cultural Maria Monteiro (R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº). 

Advertisement

 

O cronograma de audiências públicas também é divulgado nas redes sociais da Emdec. O hotsite (www.emdec.com.br/novotransporte) recebe atualizações contínuas sobre o processo. Desde às 18h do dia 28 de abril, foi disponibilizado um formulário eletrônico para receber dúvidas e sugestões da população. Ele ficará disponível até as 23h59 do dia 7 de maio. 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare