Connect with us

Geral

Reforço e recuperação da sinalização viária chegam a mais 15 bairros

Publicado

em

Entre os dias 14 e 20 de janeiro, mais 15 bairros da cidade foram beneficiados por diversas frentes de manutenção ou requalificação da sinalização viária, serviços realizados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Os trabalhos contemplaram a região central e os bairros Satélite Íris, Jardim Roseira, Amarais, Jardim São Marcos, Jardim Chapadão, Jardim São Pedro, Jardim do Trevo, Jardim do Lago, Jardim Conceição, Mansões Santo Antônio, Parque Universitário de Viracopos, Vila Brandina, Vila Nogueira e o Distrito de Joaquim Egídio.  
A região central recebe frequentemente a operação para reforço da sinalização de todo o complexo do sistema de estacionamento rotativo pago. Este mês, mais de 20 vias receberam, em uma semana, revitalização da sinalização que regulamenta a Zona Azul, incluindo demarcação de solo das vagas e renovação das placas. Também ocorreu o reforço da sinalização horizontal das vias como um todo, quando necessário.  
Um projeto de requalificação de toda a sinalização vertical está sendo implantado pela Emdec na Rodovia José Bonifácio Couto Nogueira e na Estrada Municipal Dona Isabel Fragoso Ferrão (CAM-127), que liga o Distrito de Joaquim Egídio à Rodovia D. Pedro I (SP-65). “O objetivo é reforçar a informação sobre a velocidade regulamentada, ampliar a segurança viária e prevenir acidentes, já que pelo trecho circulam ciclistas e animais silvestres”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  
No Jardim São Pedro, diversas vias receberam completa requalificação da sinalização horizontal e vertical – Rua Antônio Lourenço, Rua Júlio Fernandes, Rua Dr. Homero Ferreira Camargo, Rua Artur Matias e Rua Dr. José de Castro Andrade. Esse trabalho integrado de sinalização também contemplou o Jardim São Marcos (Avenida Maria Luiza Pompeu de Camargo) e o Jardim Conceição (Rua Quinze de Novembro – Sousas). Os três bairros receberam reforço na pintura de faixas de pedestres, faixas zebradas, parada obrigatória (PARE), lombadas, linhas de retenção e contínuas; além da substituição de placas.  
O cruzamento da Avenida Ruy Rodriguez com a Rua Cairú, no Parque Universitário de Viracopos, também recebeu nova sinalização horizontal e vertical.  
A manutenção da sinalização viária vertical (placas) também está sendo intensificada pela Emdec. Somente no período de 14 a 20 de janeiro, 149 novas placas foram implantadas nas vias Santo Antônio Claret (Jardim Chapadão), Papa Paulo VII (Jardim do Trevo), Avenida Mackenzie x Rua Maestro Luís de Túlio (Vila Brandina), Hermantino Coelho e Luiz Otávio (Mansões Santo Antônio) e Avenida John Boyd Dunlop (Satélite Íris). A ação substitui placas que apresentam desgaste ou foram vandalizadas. 
Outra frente de trabalho busca qualificar a sinalização vertical de pontos de embarque e desembarque de passageiros do transporte público coletivo. Placas danificadas foram substituídas nas vias Geraldo Sussolini (Jardim Roseira), Dário Freire Meirelles (Amarais), Dário Pompeu de Camargo (Vila Nogueira) e Adão Focesi (Jardim do Lago). Essa última via também recebeu reforço da sinalização de solo.  
Unidades escolares  
Nas próximas semanas, o entorno de diversas instituições de ensino recebe atenção especial por conta do início do ano letivo. A Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, na região do Jardim do Lago, começou a receber os trabalhos de reforço da sinalização viária horizontal e vertical na última quinta-feira, dia 20. 
Entre os dias 24 e 28, a operação se estende para a EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” (Parque Dom Pedro II) e para as escolas estaduais “Djalma Octaviano” (Jardim Paulicéia) e João Erbolato (Jardim Chapadão).  

Geral

Piquenique do Centro de Saúde Bassoli alerta para hipertensão e diabetes

Publicado

em

Por

O Centro de Saúde Bassoli levará cerca de 40 pessoas dos grupos de hipertensão e diabetes para participarem de um piquenique na Lagoa do Taquaral na manhã desta quinta-feira, dia 19 de maio. O passeio encerra o trabalho do grupo atualmente em atividade, que será substituído com a seleção de novos integranes. O transporte foi fornecido gratuitamente pela empresa de ônibus Zanca.
Direcionado ao autocuidado e ao conhecimento sobre as patologias, o grupo se reúne sempre às quintas-feiras pela manhã. Segundo a coordenadora da unidade, Elaine Rampazzo, “atividades e palestras são ministradas aos participantes pela equipe multidisciplinar da unidade, que conta com profissionais de odontologia, farmácia, enfermagem, educação física, nutrição, fisioterapia, além dos agentes comunitários de saúde”.
Para o passeio, também foram convidados os participantes do grupo anterior, cuja programação já terminou. A coordenadora do CS contou que a unidade também tem outros grupos, como o de saúde da mulher e da caminhada, focados no bem-estar. Mesmo após o encerramento oficial dos grupos, os usuários podem continuar participando das ações voltadas ao autocuidado. 
Profissionais da residência multidisciplinar, uma técnica de enfermagem e uma agente de saúde vão monitorar o passeio.

Continue Lendo

Geral

VemSer leva diversos serviços gratuitos para a região do Vista Alegre

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda promove neste sábado, dia 21 de maio, o evento VemSer, que vai oferecer diversos serviços gratuitos nos bairros por meio do Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT) em parceria com entidades públicas e privadas. A primeira edição do evento será realizada no CEI Senador João Medeiros Calmon, no bairro Vista Alegre.

 

 

Entre os serviços oferecidos estão o balcão de empregos do CPAT com cadastramento de trabalhadores no Sistema Nacional do Emprego (SINE), serviços estéticos (corte de cabelo, escova, manicure), inscrições para cursos de qualificação profissional, aferição de pressão cardíaca, orientações jurídicas, atendimento para Microempreendedor Individual (MEI), Sebrae Móvel, algodão doce para as crianças, entre outros. Ao todo são 14 parceiros públicos e privados envolvidos na ação.

 

Publicidade

 

O objetivo da Secretaria de Trabalho e Renda é promover o VemSer periodicamente em regiões estratégicas do município, preferencialmente em escolas por já possuírem infraestrutura adequada para receber o público.

 

 

Evento

Publicidade

 

 

VemSer

 

 

Publicidade

Data: 21 de maio de 2022

 

Horário: das 9h às 12h

 

Local: CEI Nave Mãe Senador João Medeiros Calmon

Publicidade

 

Endereço: rua Antônia Avelar Ridal, s/n. Parque Vista Alegre, Campinas (SP)

 

 

Parceiros e serviços gratuitos

Publicidade

 

 

Atendimento SINE

 

Cadastramento para vagas de emprego

Publicidade

 

 

CPAT

 

Inscrições para cursos de qualificação profissional

Publicidade

 

 

Casa do Empreendedor

 

Atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI)

Publicidade

 

 

Senai

 

Divulgação e inscrições para cursos gratuitos

Publicidade

 

 

Sebrae Móvel

 

Atendimento ao Microempreendedor Individual e sorteios de livros

Publicidade

 

 

Guarda Municipal

 

Demonstração de cães adestrados

Publicidade

 

 

Sesi

 

Divulgação das ações do Sesi

Publicidade

 

 

Fumec

 

Divulgação de cursos profissionalizantes e trilhas de carreira para jovens

Publicidade

 

 

Embelleze

 

Manicure, corte de cabelo feminino e masculino

Publicidade

 

 

DG Cursos

 

Aferição de pressão e de oxigênio no sangue

Publicidade

 

 

EGDS Iracy

 

Workshop de reflexologia

Publicidade

 

 

Faculdade Anhanguera

 

Medição do índice de massa corporal e orientação nutricional

Publicidade

 

 

Senac

 

Massagem rápida, orientação sobre cuidados com os pés e com a pele

Publicidade

 

 

Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

Orientação jurídica, preparação para entrevista de emprego, elaboração de currículo e atendimento fraterno com capelão

Publicidade

 

 

Emdec

 

Minicidade de educação para mobilidade

Publicidade

 

Algodão doce

Continue Lendo

Geral

‘Vamos correr, garotas’ promove qualidade de vida para mulheres

Publicado

em

Por

Campinas recebe neste domingo, 22 de maio, mais uma corrida de rua, a Let ‘s Run Girls, das 7h às 12h, no Kartódromo da Lagoa do Taquaral. Esta nova etapa tem o intuito de incentivar as mulheres a buscarem mais qualidade de vida por meio da corrida.
Esta fase em Campinas acontece após a realização, em 2021, de sete etapas presenciais e quatro on-line (devido à pandemia da Covid-19). O evento tem apoio das Secretarias de Cultura e Turismo, de Esportes e Lazer e Sanasa. 
O projeto nasceu das idealizadoras Marina Vidotti, Priscilla Mengate e Vanessa Agnelo, que tiveram suas vidas transformadas pela corrida. O objetivo é inserir cada vez mais mulheres no esporte, e o Let ‘s Run Girls vem sendo um espaço para quem sempre teve vontade de conhecer e praticar a corrida de rua, começando de uma forma sadia e muito divertida.
Além da corrida, haverá durante a manhã de domingo alongamento com Norton Mello, aula de zumba com Dance Raul, sorteios e tendas com produtos voltados para corrida e ações dos patrocinadores.
Mais informações podem ser obtidas no Instagram oficial do evento https://www.instagram.com/letsrungirlsbr.

Continue Lendo

Populares